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Tipos de Influenciadores Digitais

Veja neste artigo quais são os principais tipos de influenciadores digitais e saiba qual deles é mais apropriado para as suas ações em marketing de influência.

Tipos de Influenciadores Digitais

Embora muita gente ignores o fato, existem diversos tipos de Influenciadores Digitais, que em termos de estratégia de marketing fazem a diferença.

Este desconhecimento é compreensível, já que o marketing de influência, embora seja uma estratégia antiga, que remonta aos tempos das “blogueiras”, ainda é pouco claro para muitas empresas.

A uma primeira vista, parece que Digital Influencers são todos iguais, mas na verdade não é bem assim, e neste artigo vamos deixar isso bem claro.

Na hora de escolher um influenciador digital para as suas ações de marketing, você precisa levar em consideração o tipo de influenciador digital que você está contratando e também as necessidades específicas da empresa que o está contratando.

Cada influenciador constrói seu nome na Internet de forma diferenciada, em função do conhecimento e experiência que tem em sua área, seu talento ou então a sua imagem pessoal.

Para trabalhar com eles é necessário estar ciente destas questões, para determinar se eles se encaixam com os objetivos da sua marca.

Quais são os principais tipos de influenciadores digitais

Para ajudar você a identificar os diversos tipos de influenciadores digitais e saber qual deles é o mais adequado para a sua os seus objetivos, listamos abaixo suas características e aplicabilidade em campanhas de marketing digital.

1 – Celebridades

Este talvez seja o tipo de influenciador digital mais conhecido. Geralmente tiveram sua origem na Internet como personalidades digitais ou conquistaram a fama nas mídias convencionais.

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Em geral são cantores, atores, atletas ou então pessoas que conquistaram grande popularidade no mundo online.

Independentemente da sua popularidade online, as celebridades são os tipos de influenciadores que possuem uma grande audiência, verdadeira multidão de fãs, contados aos milhões.

O que pode parecer uma vantagem, na verdade, para algumas marcas, é uma grande desvantagem, pois um público muito genérico, com interesses e comportamentos variados.

Este tipo de influenciados é interessante para sua marca?

Se você quer alcance pra sua marca, então vale a pena contratar Celebridades, ou top celebridades, em sua estratégia de influenciadores. Mas saiba que o custo por isso será alto e você atingirá pessoas que não têm nada a ver com a sua Persona de Marketing.

2 – Autoridades

As Autoridades são referências em um determinado assunto, como moda, fitness games e outros. Seus conhecimentos nessas áreas os transformam em uma verdadeira Autoridade Digital.

Ele é respeitado dentro do segmento que atua e seus seguidores confiam muito nas suas opiniões, pois geralmente também fazem parte do grupo, falam a mesma língua e compartilham dos mesmos interesses e problemas.

Entre os diversos tipos de influenciadores digitais, estes estão entres o que mais precisam fazer jus à confiança que o público tem neles.

Só emitem opiniões, fazem avaliações e indicações se acreditarem que a marca é realmente boa para sua audiência.

Este tipo de influenciados é interessante para sua marca?

Embora as Autoridades não tenham tanto alcance quanto as celebridades, elas possuem grande relevância em sua área de influência. O que eles dizem é ouvido e respeitado pelo público, por isso podem melhorar a percepção da sua marca, principalmente nas ações de Branding.

3 – Analistas

Os tipos de influenciadores digitais

No caso dos Analistas, sua audiência foi conquistada em função do seu profundo conhecimento em uma determinada área e por isso costumam ter um público muito bem segmentado em decorrência de sua especialização.

Os Analistas são estudiosos que se dedicaram a alguma área do conhecimento específica, como tecnologia ou finanças, e os seus seguidores esperam receber dados, informações e reflexões valiosas sobre o segmento em que atuam.

Em suas publicações eles colocam em jogo a sua credibilidade e por isso buscam por marcas que compartilham de sua cultura e valores, que possam oferecer conteúdo que tenha relevância direta para seu público.

Este tipo de influenciados é interessante para sua marca?

O Analista pode ajudar em suas ações de marketing se você quiser atingir um público muito bem segmentado, focando na área de atuação do influenciador, não exatamente no alcance de suas publicações nas redes sociais. A marca será associada a uma pessoa de altíssima credibilidade no seu segmento.

4 – Marca Pessoal

Entre os tipos de influenciadores digitais mais comuns, estes são extremamente focados na reputação da sua marca pessoal que conseguiram construir no ambiente online ou até mesmo fora dele.

Por isso, talvez sejam os que mais tomam cuidado para manter esta reputação impecável pois a construção de uma marca pessoal de impacto pode ser demorada, mas a sua ruína pode ser muito rápida.

Estes influenciadores selecionam muito bem as marcas com quem fazem parcerias, precisam ser de mão dupla, ou seja, a ação precisa

São muito cuidadosos ao fazer parcerias com marcas, pois ao comentarem sobre algum produto ou serviço, precisam, além de trazer um benefício para a própria empresa, gerar também retorno para sua imagem pessoal.

Esse retorno pode se dar pelo aumento do seu número de seguidores ou pela geração de exposição nas mídias tradicionais.

Este tipo de influenciados é interessante para sua marca?

Estes são influenciadores que além de um grande alcance, também costumam ter uma capacidade de engajamento junto a audiência muito forte, o que pode ajudar em muito a conversão em vendas das suas ações. São extremamente criteriosos na escolha de seus parceiros e costumam ter um valor elevado para suas publicações.

5 – Ativistas

Os Ativistas são influenciadores geralmente ligados a causas sociais e humanitárias, que levantam bandeiras nestas áreas.

Eles têm um propósito maior, que é o de mudar o mundo e divulgar valores que consideram corretos.

O líder de causas tem uma facilidade muito grande de conquistar seguidores para suas mídias sociais por falar sobre assuntos nesta área, para um público que acredita nos mesmos ideais.

Quando os Ativistas fazem parcerias, têm como ponto fundamental a necessidade dos valores da marca estarem perfeitamente alinhados com as causas que defendem, para que a ação de marketing não entre em conflito com seus ideais.

Este tipo de influenciados é interessante para sua marca?

Entre os diversos tipos de influenciadores digitais, este talvez seja o de maior poder de engajamento com seus seguidores, pelo simples fato de estarem muito conectados em função de uma causa em comum. São bastante interessantes para as marcas que desejam divulgar suas ações relativas a determinadas causas sociais e humanitárias.

Tipos de influenciadores digitais

6 – Público Interno

Este é completamente diferente dos outros tipos de influenciadores digitais, pois ao invés de acontecerem na Internet para depois as marcas os procurarem, são as próprias marcas que incentivam e apoiam a sua influência.

Geralmente o influenciador de Público Interno é um funcionário da própria empresa que funciona como um porta voz da marca, divulgando seus valores, crenças, produtos, serviços e participação em eventos.

Este tipo de influenciados é interessante para sua marca?

Certamente sim. Um dos benefícios do marketing de influência é justamente trazer a união do público que se quer atingir em torno de uma marca, e nada melhor do que ter um representante digital da empresa para gerar coesão entre seus colaboradores, transformando-os também em verdadeiros advogados da marca.

O Marketing de Influência exige muito cuidado na hora de escolhermos um influenciador digital para fazer parte de uma determinada ação.

Uma escolha errada pode acabar sendo um grande tiro no pé, gerando até mesmo situações de crise nas mídias sociais.

Agora que você já conhece os principais tipos de influenciadores digitais, na hora de escolher alguém para suas ações de marketing de influência, terá mais subsídios para tomas sua decisão. Mantenha-se em dia sobre marketing de influência, assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

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