Instagram anunciou venda pelo aplicativo

O Instagram anunciou a venda pelo aplicativo, uma opção que há muito tempo vinha sendo reivindicada pelo marcado.

A rede social anunciou nesta terça-feira, 19/03, a incorporação de uma nova função, chamada de Checkout. Ela permitirá que os usuários paguem por produtos diretamente pelo aplicativo, selecionando-os a partir de fotos da plataforma.

Por enquanto, este recurso está disponível somente para usuários dos Estados Unidos, e mesmo assim, em uma versão de testes. Este é mais um passo da plataforma para se tornar uma loja virtual completa.

O Instagram já fez parcerias com 20 marcas para oferecer o serviço, incluindo pesos pesados como Nike, Adidas, Dior, MAC, Michael Kors, Prada e Zara. Para fazer essa ponte entre as lojas e o cliente, o Instagram cobrará das empresas uma taxa de venda.

A novidade vem em parceria com o PayPal como credencial para armazenamento seguro de transações e dados sensíveis — e aí está um dos grandes desafios, que é fazer com que as pessoas confiem em um sistema que é ligado ao Facebook, bombardeado no ano passado com problemas de segurança e privacidade.

Como são feitas as vendas no Instagram hoje em dia

Para comprar os produtos das lojas parceiras direto pelo Instagram, é preciso clicar no item da foto – especificamente naquela caixinha em que aparece o preço.

Depois disso, o usuário deve inserir seu e-mail para poder colocar suas informações de endereço de entrega e pagamento. O processo funciona como uma loja virtual normal, com opções de tamanho e cores.

Até então, apesar do preço de alguns produtos serem identificados em fotos do Instagram, quando utilizado o recurso de Instagram Shopping, o usuário que quisesse comprar uma peça era direcionado para o site da loja fornecedora – muitas vezes as marcas perdiam o cliente no meio desse caminho.

O Instagram acredita que a opção de compra dentro do próprio aplicativo incentivará as pessoas a consumirem mais e aumentará a taxa de conversão de ações de venda realizadas na plataforma.

O Facebook, dono do Instagram e também do WhatsApp, afirma que por enquanto as informações de pagamento inseridas no Instagram ficarão apenas no Instagram.

Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de SEO oferecido pela Academia do Marketing
Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de Marketing Digital oferecido pela Academia do Marketing

Entretanto, essa separação não é garantida: no começo deste mês, o presidente executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, confirmou sua intenção de unificar todos os apps da empresa usados para comunicação, o que inclui WhatsApp, Messenger e Instagram como noticiamos aqui no Guia do Marketing nesta publicação.

“A função Checkout é só uma parte do nosso investimento a longo prazo em compras”, disse o Instagram em postagem em seu blog.

Realizar vendas pelo Instagram, de forma direta, sempre foi o sonho de muitas lojas virtuais. Isso já era possível, mas o processo, principalmente para as pequenas empresas, é bastante complicado.

Mantenha-se atualizado sobre as principais notícias sobre marketing digital, Instagram, redes sociais e tudo mais relacionado ao marketing online, assinando a Newsletter do Guia do Marketing.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here