Será que anunciar no Ads ajuda o SEO?

Será que anunciar no Google Ads ajuda o SEO? Essa é uma pergunta que muita gente ainda se faz, quando o assunto é marketing de busca.

Colocar um website nos primeiros resultados de Links Patrocinados é algo que exige uma considerável dose de conhecimento da ferramenta, associada a larga experiência, especialmente quando o segmento de atuação da empresa é bastante concorrido.

Além disso, há a constante necessidade de se avaliar os valores que são empregados nos lances sobre as palavras-chave, garantindo que seus anúncios possam estar melhor posicionados do que os anúncios de seus concorrentes.

Após este trabalho, alguns anunciantes talvez se perguntem: Será que o fato de estar pagando para aparecer na área reservada aos resultados de Links Patrocinados também pode me garantir um melhor posicionamento nos resultados orgânicos?

Outros se perguntam se é possível entrar em contato com a equipe do Google Ads esperando feedback sobre otimização e posicionamento de seu website no resultado orgânico.

A resposta pode ser obtida nas palavras do próprio Matt Cutts, um dos mais proeminentes engenheiros do Google.

Durante uma sessão de respostas às perguntas enviadas à equipe do Google, foi levantada esta questão: Anunciar no Google Ads ajuda no SEO? Os anunciantes do Google possuem privilégios especiais nos resultados de pesquisa, e também em receber conselhos para potencializar seu rankeamento através das técnicas de SEO?

O Google responde

Em sua resposta, Matt Cutts garantiu que os anunciantes do Google Ads NÃO possuem qualquer tipo de tratamento especial ou favoritismo sobre outros. Nos resultados orgânicos, prevalece a lei do SEO.

Nenhum anunciante que divulga seu site no Google Ads deve esperar que seu posicionamento nos resultados orgânicos ganhe alguns pontos por causa dos Links Patrocinados.

O que pode acontecer é que as visitas oriundas dos anúncios patrocinados façam com que o website se torne mais visitado e, consequentemente, mais popular. Esta popularidade, somada a um conteúdo de qualidade, poderá gerar engajamento e compartilhamento.

Todo este processo poderá indicar ao mecanismo de pesquisa do Google que ele está diante de um website relevante. E em consequência direta disto, tal website poderá galgar algumas posições no resultado orgânico.

Mas note: esta conquista não se deve a privilégios adquiridos simplesmente por anunciar um site no Google Ads, e sim por oferecer material de qualidade para um público bastante representativo.

Além disso, Matt disse que existem canais apropriados para se obter informações relevantes para seu website. O canal do Google Ads está disponível para ajudar os anunciantes a otimizarem única e exclusivamente os seus Links Patrocinados e Páginas de Destino.

A equipe do Google Ads é treinada de modo a estar focada neste segmento, e não servindo como uma linha de contato com dicas para melhorar o SEO dos websites e empresas anunciantes.

Os algoritmos que o Google utiliza para gerar os resultados de pesquisa permanecem inalteráveis para cada webmaster, independentemente destes estarem divulgando ou não seu website por meio dos Links Patrocinados.

Portanto, estamos nos referindo a dois canais totalmente diferentes. SEO e Google Ads podem até caminhar de mãos dadas, mas nunca devem ser confundidos como sendo um só.

Resumindo. Anunciar no Google Ads ajuda o SEO? Tecnicamente não, mas que de forma indireta dá uma mãozinha, isso dá. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Anunciar no Google Ads ajuda o SEO?
5 (100%) 1 voto[s]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here