Quanto vale uma boa posição no Google

O quanto vale uma boa posição no Google? Essa é uma pergunta que muita gente se faz, mas raramente se dedica a analisar com profundidade a questão.

No estágio atual dos negócios online, diversas estratégias de marketing digital são estudadas, analisadas e implantadas visando um aumento na visitação dos sites.

Temos um leque amplo que vai desde o bom e velho e-mail marketing, passando por SEO, links patrocinados, marketing de conteúdo, redes sociais e marketing de influência. São todas elas estratégias válidas e eficientes na geração de tráfego.

O Google é, sem sombra de dúvida, uma das principais fontes de tráfego qualificado para um site, loja virtual ou blog. O marketing de busca é fundamental em qualquer estratégia de marketing digital.

Por isso, é importante nesses casos, trabalhar muito bem a questão do marketing de busca, seja através da aplicação de técnicas de SEO ou links patrocinados, para conquistar posições de destaque nas páginas de resultados dos grandes buscadores.

Em termos de resultados, para a maioria dos setores, nada melhor do que estar entre os Top 10 do Google, ou seja, estar posicionado entre os dez primeiros lugares na área de resultados orgânicos dos grandes buscadores.

Mesmo assim, fica a pergunta: quanto vale uma boa posição no Google e por que você deveria concentrar seus esforços em se posicionar bem. Os motivos são vários.

Principais motivos para conquistar uma boa posição no Google

Em primeiro lugar, porque o posicionamento entre os Top 10 representa conseguir um grande volume de tráfego de visitantes com alto potencial de conversão de leads ou compras em seu site.

Isso ocorre porque os usuários de sites de busca estão a procura de seu produto e manifestaram por duas vezes esse interesse: ao digitar uma palavra-chave associada ao seu produto ou serviço e ao clicar no resumo da página apresentado pelo Google.

Além disso, investir em uma posição top 10 no Google significa um fluxo constante de visitantes a um custo praticamente zero, no que diz respeito à veiculação.

Para saber quanto vale uma boa posição no Google, e quanto isso representa em termos de economia basta levantar o custo médio por clique para as palavras-chave que estão sendo utilizadas, isso pode ser feito através do Google Ads, e multiplicar esse valor pelos milhares de cliques recebidos mensalmente através da busca orgânica.

Já para uma loja virtual que deseja saber quanto o Google transfere de receita, basta multiplicar o número de cliques recebidos através da busca orgânica pela taxa de conversão, que é a quantidade de visitantes que se tornam clientes.

Esse valor pode surpreender e, em alguns casos, representar mais de um terço do faturamento da loja.

Vale a pena lutar por ser Top 10 no Google

Tem fundamento então, o grande desejo de qualquer pessoas que deseje divulgar um negócio no Google, em aparecer na primeira página do Google, como top 10.

Melhor ainda seria aparecer como top 3, na dobra superior da página, de tal forma que o usuário possa clicar no resumo do site, o que chamamos tecnicamente de Snippet, sem ter que usar a barra de rolagem.

Melhor do que isso, é conseguir colocar um site em primeiro lugar do Google para a palavra-chave que você busca dominar nas páginas de respostas das pesquisas. É como Mastercard, não tem preço.

É claro que posicionar um página entre as Top 10 para uma palavra-chave com grande demanda não é uma tarefa totalmente fácil, mas pode-se dizer com segurança que é algo plenamente factível para qualquer site que apresente um conteúdo de qualidade e faz um bom uso das técnicas de SEO.

Ocorre que essa questão da qualidade é algo ainda nebuloso para muitos empreendedores e até consultores: para ser relevante, e consequentemente ser eleita para estar no topo dos resultados de busca, a página deve trazer valor para o usuário.

Por isso, qualquer ação de otimização de sites para ferramentas de busca deve, antes de mais nada,  procurar melhorar a usabilidade e a utilidade dessa página para o usuário.

A importância de uma boa colocação no Google

O Google utilizando critérios, como percentual de cliques, tempo de navegação, taxa de rejeição, entre outros, tem como estimar a receptividade dos usuários àquela página e usa essa informação para determinar o posicionamento nos resultados.

A otimização de sites também conhecida como SEO – Search Engine Optimization, é uma especialização do marketing digital e torna-se uma atividade cada vez mais importante à medida em que o marketing digital se desenvolve.

O empreendedor pode aprender as técnicas de otimização por meio de leitura ou cursos especializados em SEO e implementas as técnicas aprendidas em seu site, loja virtual ou blog. Outra opção, esta mais cara, é contratar um analista de SEO qualificado para fazer este serviço.

De qualquer modo, é fundamental conhecer a lógica de funcionamento do Google e ter isso como referência na fase de implantação do site ou no caso de qualquer alteração ou upgrade.

Conquistar os primeiros lugares no Google não é um vale tudo

É claro que todo mundo quer ser bem colocado no Google, mas você precisa saber que isso não é um vale tudo, pois se você não seguir as regras pode ate acabar tendo o seu site banido do Google.

Muitas empresas oferecem o serviço de primeiro lugar garantido no Google, o que não conseguem entregar, e pior ainda, podem prejudicar em muito o seu site ou loja virtual. Quer saber o por que? Porque utilizam técnicas de Black Hat, práticas condenadas pelo Google.

Para quem sabe quanto vale uma boa posição no Google, fugir desta armadilha é fundamental, pois a longo prazo seu site pode ser muito prejudicado.

Agora que você já sabe quanto vale uma boa posição no Google, o que acha de olhar com mais carinho para a sua estratégia de marketing de busca, e em especial, SEO? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

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