fbpx

HomeNotíciasEspecializações em Alta no Marketing Digital

Especializações em Alta no Marketing Digital

Um estudo realizado pelo LinkedIn revela quais são as especializações em alta no marketing digital em função do rápido movimento de imersão digital que as empresas de todos os portes estão fazendo.

Especializações em Alta no Marketing Digital

Com a necessidade cada vez maior das empresas realizarem sua imersão digital, existem algumas especializações em alta no marketing digital, segunda pesquisa realizada pelo LinkedIn, rede social especializada em relacionamentos profissionais.

O levantamento realizado pelo Linkedin aponta aumento significativo da demanda por profissionais capacitados em marketing digital no Brasil e no mundo.

Com a necessidade cada vez maior das empresas terem uma presença forte nos canais digitais, principalmente depois da pandemia de COVID-19, e o acesso mais fácil a novas tecnologias têm aumentado a demanda por profissionais de marketing digital no Brasil.

A comprovação está no fato de que nas 15 profissões consideradas “em alta” no país em 2021, cinco estão relacionadas ao setor de mídias digitais. Os dados são do relatório Empregos em Alta, do LinkedIn.

“Nomeamos essas categorias como “empregos em alta” porque, embora as mudanças no mercado de trabalho do ano passado tenham resultado em perdas significativas de empregos, também foi possível observar um aumento em categorias que responderam diretamente à transformação no comportamento de consumo e necessidades de negócios”, afirma o relatório.

Especialista em marketing digital, analista de e-commerce, freelancers de conteúdo web são algumas das especializações em alta no marketing digital que se destacaram na pesquisa.

Outras duas áreas que mostraram também um aumento da demanda por profissionais especializados foram os setores de saúde e vendas.

Para chegar a esses dados o LinkedIn analisou os cargos que tiveram o maior crescimento entre abril e outubro do ano passado, em comparação com o mesmo período de 2019.

Curso de Marketing Digital

“Foi possível observar uma demanda em ascensão para cargos de telemarketing, marketing digital e e-commerce no Brasil. Isso não surpreende, pois desde o início da COVID-19 no Brasil, uma loja virtual por minuto foi aberta”, destacam.

Confira abaixo, quais são as cinco especializações em alta no marketing digital no Brasil.

1 – Especialista em Marketing Digital

A área de marketing digital como um todo, se beneficiou da migração dos consumidores para o ambiente online, o que pode ser observado pelo aumento significativo na demanda por cargos focados em alternativas inovadoras ao marketing tradicional.

O relatório destaca que no mercado digital, por exemplo, a transição de carreira de profissionais de áreas correlatas, como assistentes administrativos e jornalistas, para cargos relacionados ao marketing digital, marketing de conteúdo e mídias sociais.

E aponta os conhecimentos em mídias sociais, técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca – SEO, marketing de influência, user experience e growth hacking, como algumas das principais competências necessárias para trabalhar na área.

As estratégias de marketing digital ficam cada vez mais sofisticadas, focadas em um público-alvo bem delineado e a especialização em marketing digital se torna cada vez mais necessária, principalmente entre profissionais mais ligados a área convencional do marketing

2 – Produtores de Conteúdo Digital

A fim de aumentar sua presença no ambiente digital, as empresas brasileiras aumentaram as contratações de coordenadores de conteúdo e editores de vídeo durante o ano passado.

De acordo com o relatório, muitos redatores e editores fizeram uma transição para novas funções de conteúdo digital, e a categoria teve um aumento de 74% nas contratações durante o período analisado.

As especializações em alta no marketing digital que se destacaram nesta área foram as de produção de conteúdo para mídias sociais, podcaster, YouTuber, produção de conteúdo e editores de vídeo.

3 – Especialista em E-commerce

O crescimento do e-commerce no Brasil, que já vinha registrando dados positivos nos últimos anos, também foi impulsionado pela pandemia de COVID-19.

Afinal, com as portas de seus estabelecimentos fechadas, o setor varejista foi forçado a migrar para o ambiente digital rapidamente, em uma mudança estratégica de vendas.

Não é por outro motivo que a demanda por profissionais especializados em e-commerce, para ocupar cargos de logística e marketing digital, por exemplo, aumentaram 43% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Especializações em Alta no Marketing Digital

4 – Serviços Criativos

Ainda que a pandemia tenha reduzido os orçamentos nos setores criativo e cultural do país, os dados mostram que houve um aumento na contratação de profissionais criativos autônomos.

Entre as especializações em alta no marketing digital nestas áreas destacamos por exemplo, redatores, ilustradores e web designers durante o período analisado.

No caso de web designers, por exemplo, o estudo mostrou que houve um aumento de 67% no número de contratações entre 2019 e 2020.

5 – Analista de Dados

Não é novidade para ninguém que a pandemia acelerou de forma violenta o processo de transformação digital dentro das empresas, independentemente do seu porte.

Segundo o estudo Índice de Transformação Digital Dell Technologies 2020 – DT Index 2020, cerca de 87,5% das empresas brasileiras realizaram alguma iniciativa relacionada à transformação digital em 2020.

Assim, também não é de se surpreender que profissionais capacitados para orientar essa migração para o ambiente digital, interpretar dados e monitorar a execução de serviços tenham sido altamente demandados ao longo do último ano.

“A necessidade de direcionar operações de negócios para um ambiente online e garantir que processos de dados operassem com eficiência foi ainda maior para as empresas”, diz o relatório.

Ainda de acordo com o estudo, as cidades que mais contrataram estes profissionais foram São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.

O motivo por trás desse movimento

Essas especializações em alta no marketing digital não foram destacadas ao acaso, vários especialistas vêm prevendo um colapso do marketing digital no pós-pandemia, justamente pela falta de profissionais qualificados no mercado.

Isso vem provocando uma pressão sobre os salários, já que a demanda será muito maior do que a oferta de serviços realmente qualificados, pela falta de pessoal nas agências.

Confira o relatório completo da pesquisa Empregos em Alta, realizada pela equipe do LinkedIn clicando aqui.

Conhecendo as especializações em alta no marketing social você pode ter uma visão melhor em termos de orientação de carreira. Mantenha-se em dia com essa e outras informações sobre o marketing online, assinando a nossa Newsletter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias

Um Ano de ChatGPT – Reflexões Sobre a Revolução na IA A inteligência artificial – IA é uma força transformadora no cenário digital, e um dos marcos mais significativos desse avanço é o ChatGPT da OpenAI. Hoje celebramos um ano de...

Mais Lidas em Nesta Seção

Buscar no Site

Últimas Publicações