Como escolher sua ferramenta de e-mail marketing

Saber como escolher uma ferramenta de e-mail marketing é um dos segredos para se ter sucesso nesta dimensão do marketing digital.

Se você está pensando em contratar um fornecedor de serviços de e-mail marketing, é fundamental considerar alguns pontos que apresentamos neste artigo, para escolher uma boa ferramenta para este trabalho.

O e-mail marketing é uma importante ferramentas de vendas de vendas e relacionamento com seus clientes, portanto seja criterioso na hora desta escolha.

Como o assunto e-mail marketing é tecnicamente complexo, embora a ferramenta seja simples, é comum encontrar empresas que ainda desconhecem os requisitos mínimos e as políticas para trabalhar corretamente com o marketing digital.

Dicas sobre como escolher uma ferramenta de e-mail marketing

É crescente o número de fornecedores de soluções para o envio de e-mail marketing. As opções, na hora de contratar, são muitas. Para orientar a escolha do fornecedor, relaciono alguns pontos que devem ser considerados.

Mesmo que alguns dos itens listados não se encaixem com a sua realidade atual, é importante conhecê-los para um planejamento de crescimento.

1 – Suporte ao planejamento

É de extrema importância escolher um fornecedor de serviço de e-mail marketing que ofereça suporte técnico e possua equipe especializada para auxiliar no planejamento de suas ações.

Além do suporte ao planejamento da campanha, que é essencial para obter resultados satisfatórios, o fornecedor deve auxiliá-lo com a possibilidade de contar com templates prontos otimizados, no alinhamento dos pontos de conversão no site e na integração entre plataformas.

A importância do template bem formatado está inteiramente ligada à performance do e-mail marketing.

Os pontos de conversão no website devem ser estipulados para medir o retorno da campanha após o clique na mensagem.

Muito mais do que oferecer uma solução de integração entre plataformas, é preciso avaliar o nível de suporte oferecido pela solução contratada para que este processo seja simples, ágil e bem sucedido.

2 – Performance e o anti-spam

Quando falamos em performance, é comum não darmos a devida importância às políticas anti-spam utilizadas por provedores.

Pode parecer fantástico conseguir entregar 300 mil e-mails por hora, mas será possível manter tal performance se boa parte dos endereços de e-mail for do mesmo provedor?

ferramentas de e-mail marketing que apresentam altos índices de entrega da sua base de contatos, porém com taxas de abertura e cliques extremamente pequenas.

Esta é uma evidência de que as mensagens não estão sendo entregues na caixa de entrada dos destinatários, pois provavelmente estão sendo barradas por serem consideradas spam.

Um dos segredos sobre como escolher uma ferramenta de e-mail marketing é justamente , na hora de escolher o fornecedor, verificar se a solução oferece relatórios claros e detalhados para auditoria das entregas.

Certifique-se como funciona o tratamento dos erros de Bounces. O ideal é o sistema não os devolva para o seu e-mail e sim tratá-los automaticamente e apresentar, separadamente, erros da lista de contatos e e-mails devolvidos.

Questione o fornecedor sobre o monitoramento da reputação dos servidores junto aos órgãos de auditoria e sistemas de autenticação como o DKIM – Domain Keys Identified Mail.

O método DKIM gera uma assinatura digital para envio dos e-mails, o que possibilita aos provedores de internet validarem a autenticidade do remetente e a integridade da mensagem.

3 – Integração

O termo SOA – Service Oriented Architecture, se refere a um estilo de arquitetura de software que permite que as funcionalidades implementadas pelas aplicações sejam disponibilizadas na forma de serviços.

É a transformação das ferramentas de trabalho em serviços, que interligados, podem ser reaproveitados para servir novas funcionalidades ao seu negócio.

A criação de serviços interligados e o seu reaproveitamento são cruciais para uma boa arquitetura de TI e redução de custos.

Verifique se a solução a ser contratada oferece webservices para integrar, de forma simples e flexível, os pontos de captura de cadastros opt-in, de forma a evitar o trabalho manual.

Enriqueça o CRM e sua força de vendas com a integração de históricos e envios de e-mails automáticos.

4 – Experiência

Outro segredo de como escolher uma ferramenta de e-mail marketing é buscar referências de empresas que utilizem soluções diferentes antes de fazer a escolha pelo preço. A pesquisa, nesta etapa, é fundamental.

Ainda no processo de decisão, faça o opt-in em sites de empresas que utilizam a solução escolhida e acompanhe os recebimentos. Assim, você poderá auditar, por exemplo, como o opt-out é realizado.

Este é um ponto importante para a redução de taxas de reclamação por spam e auxilia na qualificação da reputação dos servidores de envio de e-mail marketing.

Se você está pensando em contratar uma empresa para o disparo de suas campanhas, não deixe de consultar nossa seção de Fornecedores de Serviços de E-mail Marketing, onde você encontrará as principais empresas deste segmento.

Para se manter em dia com assuntos relacionados a como escolher uma ferramenta de e-mail marketing e muitos outros que envolvem o mundo do marketing digital, assinando a nossa Newsletter.

Por Walter Sabini Júnior

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