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Empresas B2B estão investindo em marketing de conteúdo

Empresas B2B estão investindo em marketing de conteúdo como forma de aumentar sua visibilidade e gerar mais leads através da aplicação de técnicas de SEO.

Empresas B2B estão investindo em marketing de conteúdo

As empresas B2B estão investindo em marketing de conteúdo como forma de conseguir exposição da sua marca e gerar leads para o negócio.

Segundo a última edição do estudo O Status do Marketing Digital no Brasil, publicado em 2018 e produzido pela Intelligenzia, primeira agência brasileira com foco em empresas B2B, a porcentagem de empresas que trabalham com marketing de conteúdo aumentou de 64,4% para 73,4%. Além disso, mais empresas agora contam com uma estratégia documentada para esta área.

Isso mostra que cada vez mais empresas estão adotando estratégias de marketing digital, tendo o SEO como foco para aumentar a visibilidade do negócio e gerar novas oportunidades.

Nesse cenário, embora a geração de leads seja fundamental, a percepção completa de como o SEO afeta as vendas e a receita de maneira positiva pode levar um longo tempo.

Diante disso, como mostrar os resultados dos investimentos em SEO para o negócio?

De acordo com um outro estudo, realizado pela Spiceworks, a maioria dos entrevistados afirmou que seu principal objetivo com os investimentos em SEO era influenciar a receita por meio da aquisição de novas contas.

De fato, a geração de leads e a conexão entre marketing e vendas são os benchmarkings de desempenho mais críticos para o SEO.

Segundo a gerente de novos negócios da Intelligenzia, Jessica Zinanni, demonstrar a origem dos leads por meio do tráfego orgânico é, portanto, uma importante maneira de mostrar os resultados dos investimentos em SEO para o negócio.

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“Para isso, a área de Vendas deve estar alinhada para que esteja pronta para, ao receber um contato telefônico, qualificá-lo de maneira a descobrir a origem do lead. Isso é fácil para quem tem ferramentas de automação e inbound marketing, já que esses sistemas conseguem capturar a origem do lead automaticamente”, afirma.

De qualquer maneira, existem outras maneiras de demonstrar os resultados dos investimentos em SEO para o negócio, incluindo seus impactos em outras áreas do seu planejamento, como recursos destinados ao Google Ads e branding.

Crescimento do tráfego de busca orgânica

De acordo com a gerente de novos negócios, o crescimento orgânico do site é uma ótima maneira de demonstrar o valor dos investimentos em SEO.

“Em longo prazo, esse efeito pode ajudar sua organização a diminuir ou dinamizar os recursos de investimento em Google Ads, já que o negócio vai depender menos do tráfego pago”, explica.

Existem ainda outras ferramentas de marketing digital que medem o custo do tráfego orgânico, como por exemplo, a SemRush.

Com isso, é possível ver a diferença entre os que investiram em uma estratégia sólida de produção de conteúdo e aqueles que não fizeram nada nesta área ou ainda estão dando os primeiros passos.

O custo exibido por essas ferramentas é equivalente ao valor que deveria ser investido em tráfego pago para obter o mesmo nível de visibilidade na plataforma de busca.

Alinhamento à jornada do comprador B2B

Dados do estudo O Status do Marketing Digital no Brasil produzido pela Intelligenzia e publicado em 2018 também mostraram um crescimento na importância dada à necessidade de produzir conteúdo a partir de pontos específicos na jornada do cliente.

Em 2017, esse item ocupava apenas o quinto lugar entre os principais levados em consideração na hora de criar conteúdo, agora ocupa o terceiro, sendo citado por 26% dos entrevistados (em 2017, foram 15%).

Programas de SEO bem-sucedidos levam em conta o tipo de conteúdo necessário para obter sucesso na visibilidade de palavras-chave específicas, e buscam educar os clientes e a liderança na busca de compradores B2B desde a descoberta até a validação dos recursos do fornecedor – ou seja, é fundamental que essas palavras-chave estejam alinhadas às várias fases da jornada do comprador.

Indexação de palavras-chave é importante

Palavras-chave indexadas estão bem longe de ser um item técnico que o C-Level ignora. O desempenho associado a metas de palavras-chave críticas para o negócio é sim uma métrica muito importante para comprovar os resultados dos investimentos em SEO.

Para isso, é importante considerar o uso do relatório de desempenho de palavras-chave do Console de pesquisa do Google como um mecanismo para mostrar o desempenho do período por um determinado destino de palavra-chave e suas frases de pesquisa relacionadas.

As empresas B2B estão investindo em marketing de conteúdo, pois concluíram que esta é uma das ferramentas de marketing mais eficientes no momento. E a sua empresa? Segue esta estratégia. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

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