O que é remarketing no Google Ads?

Você sabe o que é Remarketing? É uma das ferramentas mais eficientes do marketing digital atualmente.

O Remarketing nada mais é que uma ferramenta do Google Ads que marca e identifica os usuários que já visitaram o seu site e passa a exibir seus anúncios com mais frequência quando eles visitam sites que aceitam anúncios na rede de display do Google.

Se você ainda não sabe o que é remarketing pode estar perdendo boas oportunidades de anúncios em links patrocinados, pois é uma técnica de tão bons resultados que passou a ser incorporada ao dia a dia do marketing online, principalmente o de lojas virtuais.

O remarketing é uma funcionalidade da publicidade baseada em interesses disponível no separador Públicos-alvo. O remarketing permite-lhe alcançar os visitantes do seu Web site e corresponder as pessoas certas à mensagem adequada. Pode apresentar estas mensagens aos utilizadores que navegam nos sites da Rede de Display da Google. – Google Ads

No comércio eletrônico o uso desta estratégia se tornou algo tão comum que é praticamente impossível de falar em marketing online voltado para o e-commerce sem abordar a questão do Remarketing ou Retargeting, como também é conhecido.

O que é remarketing e como funciona?

Vamos então ver o que é Remarketing e como ele funciona na prática. O remarketing ou retargeting é uma função nativa do Google Ads pela qual quando um visitante acessa o seu site, cria-se uma “marcação” para este cliente utilizando um Cookie que ficará gravado no computador desse usuário.

Esse cookie será o responsável por intensificar a exibição dos anúncios quando o usuário visitar outros sites ou blogs que exibem anúncios do Google.

Quando anunciamos no Google Ads temos a opção de exibir os anúncios em duas redes distintas, a Rede de Pesquisa e a Rede de Display.

A Rede de Pesquisa nada mais é que as páginas de respostas para as pesquisas feitas no Google e sites parceiros. Já a Rede de Display é composta por uma infinidade de sites, blogs e redes sociais que disponibilizam espaço para exibição de anúncios do Google Ads através do programa de afiliados conhecido como Google AdSense.

Através da técnica de remarketing podemos expor os usuários a um determinado anúncio com uma frequência maior na rede de display em função do seu interesse por aquele determinado produto, revelado pela visita a um determinado site ou página do site. É uma estratégia simplesmente matadora.

O remarketing e a taxa de conversão

Agora que você já sabe o que é remarketing vamos ver como ele afeta a sua taxa de conversão. Embora o uso clássico de campanhas de retargeting seja em estratégias voltadas para o conhecimento de marca – Branding, seu uso em campanhas que visam a conversão imediata é cada vez mais comum.

Muitos carrinhos abandonados, por exemplo, são frutos da indecisão na hora da finalização da compra. Com o remarketing o cliente é literalmente bombardeado com a exposição ao produto e o resultado na maioria das vezes é o retorno à loja para finalizar a compra.

Por onde ele andar na Internet, em que haja uma afiliação ao Google AdSense, o anúncio do seu produto será visto e o resultado final será, na maioria das vezes, uma conversão. Funciona mais ou menos como aquele ditado “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Simples assim.

Agora que você já sabe o que remarketing e como ele funciona, que tal implementar essa tática em seu site e alavancar a sua taxa de conversão?

Em breve voltamos para falar um pouco mais sobre Remarketing no Google Ads e como essa estratégia pode trabalhar a favor de suas campanhas. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

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