Ícone do site Guia do Marketing

Pinterest apresenta crescimento expressivo

Pinterest apresenta crescimento expressivo

Pinterest apresenta crescimento expressivo

O Pinterest apresentou um crescimento expressivo no último trimestre e já coloca como objetivo estratégico, se transformar em uma grande vitrine das marcas nas redes sociais, rivalizando com o Instagram.

Os números da rede mostram a sua força e o seu crescimento em um cenário em que o Facebook e o Instagram passam por uma crise de credibilidade e popularidade.

O Pinterest é um dos 32 sites mais visitados do mundo, de acordo com a ferramenta Similar Web, uma referência em pesquisas estruturais de acessos e popularidade de sites.

A rede social recentemente divulgou seus dados trimestrais e de base de usuários ativos onde mostra que conta atualmente com 300 milhões de usuários ativos, ou seja, pessoas que entram no site todos os meses.

Este número revela um crescimento de 30% em relação ao trimestre anterior, o que em um mercado onde a disputa é tão acirrada, como o das redes sociais, é um destaque.

O número de usuários ativos por mês vem crescendo paulatinamente desde o segundo trimestre de 2018, quando registrou 231 milhões de usuários.

A performance da plataforma, aliada a uma série de ajustes, tem chamado a atenção de analistas de mídias sociais.

Os objetivos do Pinterest

Os números divulgados pela empresa são animadores e refletem um grande esforço no sentido de sua popularização.

Segundo Andrew Hutchinson, um dos especialistas do site Social Media Today, destacou os seguintes itens que merecem atenção do mercado:

Estes são passos muito importantes para uma rede social fundada há 10 anos com o objetivo de ser um site de compartilhamento de fotos, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar as imagens, em um formato intuitivo e simples.

Os desafios do Pinterest

O grande desafio do Pinterest é que o mercado de mídias sociais é extremamente disputado e a vida não é fácil para nenhuma delas.

Na lista dos 50 sites mais acessados do mundo, as redes sociais precisam lutar para conseguirem se manter relevantes para os usuários.

Na categoria mídias sociais, o YouTube lidera em número de acessos mensais, seguido pelo Facebook, Instagram e Twitter.

O crescimento do número de usuários cobrou um preço caro do Pinterest. O EBITDA ajustado – lucro antes de despesas como juros, impostos, depreciação e amortização, foi negativo em US$ 26 milhões.

Isso significa que a operação do Pinterest gastou mais dinheiro no trimestre do que arrecadou com receitas de vendas de visibilidade para as marcas, principalmente com investimentos em marketing.

Crescer em um cenário tão competitivo significa investir pesado. A pergunta que fica é: Até quando o Pinterest contará com a simpatia dos investidores dispostos a continuar injetando dinheiro na operação?

Uma pista sobre isso é que um número cada vez maior de analistas de marketing digital e mídias sociais vêm incluindo o Pinterest como item obrigatório em seu mix de marketing nas redes sociais.

Em um cenário onde as grandes redes sociais, como o Facebook e Instagram vêm passando por uma crise séria de credibilidade e principalmente sigilo de dados, parece que o Pinterest tem um bom espaço, caso não incida nos mesmos pecados.

Para ter acesso a todo o conteúdo que deu origem a esta matéria, clique aqui.

Mantenha-se atualizado sobre novidades sobre o Pinterest e outras redes sociais, assinando gratuitamente a nossa Newsletter.

Sair da versão mobile