Instagram vai remover atividades falsas

O Instagram anunciou que irá promover uma nova ofensiva contra perfis falsos existentes em sua plataforma.

A rede social, que ocupa posição de destaque entre as mais populares no Brasil, publicou um post em seu blog, avisa que irá remover o que chamou de “atividade falsa”, geradas a partir de serviços de terceiros, como curtidas, comentários e seguidores, os famosos bots do Instagram.

Segundo a postagem, as pessoas e empresas que utilizam esses recursos para aumentar o número de seguidores e engajamento em seus perfis, estão violando as políticas de uso do serviço.

O Instagram também anunciou o uso de ferramentas de inteligência artificial desenvolvidas por sua equipe para poder identificar quais as contas que estão sendo infladas e remover essas atividades, e até mesmo as contas.

“Recentemente, temos visto perfis usarem aplicativos de terceiros para artificialmente aumentar sua audiência. Todos os dias, as pessoas acessam a plataforma do Instagram para ter experiências reais, incluindo interações genuínas. É a nossa responsabilidade garantir que elas não sejam atrapalhadas por atividade falsa”, diz a publicação.

Já havíamos comentado aqui no Guia do Marketing que a indústria dos perfis falsos nas redes sociais estava tomando proporções assustadoras, chegando ao ponto de algumas agências se especializarem na criação de perfis fake para depois oferecerem às marcas.

Como será feita a remoção de perfis e atividades falsas no Instagram

De acordo com a nota do Instagram, os perfis que forem identificados fazendo uso destes recursos, receberão uma notificação no próprio aplicativo, informando que a atividade falsa foi removida.

Os usuários também serão solicitados a mudarem suas senhas de acesso à plataforma. Segundo o Instagram, muitos usuários acabam compartilhando suas senhas com as plataformas de terceiros.

Esse procedimento acaba criando uma brecha para que esses perfis se envolvam em atividades falsas, além de outras questões envolvendo a segurança de dados da plataforma.

A rede informou que os perfis que insistirem nestas atividades independentes, terão a experiência no Instagram “impactada”, ou seja pelo menos na teoria, teriam seu alcance reduzido e em casos extremos poderiam até mesmo ter suas contas excluídas da plataforma

Na verdade, o post não diz exatamente o que será feito, mas não é difícil imaginar que os usuários que insistirem nestas práticas sejam de alguma forma bloqueados.

O Instagram também avisou que já nas próximas semanas, deverá anunciar outras medidas contra atividades falsas em sua plataforma.

Para se manter atualizado sobre esta e outras informações sobre o Instagram e tudo mais o que acontece no universo do marketing digital e negócios online, assinando a Newsletter do Guia do Marketing.

Instagram vai remover atividades falsas
5 (100%) 6 votos

2 Comentários

    • Olá Cinthia

      Realmente, de tempos em tempos o Instagram busca remover atividades falsas, como o uso de robôs, como você mencionou, para garantir a qualidade da plataforma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here