Primeiro lugar garantido no Google não exite

Você acredita que alguém pode oferecer o primeiro lugar garantido no Google? Bem, se a sua resposta for sim, é melhor ler este artigo antes de contratar este serviço.

Como especialista nesta área, posso afirmar que qualquer propaganda que garanta o posicionamento de um site na primeira posição das páginas de respostas do Google, ou qualquer outro site de buscas, seja ela qual for, não passa de propaganda enganosa.

Qualquer profissional de SEO sério sabe disso, mas infelizmente, o público leigo desconhece esse fato e muitas vezes se deixa levar pelo canto da sereia e acaba até mesmo sendo banido do Google por prática de Black Hat e nem sabe disso.

A oferta do serviço não é absurda, o que é absurdo é a “garantia” de qualquer colocação, seja no Google ou qualquer outro buscador.

Um profissional ou empresa de consultoria em otimização de sites para ferramentas de busca pode garantir que empreenderá seus melhores esforços no sentido de conquistar a melhor colocação possível do site do cliente nas páginas de resposta dos buscadores, mas garantir o primeiro, segundo o terceiro lugar é um completo desatino.

Comprovando a fraude

O posicionamento orgânico é algo dinâmico e é fundamental manter um monitoramento contínuo, mesmo que você esteja em primeiro lugar no Google.

O site é avaliado periodicamente todo mês, e em função de sinais captados pelo buscador, vão ajustando o posicionamento das páginas na área de busca orgânica, para oferecer os melhores resultados para o que as pessoas procuram.

Para uma boa colocação em uma página de resultados do Google, existem dois aspectos que são levados em consideração, os fatores on page e os fatores off page.

Os fatores de SEO on page dependem única e exclusivamente da equipe de programação e desenvolvimento do site, pois dependem da estrutura de programação e até mesmo da forma de escrever, o Webwriting.

Isso está sob controle imediato de quem está desenvolvendo a otimização. O que foge ao controle de qualquer especialista em SEO, pelo menos em um primeiro momento, é justamente a questão dos fatores off page como popularidade do site e tempo de existência, por exemplo.

Os fatores de SEO offpage vão sendo ajustados com o passar do tempo e estão, de certa forma associados ao julgamento do público e do Google e Bing.

Na questão de construção de popularidade, por exemplo, depende muito da aceitação do público e do conteúdo do site ser considerado de relevância. Essa é a parte da estória que os vendedores de ilusões em SEO se “esquecem” de contar.

Já se vai muito longe o tempo em que SEO era apenas uma questão de inserir 300 palavras-chave na página e pronto. Hoje em dia, SEO é uma verdadeira ciência e por isso exige muita técnica e treinamento específico.

As posições nas ferramentas de busca são conseguidas com muito trabalho e manutenção da estratégia, portanto, não existe “fórmula mágica” que de uma hora para outra coloque você em uma boa posição nas páginas de respostas.

Portanto, essas ofertas milagrosas não possuem nenhum fundamento técnico ou garantia de sucesso. Fuja delas se não quiser perder dinheiro e tempo.

Garantia de primeiro lugar no Google

Evitando problemas e encontrando uma solução em SEO

Bem, como você já deve ter percebido, esta estória de primeiro lugar garantido no Google não passa de balela.

Para evitar problemas como por exemplo o do banimento no Google por práticas de Black Hat, o que acontece com certa freqüência nestes casos, você tem duas opções. A primeira é a contratação de uma equipe séria e confiável para fazer este tipo de trabalho.

Procure empresas e profissionais com tradição no ramo e resultados comprovados. Não é difícil de achar, pois o Brasil conta com excelentes profissionais nesta área.

A outra opção é treinar a sua equipe para o desenvolvimento dessa atividade na sua empresa, principalmente se o seu site ou loja virtual tem uma atualização constante de conteúdo.

Procure um curso de SEO e treine sua equipe para satisfazer essa demanda constante de otimização do seu site e conseguir colocá-lo na primeira página do Google.

Em resumo, não se deixe enganar por propostas tentadoras e “baratinhas” de uma boa colocação nas ferramentas de busca. Lembre-se que, primeiro lugar garantido, gente séria não oferece. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here