Tipos de tráfego que aumentam as visitas de um site

Hoje vamos falar sobre os três tipos de tráfego que aumentam as visitas de um site e consequentemente, geram mais negócios para a sua empresa.

É muito comum entre os iniciantes em marketing digital, acharem que tráfego é tráfego e tanto faz de onde ele vem, mas a coisa não é bem assim.

Tráfegos de diferentes canais possuem características diferentes e principalmente, custos e resultados diferentes.

Por isso, se você está querendo divulgar uma empresa na Internet, é importante conhecer os principais canais para geração de tráfego e suas características.

Os principais tipos de tráfego que aumentam as visitas de um site

Vamos ver abaixo quais são as principais fontes de geração de tráfego para um site e suas características, para que na hora de você montar uma estratégia de marketing digital, você possa focar no tráfego mais adequado e com melhor relação custo/benefício para o seu caso.

1 – Tráfego orgânico de ferramentas de busca

O marketing de busca, uma das principais dimensões do marketing digital, tem como objetivo, destacar as páginas do seu site nas pesquisas feitas nos grandes buscadores, como o Google.

Neta dimensão, contamos com duas áreas, a do tráfego orgânico, resultados espontâneos nas páginas de respostas dos buscadores, e os resultados pagos, também conhecido como resultado de links patrocinados.

O tráfego orgânico é o mais conhecido e também um dos mais difíceis de conquistar, pois ele exige que seu site esteja bem posicionado no Google ou em outros mecanismos de buscas.

Para isso o algoritmo do Google deve entender que o site em questão é relevante para determinada busca, atualmente é bem difícil conquistar as primeiras posições nos resultados de pesquisa e conseguir um grande volume de tráfego orgânico.

Isso pode ser alcançado através das técnicas de SEO – Search Engine Optimization, um conjunto de ferramentas e otimizações no site e nas páginas que são feitas para melhorar a pontuação e relevância do website nas páginas de respostas dos grandes buscadores.

É importante ressaltar que o trabalho de SEO não é algo que se faça uma única vez e pronto. Este é um trabalho contínuo que deve ser revisto e aprimorado periodicamente.

Outro ponto a ser levado em consideração é que esta é uma técnica que exige um certo tempo de maturação, ou seja, traz resultados a médio e longo prazo.

2 – Tráfego Pago

O segundo colocado em nossa lista sobre tipos de tráfego que aumentam as visitas de um site é a mídia paga.

Este é um dos canais de tráfego mais conhecidos do marketing digital, que quando bem feito pode gerar resultados incríveis.

Tráfego pago é aquele que tem origem em anúncios, seja utilizando Facebook Ads, Instagram Ads, Google Ads, ou outras ferramentas de marketing digital disponíveis no mercado.

Pode-se dizer que o tráfego pago é aquele que precisa de um investimento para aparecer em determinados canais, sejam páginas de pesquisas, inserido em conteúdos ou em mídias sociais.

Por exemplo: Ao pagar para anunciar no Google Ads você tem a chance de imprimir seu anúncio nas primeiras posições de pesquisa do Google ou então em sites associados que trabalham com o programa Google AdSense.

Algumas ferramentas de tráfego pago são:

  • Google Ads
  • Facebook Ads
  • Instagram Ads
  • Twitter Ads
  • LinkedIn Ads
  • Taboola
  • Outbrain

Para gerar um tráfego pago de qualidade é necessária uma configuração tecnicamente perfeita das campanhas, pois caso você não faça corretamente, poderá estar gerando um tráfego não qualificado para o seu site, ou seja, pessoas que não tem interesse no seu produto ou serviço.

Gerar acessos para o seu site é importante, mas inda mais importante é atrair tráfego qualificado, ou seja, com elevado potencial de conversão para o seu site.

Tipo de tráfego que aumenta as visitas de um site

3 – Tráfego Social

Dependendo do setor de atuação da marca, um dos tipos de que aumentam as visitas de um site sensivelmente, é o que vem das redes sociais, de forma orgânica, ou seja, sem pagamento de qualquer valor para o impulsionamento de alcance.

Ao divulgar algum conteúdo, ou seu produto ou serviço no Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn, seja qual for a rede, a origem desse tráfego será contabilizada como social em ferramentas como o Google Analytics.

Atualmente algumas plataformas tem diminuído o alcance orgânico das publicações nas redes sociais, dessa forma tem ficado muito difícil alcançar novos potenciais clientes, para gerar mais tráfego para seu site.

Por isso, é necessário aliar as redes sociais aos anúncios, gerando assim tráfego pago, veiculando anúncios nas redes sociais, atingindo mais pessoas e não apenas os seguidores da página.

Agora que você já conhece os tipos de tráfego que aumentam as visitas de um site, organizar sua estratégia de marketing digital poderá ser muito melhor direcionada. Mantenha-se atualizado sobre tudo o que acontece no marketing digital, assinando a nossa Newsletter.

Alex W. Lopes, mídia da agência de publicidade Yard

2 Comentários

  1. Muito bom o seu artigo sobre os tipo de tráfego que podem aumentar as visitas de um site. O pessoal acha que é só trazer tráfego e pronto, mas não é bem assim. Precisa, como vocês disseram, ser um tráfego qualificado.

    • Olá Flávia

      Agradecemos bastante o seu feedback e aproveitamos para dizer que você está coberta de razão. O melhor tráfego para um site é aquele que realmente converte e não qualquer tipo de tráfego.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here