Facebook registra patente para sugerir pessoas perto de você

Uma patente registrada pelo Facebook foi tornada pública e poderia transformar um completo estranho em uma amizade sugerida a você.

O Facebook está de olho na tecnologia futura que poderia sugerir “amigos” fisicamente próximos.

Esses dados seriam combinados com outros critérios, como quando os usuários provavelmente estavam próximo e por quanto tempo estes encontros duravam.

O problema é que isso é essencialmente uma adivinhação por parte do Facebook que pode ou não incluir conhecidos ou amigos reais – a patente descreve-a como “reuniões inferidas” entre um usuário do Facebook e um segundo usuário.

“A pluralidade de fatores pode incluir… proximidade entre o primeiro usuário e o segundo usuário, uma frequência de reuniões inferidas entre o primeiro usuário e o segundo usuário, uma duração de cada uma das reuniões inferidas entre o primeiro usuário e o segundo usuário, ou um padrão de ocorrências de encontros inferidos entre o primeiro usuário e o segundo usuário ”, diz a patente.

A patente propõe o uso, por exemplo, do giroscópio e do acelerômetro de um dispositivo móvel para analisar o movimento de um usuário para ver se duas pessoas estão se deslocando no mesmo padrão.

Embora as sugestões possam incluir algo tão inocente quanto duas pessoas se movimentando juntas, o arrepio entra em jogo quando, por exemplo, você tem contato próximo com alguém em um trajeto de ônibus diário e o desconhecido sentado à sua frente aparece na lista de amigos sugeridos.

O Facebook afirma que esta é apenas uma patente que não será necessariamente implementada.

“Frequentemente, buscamos patentes para tecnologia que nunca implementamos, e as patentes não devem ser tomadas como uma indicação de planos futuros”, disse um porta-voz do Facebook à Fox News.

Práticas passadas no Facebook

O Facebook registrou patentes no passado que tentam analisar quase todos os aspectos da vida de um usuário, incluindo onde você está, se está surpreso ou entediado, quanto você dorme, se inclina politicamente e se está em um relacionamento romântico.

A patente está em sintonia com a tendência do Facebook em historicamente de pegar mais e mais dados pessoais.

Em um contexto, ele pode ser visto como uma extensão do recurso Pessoas que você talvez conheça, que pode ser ao mesmo tempo sinistro e impreciso ao fazer sugestões de amigos.

Para abordar o último, o Facebook tem um aviso sob uma descrição de Pessoas que você pode conhecer. “Às vezes, podemos errar e recomendar alguém que você não conhece ou não deseja adicionar como amigo”, diz o aviso.

As pessoas que você conhece tem sido uma das características mais importantes do Facebook para construir sua rede social, que tem mais de 2 bilhões de usuários ativos por mês.

Enquanto alguns usuários do Facebook gostam dele, “outros usuários do Facebook odiaram o recurso”, escreveu o Gizmodo em um post sobre o recurso.

“Eles perguntaram como desligá-lo. Eles fizeram o download de uma extensão do navegador “FB Purity” para ocultá-la de sua visualização. Alguns usuários reclamaram junto a agência federal norte-americana encarregada de proteger os consumidores americanos, dizendo que constantemente mostrava a eles pessoas que não queriam fazer amizade ”, escreveu o Gizmodo.

Mantenha-se atualizado sobre sta e outras notícias envolvendo o Facebook, assinando a nossa Newsletter.

Com informações da Fox News

Avalie esta página

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here