O que faz as pessoas clicarem em anúncios da Rede de Pesquisa?

Quem nunca se perguntou sobre os o que faz as pessoas clicarem em anúncios nas Rede de Pesquisa do Google e outros sites de busca que trabalham com links patrocinados? Praticamente todo mundo que trabalha na área.

O fato é que algumas pesquisas mostram que realmente há um motivo que faz com que estes anúncios sejam clicados, e entender este mecanismo é fundamental para se traçar uma boa estratégia de Links Patrocinados.

A maioria das pesquisas revela que os consumidores não estão cientes da diferença entre anúncios pagos, como Google Ads e Bing Ads, e os resultados orgânicos nos resultados de pesquisa. Mas e os consumidores que estão cientes e reconhecem os cliques nos anúncios? O que os faz clicar?

Uma nova pesquisa da empresa da consultoria Clutch começou a responder exatamente isso – no Google Ads, Bing Ads, YouTube e na Amazon.

Por que você deveria se importar com isso

Em uma pesquisa com 506 pessoas que disseram ter clicado em um anúncio de pesquisa paga no último mês, 75% disseram que os anúncios facilitam a localização das informações que estão procurando.

Essa é uma boa indicação de que essas pessoas acreditam que os anúncios são relevantes para suas pesquisas.

Qual a principal razão pela qual as pessoas disseram que clicam nos anúncios da rede de pesquisa? Que os anúncios responderam às suas perguntas.

Isso pode até parecer óbvio, mas é um bom lembrete, principalmente para os profissionais de links patrocinados, de que os anúncios devem ser relevantes para o que o a pessoas deseja encontrar.

Se estou pesquisando por “sopradores de neve à venda”, não estou procurando anúncios que exibam os modelos mais recentes ou recursos sofisticados. Eu quero ver palavras como “venda”, “negócio” ou “folga” nos anúncios.

Não é de surpreender que as pessoas também sejam levadas a clicar em anúncios que mencionam marcas com as quais já estão familiarizadas.

Vinte e seis por cento disseram que esse foi o motivo de terem clicado em anúncios da Rede de Pesquisa, e as marcas conhecidas são a principal razão pela qual as pessoas clicam nos anúncios de pesquisa do YouTube e da Amazon.

Isso ressalta a importância das estratégias voltadas para o Branding da marca e a construção de uma marca sólida nos canais digitais para maximizar seus investimentos em publicidade.

A divulgação de um negócio no Google envolve não apenas a ferramenta de links patrocinados, como também diversas outras dimensões do marketing digital.

Motivos que levam as pessoas a clicarem em anúncios no Google e outros buscadores
Resultado dos motivos que levam as pessoas a clicarem em anúncios no Google e outros buscadores como Bing

Mais dados sobre a pesquisa

Outros dados do levantamento sobre o que faz as pessoas clicarem em anúncios da Rede de Pesquisa nos ajudam a entender um pouco mais sobre este processo.

Segundo a pesquisa, 49% das pessoas disseram que clicam em anúncios de texto; 31% em anúncios do Google Shopping e 16% em anúncios em vídeo.

Outro dado curioso é que 77% dos entrevistados disseram estar confiantes de que podem reconhecer anúncios de pesquisa nos resultados, embora isso possa ser mais verdadeiro para anúncios de texto do Google do que outros formatos e plataformas.

Eles têm uma probabilidade significativamente maior de clicar em um anúncio no Google do que os outros mecanismos de que a Clutch perguntou. 63% disseram que clicariam em um anúncio do Google, enquanto apenas 15% disseram que clicariam em um anúncio na Amazon, 9% no YouTube e 6% no Bing.

É importante notar que essas estatísticas não refletem como as taxas de cliques provavelmente serão comparadas para anunciantes individuais.

Os resultados da pesquisa apontam para a clara necessidade de conectar a cópia do anúncio à consulta quando estamos trabalhando com links patrocinados, seja no Google ou em qualquer outro buscador. Isso não é novidade. O que está mudando é o papel do aprendizado de máquina na correspondência de consulta.

Mantenha-se informado sobre o que faz as pessoas clicarem em anúncios da Rede de Pesquisa e outros assuntos ligados a Links Patrocinados e marketing de busca, assinando a Newsletter do Guia do Marketing.

Por Ginny Marving no Search Engine Land

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