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Opções de Carreira em Marketing Digital

Opções de carreira em marketing digital

Opções de carreira em marketing digital

Opções de carreira em Marketing Digital

As opções de carreira em Marketing Digital crescem a cada dia, acompanhando a dinâmica de um mercado irrequieto e em rápida expansão nos últimos anos.

As ações de Marketing no meio digital têm mudado as estratégias de atuação de muitas empresas, e com isso, a procura por profissionais de marketing digital qualificados tem sido crescente no mercado de trabalho.

Para quem concluiu o curso de Marketing, ou outro qualquer na área de comunicação, e está em busca de oportunidades, existe a opção de investir nesta carreira através de uma especialização em Marketing Digital.

Os especialistas devem saber muito mais do que a teoria, precisam ter estratégias e planejamento de comunicação e vendas que conectem pessoas e empresas no mundo virtual.

Por isso, os empregadores têm apostado cada vez mais nos serviços desses profissionais, que oferecem propostas de serviços diversos e segmentados de acordo com as necessidades de cada cliente.

A carreira em Marketing Digital oferece uma perspectiva de bons salários, além de oferecer diversas opções de oportunidade de trabalho.

Nesse mercado carente de bons profissionais e, ao mesmo tempo, com a competição cada vez mais acirrada, é preciso considerar alguma opção de carreira e escolher um caminho a seguir.

5 opções de carreira em marketing digital

É claro que existem diversas opções de carreira em marketing digital, mas vamos listar aqui cinco oportunidades em áreas relativamente novas que possuem um elevado potencial.

1 – Produção de Conteúdo

Uma das opções de carreira em marketing digital mais promissora no momento é a do produtor de conteúdo web. O Produtor de Conteúdo é praticamente o porta-voz da marca ou pessoa.

Ele é responsável por levantar os assuntos de interesse do público-alvo, e produzir diversos formatos de conteúdo, e pensar no melhor canal para publicá-los.

O profissional dessa área tem boas noções de SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca, para que o conteúdo produzido e divulgado seja encontrado por ferramentas de busca como o Google.

Para atuar com produção de conteúdo, é preciso estar sempre antenado ao que está acontecendo no mundo. Ter noções de CRM – Customer Relationship Management, é um diferencial para esse profissional.

O marketing de conteúdo é uma das principais tendências do marketing digital para os próximos anos, e por isso, investir em uma carreira nesta área, seja como colaborador de uma agência, ou como freelancer de conteúdo web, é uma ótima alternativa.

2 – Redes Sociais

O Analista de Redes Sociais é o profissional encarregado de gerenciar todos os canais da empresa ou pessoa nas mídias sociais. Ele atua como produtor de conteúdo para as redes e acompanha os resultados dessas publicações.

O analista de redes sociais precisa conhecer a fundo a metodologia de planejamento estratégico de campanhas neste canal, e é essencial que domine as ferramentas disponíveis nas diversas mídias como Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, YouTube e blogs.

Além da habilidade em se relacionar e estar antenado a todas as tendências da internet, o analista de mídias sociais sabe, também, identificar os melhores horários de publicação para cada canal, tipos de conteúdo que performam bem, e como construir a relevância nesses meios e se comunicar com o público do nome ou marca que representa.

Com base nesse diálogo, tira informações para a criação de postagens, que podem ser com imagens, vídeo, textos e o maior número de recursos possível para conseguir bons resultados.

Com a demanda cada vez maior nessa área de marketing hoje em dia, entre as opções de carreira em marketing digital, essa é uma que vem atraindo cada vez mais profissionais e também  abrindo um ótimo mercado para os freelancers de redes sociais.

3 – Social CRM

O Social CRM é, basicamente, o casamento, bem sucedido, entre o BI e o Produtor de Conteúdo. A sigla CRM significa Customer Relationship Management – Gestão de Relacionamento com o Cliente, e refere-se a um conjunto de práticas, estratégias de negócio e tecnologias com foco no cliente

Desde pequenas empresas e Startups até médias e grandes organizações, podem utilizar para gerenciar e analisar as interações com os clientes, antecipar suas necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade e aumentar as vendas e a assertividades de suas campanhas de captação de novos clientes.

4 – User Experience

O papel do User Experience – Experiência do Usuário, dentro de uma equipe é identificar como pensa o usuário, traduzir para um conjunto de atributos composto por tecnologia, design, conteúdo e arquitetura da informação e alinhar tudo isso com o negócio.

Ou seja, é otimizar a experiência do usuário com a marca, produto ou serviço. O que se espera desse profissional é que seu trabalho seja capaz de otimizar a conversão.

5 – Business Intelligence

O Business Intelligence, também conhecido pela sigla BI, tem um papel importante em um negócio e, entre as opções de carreira em marketing digital, é uma ótima aposta.

Esse profissional é analítico, com bom raciocínio lógico, habilidades com números, planilhas, coleta, análise e manipulação de dados, ele constrói as informações e gera os insights que a área precisa para criar e\ou otimizar suas campanhas.

Tradicionalmente, profissionais da área de Exatas costumavam ocupar a posição de BI em uma empresa, mas isso está mudando, já que estas habilidades são cada vez mais requisitadas no perfil de um profissional de marketing digital.

Com o surgimento frequente de novas tecnologias e ferramentas, novos recursos de aprendizado também estão disponíveis para que profissionais de diversas áreas aprendam e se aperfeiçoem.

Sugerimos que para complementar as informações contidas nesta matéria, você acesse a nossa seção de artigos sobre Carreira em Marketing Digital, onde encontrará diversos artigos a respeito.

Com estas opções de carreira em marketing digital, acreditamos que você possa expandir o seu leque de alternativas e escolher a área que realmente mais lhe atrai. Mantenha-se atualizado assinando a Newsletter do Guia do Marketing.

Com informações de Adriele Oliveira no site Educa Mais Brasil

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