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Pequenas e médias empresas aumentam faturamento com marketing digital

Veja nesta matéria como as pequenas e médias empresas estão aumentando a sua exposição nos canais digitais e também o seu faturamento com técnicas de marketing digital

Pequenas e médias empresas aumentam faturamento com marketing digital

O marketing tradicional é o marketing como a maioria das pessoas conhece: realizado através de televisão, rádio, impressos, e canais offline de maneira geral.

Pode custar de milhões a preços mais acessíveis, e possui um alcance muito grande. Apesar de atingir um público amplo, esse tipo de publicidade exige um investimento alto, além de não ser mensurável ou assertivo.

Seu retorno nem sempre justifica os custos altos. Segundo a DemandMetric Marketing de conteúdo custa 62% menos que o marketing digital e gera em torno de 3 vezes mais leads.

O marketing digital mudou esse cenário: através de ferramentas mais assertivas e mensuráveis, muitas empresas têm aumentado seu faturamento investindo nele.

Apesar de suas vantagens, continua a ser deixado de lado, principalmente por pequenas e médias empresas, que costumam ter um orçamento limitado e um menor número de funcionários.

Porém, por essas mesmas razões, o marketing digital é uma ótima opção para sua estratégia de marketing. Em pesquisa, a HubSpot revela que um profissional que prioriza a utilização de blog tem 13 vezes mais chances de obter um retorno positivo.

Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas

O marketing digital para pequenas empresas continua sendo um dos grandes desafios para os empresários que ainda não têm uma presença ativa na Internet.

O marketing digital proporciona um grande alcance com custos muito mais acessíveis que o marketing tradicional. Além de ser uma opção mais em conta, também apresenta outras vantagens.

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1 – Segmentação

As ferramentas do marketing digital proporcionam a segmentação do público de um negócio: gênero, idade, interesses, entre outros. Os anúncios são exibidos apenas para o público-alvo de uma determinada campanha.

Por isso, o marketing digital é considerado mais assertivo: além de garantir maiores retornos, focar a publicidade em pessoas com o perfil adequado também torna o investimento mais barato.

Um exemplo de segmentação é a agência de publicidade DellGrappo, cujos esforços publicitários são focados em seu público: pequenas e médias empresas.

2 – Resultados Rápidos

As ações de marketing digital provocam reações instantâneas pois levam o público diretamente aos seus serviços, produtos, formulários ou qualquer que seja o objetivo da campanha de uma empresa.

3 – Ações Mensuráveis

As ferramentas do marketing digital possibilitam a métrica dos seus esforços. Isso significa que pequenos e médios empresários podem investir nele e saber exatamente quantas vendas, quantos leads, etc, o investimento vai render.

O Google Analytics, principal ferramenta de mensuração de resultados na área do marketing online nos possibilita verificar o resultado de cada uma das campanhas realizadas.

4 – Facilidade de Ajustes

A partir do acompanhamento das métricas de uma ação publicitária, é possível ajustá-la ou mesmo cancelá-la e evitar perdas

5 – Grande Alcance

Não há limites para o alcance de uma ação de marketing digital, como área de circulação ou horário de transmissão. Na rede, é possível determinar para quem os anúncios serão exibidos, como bairros, cidades e até mesmo países.

6 – Possibilidade de Compartilhamento

Se o conteúdo da ação publicitária for de qualidade, é possível que o público a compartilhe com amigos e conhecidos.

Ferramentas do Marketing Digital

O site é a presença virtual mínima de uma empresa, mas redes sociais, blogs, canais no YouTube e outros tipos de ferramentas de marketing digital, também são muito populares.

Entretanto, o que não se leva tanto em consideração por pessoas que estão começando no mundo do marketing digital é a importância das métricas.

É através das métricas que se analisa o resultado de uma ação publicitária, se ela apresenta os resultados esperados, ou precisa ser ajustada.

Essas métricas variam de acordo com as ações publicitárias realizadas, contemplando desde curtidas em perfis do Facebook e Instagram, até quantas ligações são feitas para o canal de vendas.

A agência de publicidade DellGrappo utiliza uma plataforma de relatórios online que possibilita ao pequeno e médio empresário acompanhar essas métricas em tempo real, via mobile ou desktop.

A ferramenta consegue gravar ligações respondidas, calcular quantos formulários foram preenchidos, e até mesmo traçar um perfil real do público-alvo, como seu gênero, localização, etc.

Tudo isso facilita o planejamento de ações cada vez mais assertivas e com melhores resultados.

Por que os pequenos e médios empresários não estão investindo no Marketing Digital?

Marcelo Bassani, diretor da DellGrappo, percebeu que quando pequenas e médias empresas investem em marketing digital, elas o fazem através da contratação de freelancers, como designers e redatores.

A grande maioria não tem um setor de marketing definido, embora a melhor agência de marketing digital esteja muitas vezes dentro da própria empresa, deixando seu planejamento de marketing digital nas mãos de amadores. Por isso, não obtêm resultados significativos e acabam considerando o marketing digital ineficiente.

Para buscar os melhores resultados, a empresa precisa separar as funções, deixar o marketing digital de lado é subestimar uma grande ferramenta de lucros.

“É sempre melhor se concentrar no que a empresa é boa e deixar a publicidade nas mãos de uma agência, além de produzir ações para o negócio do cliente, a agência vai fazê-lo de acordo com um planejamento de marketing digital que busca gerar resultados reais”, afirma Marcelo.

Mantenha-se atualizado sobre tudo que acontece no mercado de marketing digital assinando a Newsletter do Guia do Marketing.

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