Comunicação dos influenciadores digitais com seus seguidores

O processo de comunicação dos influenciadores digitais com seus seguidores é uma das chaves do sucesso nesta área e se você não levar isso em consideração estará em maus lençóis.

Repare bem que para os influenciadores digitais de sucesso, uma simples publicação dando bom dia já rende uma enxurrada de likes e comentários em seus perfis.

Olhando dessa forma, pode até parecer que a vida de um Digital Influencer é fácil, não é? Afinal de contas, uma publicação dessas não demora mais do que cinco minutos pra fazer.

Neste artigo, vamos mostrar, que na verdade essa é apenas uma das inúmeras facetas da profissão de influenciador digital.

Antes e depois de fazerem este tipo de publicação, eles têm muito trabalho, sempre voltado para o processo de comunicação dos influenciadores digitais com seus seguidores, pois em última instância, são eles quem garantem o seu sucesso.

Quando as marcas buscam um parceiro para suas estratégias de Marketing de Influência, elas buscam aqueles tenham uma relação próxima e positiva com os seus seguidores.

O processo de comunicação dos influenciadores digitais com seus seguidores

Nos tópicos abaixo, vamos mostrar a importância do processo de comunicação dos influenciadores digitais com seus seguidores, cobrindo desde a criação de conteúdo até as ações de interação com o público que os seguem.

1 – A importância de conhecer o público que você deseja atingir

Conhecer os seguidores é o primeiro passo pra produzir conteúdos relevantes e saber dialogar com eles. O que eles gostam de saber? Em que canais costumam se informar? Qual linguagem eles usam no seu dia a dia? Quais são seus hábitos de consumo? Quais marcas admiram?

Essas são algumas perguntas que orientam a produção dos conteúdos, pra que eles sejam interessantes e atrativos para o público que você deseja impactar com suas ações.

Para muitos influenciadores digitais, esta não é uma tarefa complicada, pois eles mesmos são parte do grupo com o qual se comunicam.

Por exemplo, os criadores do Jovem Nerd são “jovens nerds” antes de serem influenciadores. Eles entendem e falam a mesma língua dos seus seguidores.

2 – Busca por informações relevantes para os seguidores

Outro passo importante no processo de comunicação dos influenciadores digitais com seus seguidores é estar sempre em busca de conteúdo de qualidade para apresentar em seu perfil, canal, blog ou página no Facebook.

Os bons influenciadores digitais se destacam justamente por fazerem uma boa curadoria de conteúdo. Ou seja, eles se tornam referência pros seguidores que querem informações sobre algum assunto.

Para isso, eles precisam saber onde buscar informações: acompanhar notícias em fontes confiáveis, manter-se atualizado com personalidades influentes do mercado, informar-se sobre o que acontece fora do país, frequentar eventos, ler livros, assistir a filmes etc.

Essas são algumas atitudes que inspiram a criação de conteúdos relevantes para o público e que reforçam a autoridade do influenciador.

3 – A transparência do influenciador gera confiança

De nada adianta criar conteúdos interessantes e atrativos, se o influenciador não consegue conquistar a confiança do seu público-alvo. Para que isso aconteça é necessário ser transparente em suas opiniões e atitudes.

Por isso, quando um conteúdo é pago por uma marca, é preciso que ele seja identificado como tal. Não há problema algum em fazer isso, pois os seguidores já têm maturidade para entender a relação entre criadores e marcas no Marketing de Influência

Só o que eles exigem é que a indicação de um produto ou serviço seja boa. De nada adianta a marca fazer uma parceria com um influenciador somente pelo dinheiro, porque neste caso, a confiança será quebrada.

A comunicação entre influenciadores digitais e seu público precisa ser autêntica. Um dos grandes erros em marketing de influência é justamente tentar ser o que não é.

A importância do processo de comunicação entre os influenciadores digitais e seus seguidores

4 – As interações que valorizam os seus seguidores

A comunicação com os seguidores vai muito além da publicação de conteúdos. Eles gostam de interagir, de falar como se fossem amigos, de tirar dúvidas e até de criticar quando não gostam de algum post.

Afinal, as personalidades da web são diferentes das celebridades da mídia tradicional, que são ídolos inatingíveis. Na internet, eles estão a um clique, um Tweet, uma mensagem de distância.

Então, pra construir uma relação próxima com o público, os influenciadores precisam estar abertos pra conversar com os seguidores e também, infelizmente, estarem preparados para o gerenciamento de crises nas redes sociais, pois elas são inevitáveis.

Isso significa responder aos comentários dos fãs, valorizar suas opiniões, tirar as dúvidas enviadas por mensagem direta ou e-mail e respeitar as críticas, quando forem também respeitosas.

O ideal é também curtir, comentar e compartilhar os conteúdos que os seguidores publicam nos seus perfis pessoais — quando isso acontece, eles se sentem super valorizados, e além disso estas interações têm um ótimo impacto nos algoritmos das redes sociais, como o EdgeRank do Facebook, por exemplo.

Portanto, com conteúdos relevantes e uma interação próxima e humana, a comunicação com os seguidores pode sustentar o sucesso dos influenciadores e potencializar o seu poder de influência.

Dessa forma, os influenciadores constroem uma reputação sólida junto ao público, que confia não só nos conteúdos publicados, mas também nas suas atitudes.

Conhecendo o poder da comunicação dos influenciadores digitais com seus seguidores você poderá desenvolver estratégias de marketing muito mais eficientes e ter sucesso nesta área. Mantenha-se em dia sobre tudo o que acontece na área do Marketing de Influência e outras que envolvem o marketing digital, assinando a nossa Newsletter.

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