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10 Mitos Sobre SEO Que Você Precisa Esquecer

Veja neste artigo quais são os principais mitos sobre SEO que você precisa esquecer definitivamente, pois não ajudam em nada o seu posicionamento nas páginas de respostas dos grandes buscadores

Mitos Sobre SEO – Search Engine Optimization

Existem alguns mitos sobre SEO que de tão repetidos por aí, acabam se tornando uma “verdade” que acaba se propagando sem que ninguém conteste. Podemos dizer que são as Fake News sobre SEO.

O grande problema com estes mitos de SEO é que eles acabam prejudicando empresas e pessoas que tentam conseguir posições de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google, por exemplo.

Neste artigo, selecionei dez dos principais mitos sobre SEO que já escutei ou li pela web, para que você possa evita-los e se concentrar no que realmente funciona.

Os 10 principais mitos sobre SEO

Confira abaixo quais são os principais mitos sobre SEO e fuja destas práticas que, não contribuirão em nada para que a sua marca consiga uma melhor exposição na área de resultados orgânicos das ferramentas de busca.

1 – As primeiras posições do Google são apenas para as grandes empresas

Este é um dos mitos sobre SEO que muitas vezes faz com que as marcas abandonem uma das melhores fontes de tráfego em uma estratégia de marketing digital. As primeiras posições do Google são para todos que possuem técnica o suficiente para dominá-las.

Uma das coisas interessantes sobre marketing digital é que é um ambiente extremamente democrático. Todas as marcas estão no mesmo patamar, independentemente do volume financeiro que possuem para suas ações de marketing online.

Muitas pequenas empresas dominam as páginas de respostas do Google, simplesmente porque aplicaram da maneira correta as técnicas de otimização de sites para ferramentas de busca, e não deram a mínima bola para estes mitos sobre SEO.

2 – Para fazer um bom SEO é necessário conhecer programação

Mais um dos mitos sobre SEO que tem origem em tempos remotos, lá pelo início do século, quando as técnicas de SEO e ferramentas disponíveis nesta área, estavam dando apenas os seus primeiros passos.

Se você estiver utilizando uma plataforma de gerenciamento de conteúdo boa, como o WordPress, por exemplo, todos os recursos de SEO estarão disponíveis, mesmo que você não saiba programar uma única linha de código.

No caso do SEO para e-commerce, por exemplo, a maioria das plataformas de ponta, também oferecem recursos de otimização de sites para mecanismos de busca. Mais uma vez, nada de programação para colocar seu site nas primeiras posições do Google.

3 – Fazer uma pesquisa de palavras-chave é perder tempo com detalhes

Bem, que fala isso, mostra que não faz a menor ideia de como funciona o processo de SEO. A escolha das palavras-chaves certas é a essência do trabalho em marketing de busca, seja na área de SEO ou em links patrocinados.

Quando criamos um projeto de SEO, buscamos justamente entender a intenção de busca do usuário, justamente para estarmos presentes no lugar certo e na hora certa. Sem uma minuciosa pesquisa de palavras-chave, você não consegue isso.

No marketing de conteúdo, por exemplo, orientamos o material a ser produzido em função da etapa da jornada do consumidor que o usuário está. Para identificar isso, é preciso fazer uma pesquisa de palavras-chave muito bem elaborada. Mais um dos mitos sobre SEO detonado.

4 – Se eu fizer um SEO básico meu site será listado no Google em boas posições

Este um duplo erro. O primeiro é um dos mitos sobre SEO mais comuns, de que existe o tal do SEO básico. Isso definitivamente não passa de “conversa para boi dormir”. Essa coisa de SEO básico simplesmente não existe.

Em um ambiente profissional tão competitivo como o do marketing de busca com foco nos resultados orgânicos, acreditar que fazer uma meia dúzia de coisas em termos de otimização vai lhe trazer algum retorno, é fazer o que chamamos de SEO da Esperança.

Hoje em dia, ou você faz um trabalho sério de SEO, com base nas técnicas mais avançadas e atualizadas, e consegue destacar seu site nas buscas, ou então poupe o seu tempo e dinheiro e não faça nada.

Mitos sobre SEO

5 – Basta repetir a palavra-chave muitas vezes para conseguir uma boa posição no Google

Este não sei se é um mito sobre SEO, ou um completo atestado de desconhecimento sobre o que venha a ser o trabalho de otimização para ferramentas de busca, e as diretrizes do Google sobre o uso de palavras-chave.

O que chamamos de SEO On Page, ou seja, as técnicas aplicadas aos elementos internos de uma página, envolve muito mais do que apenas a quantidade de vezes que a palavra-chave é mencionada.

O que chamamos de Densidade da Palavra-Chave, precisa ser muito bem administrada, pois se extrapolar os limites técnicos, você pode até ser punido pelo Google, pela prática do que chamamos de Keyword Stuffing.

6 – Qualquer tipo de conteúdo pode ser ranqueado no Google

Definitivamente não é assim que a coisa funciona. Nem todo conteúdo é listado no Google, pois o algoritmo seleciona muito bem o que faz sentido exibir em suas páginas de resposta e o que não relevante o suficiente para isso.

É comum algumas pessoas reclamarem que o Google não lista uma ou em casos mais graves, todas as páginas do site. Quando fazemos uma análise do conteúdo, descobrimos que ele ou não tem qualidade ou então, que não foram utilizadas as técnicas adequadas.

Entre os mitos sobre SEO, o de que basta você escrever uma meia dúzia de coisas para aparecer no Google, é um dos que mais prejuízos trás às marcas. Não adianta. Se você não desenvolver um conteúdo de qualidade não terá espaço.

7 – Quanto mais páginas melhor para o site

Este também é outro dos mitos sobre SEO que rondam a Internet há tempos e certamente não tem qualquer fundamento técnico. De nada adianta inserir toneladas de conteúdo em seu site se este conteúdo não tem qualidade.

Quase nada em termos de SEO tem a ver com quantidade. O Google e outros grandes buscadores estão interessados em qualidade e boa experiência do usuário ao visitar um site. Fora isso é pura perda de tempo e até mesmo prejuízo em termos de Crawl Budget.

Se o seu site ou blog tiver apenas trinta conteúdos, mas estes conteúdos muito bem otimizados, com qualidade de textos, imagens e tudo mais que é levado em conta pelo algoritmo do Google, a chance de estar na frente nos resultados de pesquisa será muito grande.

8 – Qualquer tipo de links apontando para o meu site ajuda no trabalho de SEO

Outro dos mitos sobre SEO que canso de ouvir por aí, e que definitivamente não tem nada a ver com a realidade das técnicas e boas práticas de Search Engine Optimization, muito pelo contrário, backlinks tóxicos pode até prejudicar.

A quantidade de links apontando para um site é um fator importante no que chamamos de SEO Off Page, mas para que eles tenham influência em seu posicionamento, eles precisam ser links de qualidade.

Para impactarem positivamente em seu posicionamento nas páginas de respostas do Google, estes links precisa estar dentro da temática principal do seu site e terem origem em sites com elevada Autoridade de Domínio.

Principais mitos sobre SEO

9 – Não vale a pena investir na otimização de imagens

As imagens geralmente são negligenciadas no processo de SEO, por aqueles que estão começando nesta área, o que é um dos maiores erros de SEO que você pode cometer, pois estará desperdiçando um bom elemento para o seu rankeamento.

Um dos mitos sobre SEO é que elas não merecem tanta atenção assim, pois são apenas imagens. O erro de abordagem neste caso é ignorar que o Google vê o conteúdo como um todo, e não de forma isolada.

Adequar o nome do arquivo à palavra-chave que você deseja colocar em destaque nas SERPs é uma das boas práticas neste caso. Indo mais além, é possível, e interessante, otimizar até mesmo os meta dados desta imagem.

10 – Uma vez conquistada uma posição está encerrado o trabalho de SEO

Este é um dos mitos sobre SEO que faz com que muitas marcas se surpreendam quando começam a perder posições no Google, e consequentemente os acessos gerados por uma posição privilegiada nas páginas de respostas do buscador.

O trabalho em SEO é contínuo. Costumo dizer no SEO MasterClass, e outros cursos que ministro na Academia do Marketing, que uma posição de destaque no Google não é sua, ela está com você. Se não houver um trabalho periódico de manutenção, você pode perder esta posição.

Da mesma forma que você deseja estar entre os primeiros colocados do Google, seus concorrentes também perseguem este objetivo. Por isso, esteja certo que neste exato momento tem alguém se perguntando como chegar ao primeiro lugar no Google.

Agora que você já conhece os principais mitos sobre SEO, é possível escapar de algumas armadilhas e posicionar a sua estratégia de SEO de uma forma mais técnica e profissional. Mantenha-se em dia com este e outros assuntos ligados a SEO assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle no blog da SEO MasterClass

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