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Como Escolher a Melhor Estratégia de Marketing Digital

Como escolher a melhor estratégia de marketing digital

Como escolher a melhor estratégia de marketing digital

Como escolher a melhor estratégia de marketing digital

Saber como escolher a melhor estratégia de marketing digital é para muitas empresas o principal obstáculo para ter uma presença mais ativa no mundo online.

A relação entre empresas e consumidores é constantemente alterada pelo uso de novas tecnologias.

Ainda assim, boa parte das empresas brasileiras ainda não sabe lidar com a importância de suas ações dentro das mídias digitais, já que 56,4% das empresas investem menos de 20% do orçamento em marketing digital.

A informação é vinculada a um estudo feito com 1.024 empresas brasileiras através da Web Estratégica, consultoria de marketing visada para o mundo digital e suas possibilidades de negócios.

Segundo dados da pesquisa, o principal desafio para mais da metade das empresas é  saber como escolher uma estratégia de marketing digital e identificar identificar quais são as mais promissoras para divulgação de negócios pela internet.

Empresas encontram maiores dificuldades

Investir em produção de conteúdo com um forte apoio de técnicas de SEO – Otimização de Sites Para Ferramenta de Busca, é uma iniciativa que visa a melhorar o posicionamento orgânico no Google , e foi considerada como a ferramenta que mais gera resultado por 34,2% das empresas.

Por outro lado, a gestão de redes sociais ficou com o segundo lugar da lista, indicada por cerca de 24% das empresas como sendo uma estratégia mais eficiente para as organizações.

Entre as redes sociais que trabalham com anúncios, o Facebook Ads ficou em primeiro lugar com os melhores resultados em 18% dos negócios.

Realizar investimentos na área de Marketing Digital também é novidade para a maior parte das empresas brasileiras: 47,6% delas investem nesse tipo de ação há cerca de apenas um ano; 20,5% investem mais nos canais digitais há cerca de 2 a 4 anos, enquanto que apenas 13% destinam uma quantia considerável de verba para canais digitais há um período que varia de 1 a 3 anos.

A ausência de maiores investimentos no segmento de marketing digital é o que impede as empresas de desfrutarem todo o seu potencial com propagandas realizadas na internet.

Ainda de acordo com a pesquisa, para 57% das empresas, as ações de marketing online são responsáveis por cerca de 10% a 20% das vendas.

Para 13% das companhias, aquelas mais estruturadas em termos de marketing digital, esse número é ainda maior, girando em torno de 20% a 30% do faturamento.

A falta de um de profissional de marketing digital também dificulta para as empresas a solução do problema de como escolher a melhor estratégia de marketing digital. A pesquisa mostra que quase 18% delas não contam com nenhum profissional que esteja dedicado à função.

Uma boa parte das empresas analisadas já conseguem visualizar a necessidade de terem uma equipe própria de marketing digital e 64% delas contam com times internos que variam de uma a três pessoas. Já as demais contrataram mais de três profissionais para se dedicarem exclusivamente ao setor.

Como você pode ver pelos dados apresentados, é nítida a preocupação em relação ao marketing digital para pequenas e médias empresas, e uma tendência que já vem se desenhando, é a de que elas começam a dar preferência a equipe própria ao invés da contratação de agências para cuidar desta parte.

As empresas precisam fazer um investimento maior em marketing digital

Os resultados da pesquisa mostram que muitas empresas gostam de seguir tendências, porém, não procuram, realmente, estudar para que serve cada uma das dimensões e técnicas do marketing digital e em que situação devem ser aplicadas.

O dos grandes problemas está justamente aí: como escolher a melhor estratégia de marketing digital se você nem ao menos sabe como elas funcionam, para que tipo de público são mais eficientes e qual deles poe trazer o melhor resultado?

Para Alberto Valle, diretor da Academia do Marketing, escola especializada em cursos de marketing digital, esses dados batem com o que sua equipe vem constatando no mercado.

“Muitos dos participantes dos nossos treinamentos são gestores interessados em conhecer mais detalhadamente as técnicas e ferramentas do marketing digital, para terem condições de gerenciarem a implementação destas estratégias em suas empresas” afirmou o consultor.

Isso nos remete a um outro dado impressionante captado pela pesquisa, referente à frequência em que é realizado o acompanhamento de métricas, o que infelizmente é prática comum nas empresas.

Apenas 18% das empresas pesquisadas afirmaram fazer um acompanhamento diário de suas métricas e KPIs. Perguntamos mais uma vez: Como escolher a melhor estratégia de marketing digital, se você nem sabe o quanto cada uma delas está trazendo de resultado?

Principais objetivos das empresas no marketing digital

Para a grande maioria das empresas, 60,8% das que participaram da pesquisa, o principal objetivo do marketing digital é ampliar as vendas de seus produtos e serviços, enquanto que 22,3% acredita na exposição da marca ou produto.

Ainda que seja essencial para as empresas, o marketing digital ainda precisa atravessar vários obstáculos até ser compreendido pelas organizações, já que muitas ainda não sabem a definição de seu objetivo.

Segundo Daniel Imamura, CEO de uma consultoria de marketing digital de São Paulo, a falta de conhecimento sobre marketing digital por parte dos gestores é um dos principais obstáculos na maioria das empresas.

Publicar releases por meio de um divulgador de notícias é investimento certeiro para empresas

Uma estratégia que pode ser adotada no ambiente online é se utilizar de um divulgador de notícias onde é possível publicar releases e outros materiais que sejam do interesse dos internautas e, assim, chegar até o conhecimento do público-alvo almejado.

E você? Saberia como escolher a melhor estratégia de marketing digital para sua empresa? Deixe o seu comentário e assine a nossa Newsletter.

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