A psicologia do E-mail Marketing

A psicologia do e-mail marketing é uma das ferramentas que você precisa levar em consideração na hora de criar campanhas de alta conversão neste canal.

Campanhas de e-mail marketing podem desencadear uma resposta emocional de suas campanhas, partindo de princípios básicos de cognição.

A mente humana é um universo fantástico. Apesar de altamente misterioso, a logística de observação e diagrama de pensamentos que o cérebro é capaz de fazer, funciona a modo ilustrado, como um circuito recheado de sensores que conseguem captar diversas situações e resolvê-las naturalmente.

Imagine que os robôs mais sofisticados que vocês conheçam têm uma inteligência bastante trabalhada que não corresponde a 0,002% da capacidade mental humana.

A cognição de percepção gráfica-visual é um fator interessante, pois podemos conectar ideias com outras pessoas através de um compartilhamento simbólico, seja uma figura, música, qualquer outro fator que desperte atenção.

O principio do uso da psicologia no e-mail marketing vem do básico do homem moderno: temos tantas decisões a tomar em uma base diária que seria impossível para nós tomar uma decisão completamente formada e centrada para cada atividade, seja relacionada ou não.

Nisso o marketing nos ajuda, economizando tempo em pensar, sendo atraídos pelo magnetismo do consumismo e de demais fatores que nos levam a seguir/comprar/adquirir alguma coisa por intermédio de um veículo publicitário.

Pode até parecer um estudo complexo demais para ser aplicado a uma simples estratégia de e-mail marketing, mas na verdade não é.

Mais de 30 bilhões de e-mails são trocados diariamente e a caixa de entrada de alguém é uma ótima conexão para aplicar uma boa estratégia de marketing, pois está ali, no conforto do mundo pessoal de quem está vendo.

Você pode simplesmente abrir um e-mail e fazer um julgamento sobre ele, seja bom ou ruim.

O segredo está na resposta emocional naquele tempo limitado de um ou dois minutos que a pessoa clica e rola no conteúdo presente.

É nesse momento que você entra com a sua criatividade para trabalhar uma campanha que a prenda na página, uma boa linha de assunto, textos-âncora bem selecionados, imagens bem trabalhadas e toda a filosofia do design que envolve cores, tipografia e organização hierárquica da informação.

A resposta à leitura depende totalmente do conteúdo presente. Dependendo do grau, ela pode ser vista expressivamente.

Alguns processos cognitivos-imperceptíveis que funcionam e por isso devem ser incorporados ao processo de uso da psicologia no e-mail marketing.

1 – Linguagem apropriada

Antes de tudo, é necessário considerar a linguagem que você está usando, especialmente na linha do assunto usada em sua mensagem.

O sucesso desta chave é totalmente dependente de seus próprios destinatários, então uma linha de assunto eficiente é fundamental para o sucesso de um disparo.

2 – Cores

É importante considerar as cores e o estilo que você está usando em suas campanhas. Lembre-se que as cores podem te ajudar, pois acionarão respostas emocionais completamente diferentes estre os destinatários do seu mailling.

Por exemplo, um preto fosco pode ser visto como uma cor muito forte e fino e é associado com produtos de luxo.

Azul é visto como confiável e profissional, sendo usado em muitos casos por bancos ou instituições financeiras para transmitir essa mensagem.

As cores chamam atenção e facilitam a missão de entrar em contato com o seu público-alvo, e por isso, vale a pena prestar uma atenção especial a este detalhe na criação das suas campanhas.

3 – Imagens relevantes

Certifique-se que todas as imagens são claras, juntamente com todos os links. Se você estiver usando muitas imagens que não têm nenhuma influência sobre o conteúdo, nada irá funcionar.

Você já deve conhecer o público que você está tentando se conectar, assim fica mais fácil descobrir o que você acha que vai desencadear uma resposta emocional com eles, mas o mais importante é a técnica de testar tudo e, em seguida, testar novamente.

Embora existam regras gerais sobre as cores que irá funcionar melhor para diferentes públicos e que tipo de linguagem é a melhor forma de usar, a única maneira em que você vai realmente descobrir como seus destinatários se envolverão com o e-mail é tentar coisas diferentes e medir os resultados.

É recomendável que você realize testes A/B em e-mail marketing, para que os seus resultados sejam otimizados e filtrados cada vez mais, para diferentes públicos.

4 – Call to Action eficiente

Algumas dicas de email marketing acabam se tornando regras, e entre estas regras está a de usar sempre um Call to Action no fechamento da sua peça de e-mail.

A psicologia do e-mail marketing entra com tudo neste item, pois ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o internauta é passivo, e se você inserir um call to action para a ação que você deseja que o destinatário realize, você terá um aumento significativo em sua taxa de conversão.

Trabalhando com a psicologia no e-mail marketing, você conseguirá romper barreiras e montar campanhas muito mais eficientes. Mantenha-se atualizado para saber mais sobre e-mail marketing e marketing digital, assinando a Newsletter do Guia do Marketing.

Por Lucas Haas

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