fbpx

HomeCarreira em Marketing DigitalAnalista de SEO – Uma profissão em alta

Analista de SEO – Uma profissão em alta

O analista de SEO é um dos profissionais que estão em alta no mercado e a demanda por este tipo de profissional é crescente. Veja nesta matéria o cenário atual do mercado para quem deseja construir uma carreira como analista de SEO.

Analista de SEO – Uma profissão em alta

O analista de SEO é atualmente um dos profissionais mais valorizados na área do marketing digital em função da demanda crescente e a falta de profissionais qualificados nesta área.

Os dados mostram que a cada minuto são realizadas cerca de 40 mil pesquisas no Google e 3,5 bilhões de perguntas são respondidas pela plataforma em um único dia.

Estar nas primeiras posições das páginas de respostas do buscador é, portanto, o grande outdoor para que empresas consigam atrair clientes e aumentem a lucratividade de seus negócios.

É por isso que elas estão gastando muito dinheiro com Search Engine Optimization, também conhecido como SEO, conjunto de técnicas que ajudam as marcas a alcançar destaque nos sites de busca.

Segundo uma pesquisa do site Rock Content, realizada em 2017, sete em cada dez organizações utilizam o SEO para ganhar relevância digitalmente.

“Além de agências de conteúdo e marketing, cada vez mais companhias de segmentos variados apostam nessa prática, já que, se não está no Google, o negócio não existe”, diz Winna Zansavio, professora do curso de marketing digital da Fiap.

Por isso, o analista de SEO, o profissional responsável pela otimização e monitoramento do desempenho dos sites online está em alta.

De acordo com a consultoria Talenses, o cargo de analista de SEO será um dos mais demandados no setor de marketing em 2019.

De olho nesse potencial, há quatro anos, a paulista Náliny Maria, de 24 anos, resolveu migrar da área de comunicação para o marketing digital.

Formada em jornalismo, ela ingressou em uma agência de publicidade, por causa da experiência com conteúdo.

“Aos poucos fui aprendendo sobre SEO, mas precisei sair da minha zona de conforto, já que não possuía familiaridade. Tive de reaprender a escrever”, diz.

Atualmente como analista de SEO na Cobasi, rede de lojas de produtos para animais, Náliny afirma que precisou correr atrás de capacitação, realizando cursos de Excel e marketing de conteúdo, além de buscar muita informação na internet e aprender com colegas mais experientes.

“Existem poucas instituições que oferecem essa formação, então os profissionais precisam ser autodidatas e estar sempre alertas às mudanças de algoritmos, que ocorrem com frequência”, afirma Winna, da Fiap.

Uma das instituições que oferece este tipo de treinamento é a Academia do Marketing, uma das mais tradicionais escolas de marketing digital do Brasil. O curso de SEO oferecido pela instituição é um dos mais procurados de sua grade de treinamentos.

“As empresas estão descobrindo que estar bem posicionado no Google é bem mais barato que investir em anúncios no buscador. Por isso, o papel de analista do SEO vem ganhando destaque nas equipes de marketing digital.” Afirma Alberto Valle, fundador e instrutor da Academia do Marketing.

O analista de SEO também precisa ter perfil analítico e antenado. “Daqui a seis meses o termo mais buscado vai ser substituído por outro. Por isso, é preciso entender profundamente o público e como ele pensa”, diz Winna.

Analista de SEO

A rotina diária de um analista de SEO

O profissional de SEO é o responsável por garantir a visibilidade da marca nas páginas de respostas dos grandes buscadores e possui uma rotina variada que vai de reuniões com clientes e integrantes de outras equipes de marketing e o trabalho de otimização de sites em si.

A maior parte do tempo este profissional está envolvido com pesquisa de palavras-chave e outras ferramentas de marketing digital, otimização on page, otimização off page e link building, de acordo com a estratégia de SEO determinada na etapa de planejamento.

É fundamental que o profissional desta área tenha foco, pois o posicionamento web em ferramentas de busca exige muita concentração.

Para ter uma ideia mais detalhada da rotina deste profissional, sugerimos que você leia o nosso artigo O Que Faz Um Analista de SEO.

As oportunidades para os profissionais de SEO

Como dito anteriormente, os profissionais de SEO estão entre os mais procurados pelo mercado atualmente e a tendência é de que esta demanda aumenta ainda mais este ano em função da esperada recuperação da economia.

A demanda maior vem das agências de marketing digital e agências de marketing de conteúdo. Além destas, as empresas de varejo que atuam na área do e-commerce, também surgem como grandes contratantes, já que se trata de um dos setores de negócios online mais competitivos no momento.

Além destas oportunidades, muitos profissionais de SEO decidem trabalhar por conta própria, atuando como freelancers ou então criando uma agência de marketing digital em casa, para trabalhar em um modelo home office, cada vez mais comum nesta área.

Em termos de salários em marketing digital no Brasil, se situa entre as especializações mais bem remuneradas

Como você pode ver, a carreira de analista de SEO oferece além de oferecer diversas oportunidades é uma especialização dinâmica e promissora, que se destaca entre as carreiras em marketing digital. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Com informações do portal Exame

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas em Carreira

Perfil do profissional de marketing digital Conhecer o perfil do profissional de marketing digital interessa tanto que está pensando em abraçar a carreira quanto para empresas que estão em busca deste tipo de profissional. Por ser uma profissão relativamente recente, é...

Mais Lidas em Nesta Seção

Buscar no Site

Últimas Publicações