Vídeos geram mais engajamento no Instagram

Uma recente pesquisa mostrou que os vídeos geram mais engajamento no Instagram, confirmando a percepção de quem trabalha na área, de que este seria o formato ideal para as publicações nesta rede social.

Um estudo sobre engajamento no Instagram descobriu que as postagens em vídeo recebem duas vezes mais engajamento do que outros formatos de publicação disponíveis nesta rede, como Imagens, Stories e IGTV.

O estudo também revela quantos seguidores a maioria dos usuários do Instagram tem em seus perfis, e a média de quantos deles curtem cada publicação dos perfis que seguem.

Os dados foram compilados pela empresa HubSpot e Mention depois de analisar 48.065.694 postagens no Instagram de 306.278 dos principais usuários.

O resultado, como dito anteriormente, é que os vídeos geram maior engajamento no Instagram, e por isso mesmo, devem ocupar lugar de destaque em termos de conteúdo para este canal.

Mais de 80% das empresas consideram o engajamento a métrica mais importante, o que torna esse estudo particularmente relevante para os profissionais de marketing.

Aos poucos o mercado e as empresas vão abandonando as métricas da vaidade, como número de seguidores pura e simplesmente, e se concentram em indicadores de performance, como o engajamento de publicações e engajamento total do perfil.

Engajamento no Instagram

Com base na pesquisa, vejamos alguns pontos bastante interessantes sobre o grau de engajamento no Instagram revelados em seu relatório final.

1 – Curtidas e Comentários no Instagram

A média de posts no Instagram recebe 5.963 curtidas, um dado que a própria pesquisa afirma estar sensivelmente distorcido em função do número elevado de curtidas que os perfis mais relevantes, como os dos influenciadores digitais no Instagram.

O número real médio de curtidas está mais próximo de 100, o que sugere que 50% dos usuários recebem menos de 100 curtidas pela postagem média.

Os vídeos geram maior engajamento no Instagram, recebendo um número sensivelmente maior de curtidas, e são o formato que vem apresentando maior taxa de crescimento, ano após ano.

Só para você ter uma ideia desta diferença entre o engajamento com vídeos, a pesquisa aponta que uma postagem normal, no formato de imagem, recebe em média 100,34 comentários.

Enquanto isso, as postagens em vídeo no Instagram, recebem uma média de 150 comentários, embora isso seja distorcido pelo número médio de comentários em vídeos virais.

O número médio de comentários por vídeo é quatro, o que significa que mais de 50% do total de usuários recebem menos de quatro comentários por postagem em vídeo.

Isso indica que muita gente ainda não domina as técnicas corretas para publicação deste tipo de conteúdo no Instagram, pois ou não estão empolgando a audiência ou então não possuem um call to action que incentive as curtidas.

2 – Uso de Hashtags

Outro ponto interessante revelado pela pesquisa, foi em relação ao impacto do uso das Hastags na taxa de engajamento das publicações no Instagram.

A postagem média do Instagram contém pelo menos uma hashtag. Usar mais hashtags na verdade diminui a taxa média de engajamento. Por isso, é recomendável não abusar das hashtags e se concentrar em algo como cinco por post.

Em nosso curso de Instagram, fazemos questão de deixar claro que o que importa em termos de hashtags é a relevância e não a quantidade. Essa história de achar que quanto mais hashtags melhor, é mais um dos mitos sobre o Instagram, como a pesquisa acabou de mostrar.

3 – Número de Seguidores

Outro dado interessante diz respeito ao número de seguidores de cada perfil. De acordo com os dados, 46,6% dos usuários do Instagram têm menos de 1.000 seguidores. Cerca de 33,5% dos usuários têm entre 1.000-10.000 seguidores.

Apenas 9,8% dos perfis no Instagram possuem entre 10.000 e 50.000 e 2,7% têm entre 50.000 e 100.000 seguidores.

É claro que ganhar seguidores no Instagram é importante, mas as marcas devem mesmo se concentrar em conseguir seguidores que façam sentido em termos de estratégia de marketing no Instagram. Também neste quesito, quantidade não quer dizer qualidade.

Seguidores que não geram engajamento, podem até mesmo prejudicar a relevância do perfil, uma vez que o algoritmo do Instagram usa esta métrica como parâmetro para determinar quais são os perfis mais importantes da rede.

Para ter acesso completo e mais dados sobre o envolvimento do Instagram, baixe o PDF completo da pesquisa clicando aqui.

Já há algum tempo temos a percepção de que entre as publicações que geram mais engajamento no Instagram, os vídeos ocupavam uma posição de destaque, mas esta pesquisa traz os números que comprovam esta questão.

Como os vídeos geram maior engajamento no Instagram, se em sua estratégia eles ainda não são prioridade, é hora de repensar o seu planejamento. Mantenha-se atualizado com as notícias de marketing digital mais importantes, assinando a nossa Newsletter.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here