Erros de marketing no Instagram

Existem alguns erros de marketing no Instagram que você simplesmente não pode se dar ao luxo de cometer, sob o risco de estragar todo o seu trabalho.

O Instagram é considerada a mídia social do momento e seu crescimento vem impressionando vários analistas.

Em sua essência ela é uma ferramenta de relacionamento social no mundo online, mas também é ótima para pessoas ou empresas que queiram divulgar seus produtos e serviços e com isso impulsionar suas vendas.

Empresas e marcas desconhecidas viram no Instagram a possibilidade de tornar a marca reconhecida no mercado, e ainda aumentar as vendas. Mas isso não acontecei por acaso, muito pelo contrário.

Antes mesmo de começarmos a listar os principais erros de marketing no Instagram, temos aquele que eu considero o campeão disparado. Acreditar que basta criar um perfil no Instagram e o resto é só consequência.

Se você acha que marketing no Instagram é só publicar umas fotos e encher a legenda de Hashtags, está muito enganado.

É preciso dedicação, trabalho e estudo para conseguir deixar o seu perfil atraente e bombando nas mídias sociais.

Se você é uma daquelas pessoas ou marcas que ainda cometem alguns pecados com esta ferramenta, vamos apresentar alguns dos principais erros de marketing no Instagram que devem ser evitados por aqueles que querem se dar muito bem utilizando esta rede social.

Os erros de marketing no Instagram que você não pode cometer

Confira abaixo alguns dos erros de marketing no Instagram que você deve evitar a qualquer custo e deixe seu perfil muito mais eficiente em termos de marketing nas mídias sociais.

1 – Não ter um planejamento estratégico

Um dos principais erros de marketing no Instagram é não ter um planejamento estratégico para suas ações e fazer tudo na base do improviso, como se estivesse atuando em um perfil pessoal.

Ter uma estratégia de marketing no Instagram é fundamental para que suas ações gerem resultados. Fora isso é só postagem mesmo, e sabemos que isso também não é marketing.

Elaborar um bom plano de marketing nas redes sociais é fundamental para o sucesso em qualquer canal, e no Instagram não é diferente.

2 – Não ter um perfil comercial

Outro dos erros de marketing no Instagram, que é básico, mas infelizmente muitas pessoas e marcas cometem, é não ter um perfil comercial, o que deixa você de fora de várias oportunidades que a ferramenta oferece.

O marketing no Instagram, como em qualquer outro canal digital, precisa ser mensurado, e sem uma conta comercial você não terá acesso as principais métricas do Instagram, ou seja, não saberá qual é o retorno real das suas ações.

Erros de Marketing no Instagram

3 – Colocar o número de seguidores em primeiro lugar

Entre os erros de marketing no Instagram esses eu acredito ser o mais comum: a verdadeira obsessão por número de seguidores. Isso nunca levou ninguém a lugar nenhum.

O que importa em termos de marketing digital nas mídias sociais é o engajamento. É claro que a base de seguidores é importante para divulgar suas postagens, mas não pode ser o foco do seu trabalho.

Nesta área, comprar seguidores no Instagram me parece ser a maior de todas as roubadas. Sabe por que? Eles não são segmentados em função do seu público-alvo. Para ganhar seguidores no Instagram você precisa ter foco.

4 – Usar fotos de baixa qualidade

A essência do Instagram são justamente as fotos. Por isso, elas precisam ter qualidade. Se você tirou uma foto e a qualidade não está das melhores então nem poste, porque será um verdadeiro tiro no pé.

É melhor ficar sem a postagem do dia do que publicar algo só por publicar e isso acabar atrapalhando o seu engajamento na rede social. As vezes é melhor ir contra o algoritmo do Instagram do que prejudicar a reputação do seu perfil.

5 – Não lançar mão dos Stories no Instagram

Se você tem uma empresa pode usufruir muito bem dos Stories. É possível mostrar um produto, falar a respeito dele, tirar dúvidas do público. É uma ferramenta poderosíssima que não pode ser esquecida.

Se você está trabalhando em uma estratégia de marketing pessoal no Instagram, não custa nada mostrar um pouco da sua vida, ou registros do seu dia a dia. Claro que não precisa exagerar e mostrar tudo o que você faz durante o dia. Isso acaba sendo chato e provavelmente, vai ter muita gente pulando seu Stories.

6 – Não responder a dúvidas de clientes

Este é um dos maiores erros de marketing nas redes sociais e não somente no Instagram. Se o objetivo das suas ações é o de gerar envolvimento com o seu público, é claro que não responder às dúvidas dos seus seguidores é um verdadeiro suicídio para a marca.

Postou a foto de um produto e o público está perguntando a respeito? Então responda! Nada mais chato do que deixar as pessoas falando com as paredes.

Se a sua rotina é corrida, não hesite em contar com ajuda de ferramentas de marketing que podem ajudar você no gerenciamento do Instagram, automatizando postagens e até mesmo interações.

Maiores erros de marketing no Instagram

7 – Ter um perfil privado

Esse é tão óbvio que nem sei se mereceria fazer parte da lista de maiores erros de marketing no Instagram, mas, vá lá. No caso de uma conta pessoal onde você deseja muita privacidade, até que faria algum sentido, mas em uma conta comercial? Não faz sentido algum.

Deixe a sua conta no Instagram aberta para que todos possam ver suas publicações, interagirem e assim conseguir divulgar sua marca. Se não for assim, o meu melhor conselho seria o de que você não perdesse tempo e encerrasse logo a conta.

Como você pode ver, entre os erros de marketing no Instagram mais comuns, não existe nenhum que seja um verdadeiro segredo guardado a sete chaves. Alguns são até mesmo óbvios, como este último.

É claro, que se você buscar por capacitação nesta área, fazendo um bom curso de marketing no Instagram, verá que existem outras situações que não seriam recomendáveis para promover sua marca, mas para quem está iniciando, já é um bom começo.

Em relação a erros de marketing no Instagram, você já tem agora uma boa ideia. Se quiser saber mais sobre a ferramenta, convidamos a acessar a nossa seção de artigos sobre o Instagram, e se manter em dia a respeito de novidades, curtindo nossa página no Facebook.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here