Fatores de SEO para monitorar em 2019

Quais são os principais fatores de SEO para monitorar em 2019. Essa é uma pergunta que muita gente se faz, principalmente depois de um ano bastante agitado nesta área.

No ano passado, o Google introduziu uma série de mudanças drásticas na forma como classifica os sites o que se refletiu no posicionamento de muitos deles nas páginas de respostas do buscador.

Por exemplo, o Google usou a Inteligência Artificial para aproximadamente 30% das consultas de pesquisa, uma tendência que ao longo do tempo trará novidades na área.

A página com o maior número de links nem sempre está no topo e outras mudanças nos fatores de SEO levados em consideração pelos buscadores agitaram o mercado, obrigando os analistas de SEO a se adaptarem ao novo cenário.

Aqui estão os cinco fatores de SEO que, acredito, serão importantes para 2019.

  • Familiarize-se com dados estruturados
  • Evite erros de dados estruturados
  • Considere podcasts para sua agenda de marketing
  • Melhorar o foco do conteúdo do site
  • Melhorar o SEO de imagens

Vejamos então o que é mais relevante em cada um destes tópicos para lhe ajudas em sua estratégia de marketing digital.

Principais fatores de SEO para monitorar em 2019

Confira abaixo quais são os principais fatores de SEO para monitorar em 2019 e conseguir maior relevância para seu site e páginas nas respostas do Google e outros grandes buscadores

1 – Familiarize-se com dados estruturados

Dados estruturados são intimidantes. Mas é fácil se familiarizar com o funcionamento dele. A maneira mais fácil de se familiarizar com isso é copiar e colar e começar a trabalhar com ela.

Eu escrevi um tutorial passo a passo para ajudar aqueles que estão começando agora em dados estruturados. Neste artigo em primeiro lugar eu mostro um roteiro para a configuração de dados estruturado.

Em seguida, ele orienta você ao criar e testar seu próprio código de dados estruturados. Para acessar este artigo clique aqui.

2 – Evite erros de dados estruturados

Os sites estão sendo penalizados pela implementação incorreta de dados estruturados. É possível cometer um erro, mesmo sem querer, e receber uma penalidade por isso.

Os cinco erros de dados estruturados mais comuns a serem evitados são:

  1. Usando dados estruturados inadequados
  2. Os dados estruturados não correspondem ao conteúdo na página
  3. Viola as Diretrizes do Google para um tipo de dados específico
  4. Viola as diretrizes gerais de dados estruturados do Google
  5. Atalhos e tomando liberdades – também conhecido como comportamento manipulador

3 – Considere Podcasts para sua estratégia de marketing de conteúdo

Os podcasts são uma maneira cada vez mais popular de consumir conteúdo. Você deve considerar investigar se os seus clientes em potencial estão ouvindo podcasts relacionados ao seu nicho. E se forem, então, pode fazer sentido criar uma estratégia para alcançar esses ouvintes.

Uma estratégia pode variar de patrocínios, aparecendo no podcast e promovendo conteúdo específico que possa ser de interesse. Podcasts são conteúdos que são consumidos em um formato digital. O marketing com podcasting pode ser considerado uma extensão do marketing de conteúdo.

Fatores de SEO para monitorar

4 – Conteúdo mais focado

O foco no conteúdo é talvez a parte mais importante do marketing na Internet para 2019. A produção de conteúdo fora de foco é um dos maiores erros que eu tenho visto durante todo o ano em sites que perderam a classificação.

Em um artigo que escrevi sobre como criar um conteúdo melhor, sugeri isso:

“As páginas da Web são classificadas porque os sites são vinculados a essas páginas. Websites vinculam a essas páginas porque essas páginas solucionaram um problema, porque colocam o dedo em uma determinada ferida dos leitores. Ninguém nunca se conectou a uma página da web devido à relevância de sua palavra-chave.”

É claro que a pesquisa de palavras-chave e análise do volume de buscas com uma boa ferramenta de SEO é importante, mas é preciso focar nas estrutura do conteúdo, pois o objetivo da sua página é se tornar uma referência, para ser linkada por outros sites.

5 – Melhore o seu SEO de imagens

Outro entre os fatores de SEO para monitorar em 2019 são as imagens que você utiliza em seu site. As imagens são mais do que algo para deixar sua página bonita. Imagens são importantes para SEO.

Por isso, trate-as da mesma forma que você trata o título e os outros elementos de rankeamento, porque todos eles trabalham juntos para melhorar a relevância do seu site e a imagem é um fator importante.

As imagens também podem aumentar seu poder de classificação ao aparecer em listagens avançadas. Por isso, capriche em seu trabalho de otimização de imagens para melhor rankear seu site no Google.

  • Use imagens que contam uma história

Os leitores alcançam uma compreensão mais profunda de conceitos com símbolos ou imagens que ilustram seu ponto, como fazemos nas redes sociais. Se o artigo é sobre a adoção de um animal de estimação, mostre gatinhos fofos em um abrigo de animais real.

Se o artigo for sobre o fracasso de uma empresa ou de um processo, talvez considere a imagem de um navio prestes a atingir uma rocha ou um carro com os pneus caindo.

Comunicar uma ideia ou um ponto rapidamente com uma imagem pode ajudar os leitores a entenderem o que é seu artigo, o que os ajudará a decidir lê-lo.

  • Ilustrar Instruções Passo a Passo

Leitores e consumidores adoram instruções passo a passo. Imagens e ilustrações são super úteis e o Google tende a usar esses tipos de imagens em listas avançadas. Uma única imagem que ilustra como fazer algo pode ser classificada como ouro.

  • Otimizar imagens

Usar imagens que podem ser medidas em megabytes pode atrasar as vendas e os rankings. Imagens pesadas contribuirão para demandas mais altas de largura de banda em seu servidor, o que pode causar custos extras ao seu provedor de hospedagem. Imagens pesadas podem contribuir para desacelerar o servidor quando uma multidão de visitantes do site acessa seu site ao mesmo tempo.

6 – Mantenha-se atualizado

Além dessas dicas para melhorar seu SEO, você também pode se concentrar na segurança. Manter o software que sustenta o site atualizado é importante. Use senhas bem elaboradas para dificultar ataques.

Considere realizar uma auditoria de todos os complementos e plugins de terceiros para garantir que eles sejam regularmente atualizados e bem codificados por uma empresa confiável.

Mantenha-se atualizado sobre os fatores de SEO a monitorar em 2019 e outros relacionados ao marketing de busca assinando a nossa Newsletter.

Por Roger Montti no Search Engine Journal

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