Google Meu Negócio gera maior exposição para pequenas empresas locais

O Google Meu Negócio, ferramenta gratuita oferecida pelo Google para a divulgação de pequenas e médias empresas ganha cada vez mais espaço e tem ajudado na divulgação destas empresas.

No ambiente online de hoje, as pequenas empresas locais vêm encontrando muitas dificuldades em desenvolver sua marca.

A tradicional propaganda boca a boca era o único caminho a percorrer. O problema é que o alto custo da publicidade tradicional as colocava distante deste tipo de ações promocionais.

No entanto, uma pequena empresa pode agora permitir que todo mundo, incluindo um público global, saibam quem elas são e onde estão, através das diversas ferramentas de marketing digital.

Entre estas ferramentas, a que vem mais se destacando ultimamente, principalmente para pequenas e médias empresas é o Google Meu Negócio.

Estudo do Google Meu Negócio Insights

Então, quão eficaz é o Google Meu Negócio em permitir que pequenas empresas locais aumentem sua presença online?

De acordo com um novo relatório da BrightLocal, uma empresa típica recebe 59 ações de sua listagem do GMN a cada mês.

O Google identifica uma ação como um clique no link para o site da empresa, chamada executada a partir do botão Ligar exibido na ficha das empresas ou solicitação de informações sobre como chegar ao local da empresa no Google Maps.

O objetivo da pesquisa é ajudar as empresas que usam o Google Meu Negócio a entender o desempenho da sua exibição da sua ficha, através da ferramenta de análise de desempenho e resultados oferecida no painel de controle, chamada de Google Meu Negócio Insights.

Com base nestas informações, as empresas podem então otimizar a sua presença no Google Meu Negócio e com isso conseguir maior exposição e negócios, trazendo mais resultados para as suas ações de marketing na Internet.

Isso é necessário porque, como coloca afirma a BrightLocal, “ os dados servem para que os pequenos empreendedores possam se posicionar em relação aos resultados obtidos através do Google Meu Negócio”.

Além disso, entender os dados do Google Meu Negócio Insights também é um desafio. Ben Fisher, especialista em marketing digital e co-fundador da Steady Demand, diz no relatório que está longe de ser perfeito.

Fisher acrescenta: “Como acontece com qualquer ferramenta, estas são apenas algumas referência que aponta você em uma direção. Os Insights do GMN, em particular, não são muito precisos e, às vezes, podem sofrer interrupções de dados. No entanto, eles podem dar uma boa indicação de como você está se saindo”.

O estudo o Google Meu Negócio

Para descobrir como a Google Meu Negócio é eficaz, a BrightLocal pesquisou a listagem de 45.264 empresas locais em 36 setores. Ele revisou dados de amostras escolhidas aleatoriamente de insights do GMN entre setembro de 2017 e dezembro de 2018.

As empresas estão localizadas em cidades dos EUA, Canadá, Austrália e Reino Unido com a seguinte divisão:

  • 843 empresas nos EUA
  • 913 no Canadá
  • 857 na Austrália
  • 651 no Reino Unido

O Brasil, até mesmo pelo fato do Google Meu Negócio ser pouco conhecido entre pequenos e médios empreendedores, ficou de fora da pesquisa, infelizmente.

Principais conclusões do estudo do Google Meu Negócio Insights

A empresa média é encontrada em 1.009 pesquisas por mês, com 84% delas provenientes de Pesquisas de Descoberta. Isso resulta em 157 Pesquisas Diretas por mês e 852 Pesquisas de Descoberta.

Os termos Pesquisa Direta e Pesquisa de Descoberta dizem respeito a como os clientes acabam visualizando a ficha de uma determinada empresa nas buscas realizadas tanto na pesquisa no Google tradicional como no Google Maps.

Google Meu Negócio aumenta a exposição das marcas

Uma Pesquisa Direta é uma consulta de um cliente que pesquisa o nome e o endereço da sua empresa. Por outro lado, uma Pesquisa de Descoberta é de uma categoria, produto ou serviço oferecido e sua listagem é exibida.

No que diz respeito a visualizações das fichas das empresas, 49% das empresas recebem mais de 1.000 visualizações na pesquisa por mês. As buscas diretas gerais cresceram 38% e os cliques em sites das listas da GMN cresceram 29% entre o quarto trimestre de 2017 e o quarto trimestre de 2018.

Ações no Google Meu Negócio

Um dos principais objetivos de uma presença online no Google Meu Negócio, como em qualquer outra ferramenta de marketing digital, é que os usuários realizem ações, as metas como chamamos em marketing digital.

Para isso, a ferramenta vem lançando diversos recursos, como mais recentemente, a possibilidade de os usuários seguirem as empresas com as quais têm afinidade.

Google Meu Negócio Insights

Estas ações visam levar o usuário a ser um cliente da empresa que as empreende ou então começar um relacionamento da marca, como por exemplo, entrar em contato com a sua empresa, descubram o seu número de telefone, saibam os horários de funcionamento

Outras ações são as que os seus clientes adicionam fotos sobre sua empresa, onde o Google Meu Negócio pode ajudar a destacar o seu negócio nos resultados de pesquisa.

Como mencionado anteriormente, uma empresa típica recebe 59 ações de suas listagens do GMN todos os meses.

Conclusão

O relatório BrighLocal fornece algumas dicas sobre como o Google Meu Negócio ajuda empresas locais. Como disse Fisher, a ferramenta ainda apresenta alguns desafios, mas é essencial otimizar a presença digital do seu negócio local.

Fisher também acrescenta: “O Google Meu Negócio continua a crescer como uma camada transacional da Internet para empresas locais”. Portanto, você precisa incluí-lo em sua caixa de ferramentas digitais.

Se você quiser ter acesso a todos os dados do relatório da BrightLocal, basta clicar aqui.

Traduzindo estes números, isso quer dizer que pelo menos 5% das exibições de listagem do GMN, resultando em algum tipo de ação. Isso vem para 56% visitando sites, 24% fazendo ligações e 20% solicitando informações de acesso através do Google Maps.

Para se manter em dia sobre as principais ferramentas do Google Meu Negócio e outras ferramentas de marketing digital, cadastre-se para receber a Newsletter do Guia do Marketing.

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