Uma Landing Page eficiente faz muita diferença na conversão

A busca por uma Landing Page eficiente é uma verdadeira obsessão para qualquer profissional de marketing digital.

A Landing Page é talvez o elemento mais importante de uma campanha de marketing online, pois é ela a responsável pela conexão entre o anúncio e a meta final de conversão.

No modelo de Funil de AIDA, um dos modelos mais utilizados para a elaboração de um funil de vendas, ela é responsável pelos momentos de Interesse, Desejo, e em alguns casos, Ação do modelo.

Por isso, é importante que você tome todo cuidado para que não perder o verdadeiro foco do negócio, a geração de Leads ou a Conversão final.

Uma Landing Page eficiente, esteja ela dentro do contexto de uma campanha de marketing de conteúdo, e-mail marketing, links patrocinados ou redes sociais, faz toda a diferença para uma campanha.

Não é a toa que levamos muito tempo submetendo-as a Testes A/B e outras rotinas de aprimoramento, para conseguirmos chegar o mais perto possível da perfeição.

Dicas para uma Landing Page eficiente

O assunto otimização de Landing Pages é bem extenso e ter a pretensão de esgotá-lo em apenas um artigo é ilusão.

Para facilitar a sua pesquisa, a equipe do Guia do Marketing selecionou alguns pontos que consideramos essenciais para uma Landing Page eficiente, para que você possa se orientar e conquistar taxas de conversão maiores.

1 – Títulos precisos e instigantes

O título de uma Landing Page é o responsável pelo desenrolar de todo o resto do processo de argumentação de venda da página de destino, por isso, precisa ser muito focado e instigante para estimular o usuário a prosseguir na leitura da sua mensagem.

É necessário também que seja uma complementação imediata da chamada do anúncio, para que o visitante continue a leitura do seu conteúdo.

2 – Imagem complementar e impactante

Ao criar landing pages eficientes é sempre recomendável o uso de uma imagem altamente relacionada ao ao produto ou serviço ao qual você se refere em sua chamada inicial, como forma de complementação da mensagem.

Para que ele realmente contribua para o sucesso da página é necessário que tenha uma qualidade excepcional e que esteja totalmente contextualizada para que não fique como um elemento isolado.

3 – Mensagem clara e objetiva

Seguindo-se ao título, é necessário que você apresente o quanto antes sua argumentação de venda de forma clara e objetiva para que o público-alvo que você deseja atingir não se canse da sua proposta.

Não esqueça que você está em um trabalho de convencimento com uma pessoa que geralmente não dispõem de muito tempo ou paciência para ficar lendo argumentações muito longas.

4 – Prova social

Esse é um elemento bastante importante para sua Landing Page. Reviews de clientes e referências de redes sociais, como widgets do tipo Facepile do Facebook funcionam muito bem no trabalho de argumentação no que diz respeito à prova social.

Estimule o compartilhamento através de botões sociais como o do Twitter, Facebook, Instagram e outros que façam parte de sua estratégia de marketing digital.

Landing pages eficientes

5 – Call to Action vigoroso

Se o consumidor está na sua Landing Page é sinal que ele está a poucos passos de completar a meta estabelecida para a campanha, mas as vezes é preciso um empurrãozinho a mais e é aí que entra o Call to Action, o incentivo para completar o processo.

Crie botões que se destaquem da mensagem, tanto no que diz respeito a cor, como também na linguagem. O uso de verbos imperativos costuma como forma de gerar leads, costuma surtir um ótimo efeito nesses casos.

6 – Conversão por formulários

Se a meta da sua campanha for a conversão através do preenchimento de um formulário, muito comum em ações de Inbound Marketing, mantenha-o o mais curto e preciso, evitando solicitar informações que não sejam essenciais no momento.

Ninguém gosta de preencher formulário, portanto, não estique a corda mais do que ele aguenta. Se precisar de informações mais detalhadas, deixe para um próximo momento e garanta agora o primeiro ponto de contato apenas.

7 – Acerte nas palavras-chave

Finalizando, outro ponto importante na criação de uma landing page eficiente, principalmente no que diz respeito a gestão de campanhas no Google Ads, é pensar direitinho a respeito da palavra-chave que você irá utilizar no SEO da página.

Para que o índice de Qualidade do seu anúncio no Google Ads seja alto, é preciso que ela esteja presente no corpo do anúncio e também na landing page, para que seu anúncio seja considerado mais relevante pela ferramenta.

Se você deseja se aprofundar no processo de criação de landing pages eficientes para suas campanhas, existem dois livros que gostaríamos de recomendar.

O primeiro é Otimização da Páginas de Entrada, de Tim As e o segundo, este mais voltado para o e-commerce, Otimização da Conversão, de Khalid Saleh e Ayat Shukairy, ambos disponíveis na Livraria do Marketing.

Como você pode ver, uma Landing Page eficiente é o resultado de diversos elementos e por isso, cada um deles merece uma atenção especial. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Landing Page eficiente faz muita diferença
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