Sua empresa está preparada para as transformações do marketing digital?

Será que a sua empresa está preparada para as transformações do marketing digital? Você tem estrutura para encarar o desafio da migração do marketing convencional para o marketing online?

Essa é uma pergunta que muitos empresários têm feito ultimamente, em função do avanço dos canais digitais sobre um mercado que era restrito às mídias convencionais.

A adoção de tecnologia nos processos da maioria das empresas demonstra a evolução constante e rápida do marketing digital.

Um estudo da Forrest Research, mostra que 70% dos anunciantes devem empregar plataformas de dados para superar os gargalos de informação.

Isso acontece porque os dados isolados de clientes inibem comunicações multicanais eficazes, e por isso, as plataformas estão ganhando popularidade como uma forma de conectar as informações dos clientes em vários sistemas.

Além disso, outra previsão indica que, em 2019, mais de 20% das plataformas vão contar com tecnologias como inteligência artificial para ajudar os profissionais de marketing a dimensionar os esforços de personalização, conhecer melhor o usuário e assim poder entregar conteúdo de uma marca/empresa de forma mais objetiva.

Independentemente do avanço da tecnologia, a humanização será sempre um diferencial que não pode ser deixado de lado, mas, sim, incorporado nessa nova maneira de “conversar” com o cliente.

Neste processo, é fundamental se atentar a alguns pontos que, quando olhados de forma minuciosa e com certa cautela, permitem que a estratégia seja, de fato, a mais assertiva, para que a sua empresa esteja preparada para as transformações do marketing digital.

1 – Pessoas qualificadas

Para fazer a ponte entre os dados e desafios reais em toda jornada do cliente, é fundamental que seu time conte com pessoas qualificadas, com habilidades tanto para lidar com as tecnologias que estão à disposição, quanto para conversar com os clientes e oferecer o que buscam na hora certa. Um pequeno desvio na comunicação e um cliente pode ser perdido.

O perfil do profissional de marketing digital é multidisciplinar e exige tempo para que se possa ter um profissional realmente qualificado nesta área, por isso é importante começar esta qualificação desde já.

2 – Profissionais antenados

No marketing digital, o conceito de funil passa por uma transformação. Vemos cada vez mais a ascensão do formato de “Flywheel”, modelo onde o foco é 100% no atendimento do cliente.

Toda a experiência deve ser acompanhada e cada atividade durante seu percurso representa um insight e irá impactar nas demais ações, ajudando a desenhar uma estratégia toda a redor do cliente.

3 – Comunicação Real Time

O crescimento global do mercado de chatbots deverá ser a taxas anuais de 24% até 2025 segundo algumas pesquisas revelam. No Messenger do Facebook, por exemplo, eles estão se tornando cada vez mais comuns.

Conversar com o cliente sempre foi necessário para entender a demanda. E colocar o cliente no centro da estratégia exige o investimento em tecnologias de conversação como lives, SMS e Messenger.

Mas é importante sempre lembrar que o atendimento humanizado ainda é essencial em um dado momento da conversa para personalizar e contextualizar o envolvimento em várias escalas.

4 – Segurança

Por fim, mas não menos importante, é necessário enfatizar que com o alto volume de informações compartilhadas, as organizações devem trabalhar em conjunto com o departamento jurídico para avaliar suas próprias práticas de coleta, armazenamento e uso de dados, incluindo as maneiras como usam as ferramentas de marketing e vendas.

Apesar de ser uma medida interna, isso impacta diretamente na vida do seu cliente e é, com certeza, um diferencial enorme na hora de idealizá-lo e garantir que ele volte sempre.

E a sua empresa? Será que ela está preparada para as transformações do marketing digital? Mantenha-se atualizado sobre tudo o que acontece no universo do marketing digital assinando a nossa Newsletter.

Por Rodrigo Souto, gerente de marketing da HubSpot para o Brasil

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