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O que é EdgeRank do Facebook e qual sua importância

O que é EdgeRank

O que é EdgeRank

O que é EdgeRank do Facebook e qual sua importância

Para ter sucesso em Facebook Marketing, saber o que é EdgeRank é fundamental, pois esse índice afeta diversos fatores da sua estratégia, como o alcance de suas publicações e relevância da sua página.

Para quem ainda não conhece, o Edge Rank é o algoritmo usado pelo Facebook para determinar qual o alcance que as publicações de uma Fan Page terão em função do histórico do conteúdo publicado na página e da interação gerada por eles.

Saber o que é EdgeRank é importante, pois ele é o critério usado para avaliar tudo que é publicado em uma Fan Page e o impacto que esse conteúdo teve sobre a base de fãs da página.

É baseado neste indicador, por exemplo, que o Facebook determina o que será ou não ser exibido para cada usuário, de forma orgânica, ou seja, sem o pagamento de qualquer valor para impulsionar a publicação, no Feed de Notícias dos fãs da página.

Através do EdgeRank, cada publicação e atualização de status recebe uma pontuação que irá determinar se é relevante ou não para rede, qual será o seu grau de exposição e consequentemente, alcance.

Se a pontuação é baixa, o alcance orgânico da publicação será restrito. De maneira contrária, quanto maior for o Edgerank, maior será a distribuição da publicação e consequentemente, maior será o seu alcance.

Podemos dizer que o Edge Rank funciona como um verdadeiro termômetro das publicações e interações feitas em uma página.

Esse conceito é tão importante que em nosso Curso de Facebook Marketing dedicamos um módulo inteiro à sua discussão e análise, pois compreender seu funcionamento é fundamental para para o sucesso no Facebook Marketing.

Entendendo a distribuição das publicações no Facebook

Para entender corretamente o que é EdgeRank, é necessário antes de tudo entender como o Facebook distribui as publicações feitas em sua Página de Fãs e qual o impacto dele na estratégia de marketing que você irá adotar neste canal.

O fato de você fazer uma publicação em sua página, não significa que ela será exibida para todos os seus fãs. É o EdgeRank  que determina quais as mensagens que serão mostradas, e a quem serão mostradas no Feed de Notícias.

É por este motivo que o EdgeRank é considerado o mais importante indicador de qualquer atividade referente a Facebook Marketing. Fazendo uma analogia com o Google, podemos afirmar que o EdgeRank está para o Facebook assim como o Page Rank está para o Google.

Agora que você já tem uma boa noção sobre o que é EdgeRank e seu impacto nas ações de marketing digital no Facebook, é bem provável que esteja curioso para saber qual é o seu, correto?

Bem, infelizmente o Facebook não informa o valor deste indicador, mas existem alguns serviços como o EdgeRank Checker do site Socialbacker, que podem lhe fornecer essa informação.

Como é calculado o EdgeRank do Facebook

Na imagem abaixo temos a fórmula de cálculo do EdgeRank. Embora possa parecer complicado inicialmente, a fórmula não é tão difícil de entender, pois não envolve tanta matemática assim. O cálculo do EdgeRank leva em consideração basicamente três fatores.

O importante, é assimilar o conceito de cada variável para que você possa moldar seu conteúdo de forma a conseguir o maior EdgeRank possível e com isso possibilitar um maior alcance para suas publicações no Facebook.

O cálculo do EdgeRank é feito baseado em três parâmetros chave:

Fator Afinidade

O Fator Afinidade é o que determina o grau de interações anteriores entre o fã e a página. O EdgeRank leva em consideração, na hora de exibir organicamente uma publicação em um determinado perfil, a quantidade e qualidade das interações anteriores entre o perfil e a página em questão.

Os perfis que possuem um histórico de interações, curtem e comentam fotos e vídeos que uma página publica, terão maior possibilidade de terem as publicações da página exibidas em seu timeline, já que pelo histórico, o EdgeRank entende que as publicações daquela página agradam ao perfil.

Fator Relevância

O Fator Relevância é calculado através do número e tipo de interações dos fãs com o conteúdo publicado. Publicações que recebem um elevado número de interações tem seu alcance aumentado e maior exposição orgânica.

Por experiência, sabemos que o formato das publicações influencia nesse comportamento, portanto, publicações onde as pessoas visualizam fotos e vídeos, tendem a ter maior relevância, e consequentemente um EdgeRank maior, seguidos de links e textos.

Fator Decaimento

Uma das principais preocupações do Facebook é a constante atualização de conteúdo e através do Fator Decaimento do EdgeRank, a rede estimula as páginas a estarem continuamente publicando novas atualizações.

Por isso, é de se compreender que o EdgeRank leve em consideração e dê maior peso a publicações mais recentes, dando-as maior exposição orgânica e consequentemente atribuindo-as um valor maior.

Com essas diretrizes, já podemos ter uma ideia do tipo de conteúdo que produzirá um EdgeRank maior e consequentemente trará um maior prestígio para sua página ou perfil nesta rede social.

Não se trata de “postar para o Facebook” e não para os seus leitores, como já está sendo discutido em algumas rodas. Trata-se de gerar conteúdo que seja relevante para os seus amigos ou fãs um elemento fundamental em qualquer estratégia de marketing no Facebook e outras redes sociais.

O EdgeRank simplesmente qualifica o conteúdo em função do que é mais interessante para os usuários do Facebook, e portanto, você deve ter um conteúdo que se encaixe nesse perfil, caso contrário, sua atuação não terá o impacto que se espera.

Agora que você já sabe o que é EdgeRank e tem um boa ideia de como ele funciona, talvez fosse bom você rever sua estratégia de conteúdo para ver se esse parâmetro tem sido levado em consideração. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

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