O blog como ferramenta de marketing de conteúdo

Hoje nosso assunto é o uso do blog como ferramenta de marketing de conteúdo, uma das estratégias de marketing online mais eficientes para divulgar um negócio na Internet.

Existem diversas estratégias de marketing digital, como SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca, links patrocinados e mídias sociais.

Entretanto, nenhuma delas levará ao resultado esperado, que é a conversão, seja ela uma venda, o preenchimento do formulário de contato ou algo definido por você, se não existir uma preocupação com o conteúdo gerado.

A relevância do conteúdo existente em seu site ou blog, pode ser a diferença entre o visitante decidir pela sua empresa ou pela empresa do seu concorrente, e cada vez mais as pessoas utilizam os blogs como ferramentas no processo de decisão de compra.

E não é apenas isso. Pois um conteúdo bem elaborado melhora substancialmente por si só o posicionamento de seu site junto aos grandes buscadores como Google e Bing.

A melhor forma de produzir conteúdo é através de um blog, ferramenta muito conhecida de quem está acostumado a navegar na web em busca de conhecimento.

O blog como ferramenta de marketing de conteúdo é uma forma bastante interessante de interagir com os visitantes, que podem comentar e dar sua opinião sobre os assuntos discutidos nos posts do blog.

Essa interação é importante, pois faz com que a atenção dos visitantes seja maior, pois um dos motivos que fazem com que a Internet seja um sucesso, é a possibilidade de se interagir com o conteúdo.

Existem diversas ferramentas para se construir um blog, como por exemplo, o WordPress  e o Blogger, mas para construir um blog realmente profissional, a melhor indicação é mesmo o WordPress. Não é por outro motivo que fazemos questão de incluí-lo em nossa lista das principais ferramentas de marketing digital.

Definida a plataforma, fica então a questão de como fazer um planejamento de marketing de conteúdo eficaz utilizando um blog? Vejamos então alguns pontos a este respeito.

O objetivo do blog como ferramenta de marketing de conteúdo?

O blog é a sua vitrine de conteúdo e além disso uma poderosa ferramenta de interação com o público-alvo que você deseja atingir com sua estratégia de marketing digital.

Ao publicar conteúdo que agregue valor ao dia a dia do público que você deseja atingir, você foge do papel de vendedor dos seus produtos e serviços, e se coloca como uma espécie de consultor.

Está é uma das mais eficientes estratégias de marketing nas redes sociais que existe, pois cria laços de relacionamento antes de apresentar a sua proposta de valor.

No blog associado ao seu site institucional, você pode pode criar conteúdos como:

  • Novidades sobre o setor de atuação da sua empresa
  • Guias e tutoriais sobre produtos e serviços
  • Análises e tendências de mercado
  • Artigos que demonstrem as expertises de sua empresa

É preciso analisar bem esta questão, pois a marca não deve focar seu conteúdo apenas na questão de suas expertises, mas sim em temas que sejam de real interesse do público que você deseja atingir.

Outro cuidado que se deve tomar, é o de não transformar o seu blog em um amontoado de propagandas ou textos de auto exaltação.

Produzindo conteúdo relevante

Produzir conteúdo não é fácil. Conteúdo de qualidade então, mais difícil ainda. É necessário conhecer a fundo sobre o assunto ao qual o blog irá trabalhar. Então, saber como produzir conteúdo relevante para o seu blog é fundamental.

Abuse de ferramentas como o Youtube e o Slideshare para produzir conteúdo interessante para seu visitante.

Utilize também como fonte outros blogs que falem do mesmo assunto que o seu sempre citando a origem da informação e o link para o artigo original, caso contrário essa prática será considerada plágio.

Redação para web

Para utilizar o blog como ferramenta de marketing de conteúdo exigirá de você um bom conhecimento de Webwriting, as técnicas de escrita para a web. Além de escrever sobre o que seus clientes em potencial gostariam de ler, é necessário ter um estilo adequado para o ambiente online.

Por exemplo, usar muitos termos técnicos para adolescentes não é uma estratégia muito inteligente. O conteúdo deve ser de fácil acesso e compreensão.

Além disso, é necessário utilizar as palavras-chaves corretas, e aplicar técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca, de forma a conseguir que os buscadores posicionem o seu conteúdo em posições de destaque em suas páginas de respostas.

Como fazer a atualização do blog?

O blog como ferramenta de marketing de conteúdo é uma estratégia altamente eficiente, mas também sabemos que gerar conteúdo, otimizá-lo para ferramentas de busca e estruturar este conteúdo requer muito tempo e trabalho.

Seria cinismo profissional dizer que esta é uma tarefa fácil, então se você não tem um colaborador que seja capaz de se encarregar da produção e gerenciamento deste conteúdo, a melhor opção é a de terceirizar esse serviço.

A terceirização sai mais barata e o resultado vai ser melhor do que fazer você mesmo ou contratar um profissional apenas para isso. Os sites de trabalho freelancer são uma ótima opção para resolver esta questão.

Qual a frequência ideal de atualização?

É necessário criar uma frequência de atualização, pois o leitor se acostumará com essa frequência. Um dos segredos de se usar o blog como ferramenta de marketing de conteúdo é criar um público cativo para suas publicações.

Segundo Rafael Rez, em seu livro Marketing de Conteúdo, a criação de um calendário editorial é a melhor forma de organizar o processo de publicação.

Forme uma equipe de autores dentro de sua empresa, onde cada um assuma a responsabilidade de produzir conteúdo. Mais uma vez, terceirizar pode ser uma boa alternativa.

Distribua o conteúdo nas redes sociais

Para complementar a sua estratégia de uso do blog como ferramenta de marketing de conteúdo, é necessário distribuir este material, principalmente usando as redes sociais da sua empresa.

Na verdade, quando criamos um plano de marketing nas redes sociais, temos o blo como o verdadeiro hub centralizador destas ações.

Publique uma chamada para o artigo em sua página no Facebook, seu perfil no Twitter e Instagram, sua Company Page no LinkedIn e todos os canais em que sua empresa estiver presente.

Realizar um bom planejamento de marketing de conteúdo através de um blog significa fidelização de clientes, exposição da marca, referência dentro de seu segmento e um aumento exponencial do número de visitas oriundas de buscadores como o Google.

O uso do blog como ferramenta de marketing de conteúdo é uma das melhores opções para você garantir visibilidade para a sua marca e trazer tráfego qualificado para o seu site, e como você pode ver, não é tão difícil aderir a mais esta ferramenta. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

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