fbpx

O que é EdgeRank do Facebook e qual sua importância

Veja neste artigo o que é EdgeRank, o algoritmo de relevância do Facebook e como ele influencia o alcance das suas publicações.

O que é EdgeRank do Facebook e qual sua importância

Para ter sucesso em Facebook Marketing, saber o que é EdgeRank é fundamental, pois esse índice afeta diversos fatores da sua estratégia, como o alcance de suas publicações e relevância da sua página.

Para quem ainda não conhece, o Edge Rank é o algoritmo usado pelo Facebook para determinar qual o alcance que as publicações de uma Fan Page terão em função do histórico do conteúdo publicado na página e da interação gerada por eles.

Saber o que é EdgeRank é importante, pois ele é o critério usado para avaliar tudo que é publicado em uma Fan Page e o impacto que esse conteúdo teve sobre a base de fãs da página.

É baseado neste indicador, por exemplo, que o Facebook determina o que será ou não ser exibido para cada usuário, de forma orgânica, ou seja, sem o pagamento de qualquer valor para impulsionar a publicação, no Feed de Notícias dos fãs da página.

Através do EdgeRank, cada publicação e atualização de status recebe uma pontuação que irá determinar se é relevante ou não para rede, qual será o seu grau de exposição e consequentemente, alcance.

Se a pontuação é baixa, o alcance orgânico da publicação será restrito. De maneira contrária, quanto maior for o Edgerank, maior será a distribuição da publicação e consequentemente, maior será o seu alcance.

Podemos dizer que o Edge Rank funciona como um verdadeiro termômetro das publicações e interações feitas em uma página.

Esse conceito é tão importante que em nosso Curso de Facebook Marketing dedicamos um módulo inteiro à sua discussão e análise, pois compreender seu funcionamento é fundamental para para o sucesso no Facebook Marketing.

Entendendo a distribuição das publicações no Facebook

Para entender corretamente o que é EdgeRank, é necessário antes de tudo entender como o Facebook distribui as publicações feitas em sua Página de Fãs e qual o impacto dele na estratégia de marketing que você irá adotar neste canal.

O fato de você fazer uma publicação em sua página, não significa que ela será exibida para todos os seus fãs. É o EdgeRank  que determina quais as mensagens que serão mostradas, e a quem serão mostradas no Feed de Notícias.

É por este motivo que o EdgeRank é considerado o mais importante indicador de qualquer atividade referente a Facebook Marketing. Fazendo uma analogia com o Google, podemos afirmar que o EdgeRank está para o Facebook assim como o Page Rank está para o Google.

Agora que você já tem uma boa noção sobre o que é EdgeRank e seu impacto nas ações de marketing digital no Facebook, é bem provável que esteja curioso para saber qual é o seu, correto?

Bem, infelizmente o Facebook não informa o valor deste indicador, mas existem alguns serviços como o EdgeRank Checker do site Socialbacker, que podem lhe fornecer essa informação.

Como é calculado o EdgeRank do Facebook

Na imagem abaixo temos a fórmula de cálculo do EdgeRank. Embora possa parecer complicado inicialmente, a fórmula não é tão difícil de entender, pois não envolve tanta matemática assim. O cálculo do EdgeRank leva em consideração basicamente três fatores.

Facebook EdgeRank

O importante, é assimilar o conceito de cada variável para que você possa moldar seu conteúdo de forma a conseguir o maior EdgeRank possível e com isso possibilitar um maior alcance para suas publicações no Facebook.

O cálculo do EdgeRank é feito baseado em três parâmetros chave:

Fator Afinidade

O Fator Afinidade é o que determina o grau de interações anteriores entre o fã e a página. O EdgeRank leva em consideração, na hora de exibir organicamente uma publicação em um determinado perfil, a quantidade e qualidade das interações anteriores entre o perfil e a página em questão.

Os perfis que possuem um histórico de interações, curtem e comentam fotos e vídeos que uma página publica, terão maior possibilidade de terem as publicações da página exibidas em seu timeline, já que pelo histórico, o EdgeRank entende que as publicações daquela página agradam ao perfil.

Fator Relevância

O Fator Relevância é calculado através do número e tipo de interações dos fãs com o conteúdo publicado. Publicações que recebem um elevado número de interações tem seu alcance aumentado e maior exposição orgânica.

Por experiência, sabemos que o formato das publicações influencia nesse comportamento, portanto, publicações onde as pessoas visualizam fotos e vídeos, tendem a ter maior relevância, e consequentemente um EdgeRank maior, seguidos de links e textos.

Fator Decaimento

Uma das principais preocupações do Facebook é a constante atualização de conteúdo e através do Fator Decaimento do EdgeRank, a rede estimula as páginas a estarem continuamente publicando novas atualizações.

Por isso, é de se compreender que o EdgeRank leve em consideração e dê maior peso a publicações mais recentes, dando-as maior exposição orgânica e consequentemente atribuindo-as um valor maior.

Com essas diretrizes, já podemos ter uma ideia do tipo de conteúdo que produzirá um EdgeRank maior e consequentemente trará um maior prestígio para sua página ou perfil nesta rede social.

Não se trata de “postar para o Facebook” e não para os seus leitores, como já está sendo discutido em algumas rodas. Trata-se de gerar conteúdo que seja relevante para os seus amigos ou fãs um elemento fundamental em qualquer estratégia de marketing no Facebook e outras redes sociais.

O EdgeRank simplesmente qualifica o conteúdo em função do que é mais interessante para os usuários do Facebook, e portanto, você deve ter um conteúdo que se encaixe nesse perfil, caso contrário, sua atuação não terá o impacto que se espera.

Agora que você já sabe o que é EdgeRank e tem um boa ideia de como ele funciona, talvez fosse bom você rever sua estratégia de conteúdo para ver se esse parâmetro tem sido levado em consideração. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Artigos Relacionados

2 Comentários

  1. Valeu por essas dicas sobre o EdgeRank. Para ser sincera, eu nem sabia que isso existia. Talvez seja por isso que o meu alcance seja tão pequeno no Facebook.

    • Olá Joyce

      Agradecemos o seu comentário e ficamos muito satisfeitos em saber que o nosso artigo explicando o que é EdgeRank ajudou você a conhecer mais uma ferramenta do Facebook. Se você prestar atenção a este parâmetro, seu alcance orgânico certamente aumentará.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas em Facebook

Posts Que Geram Mais Engajamento no Facebook

Posts que geram mais engajamento no Facebook Saber quais são os tipo de posts que geram mais engajamento no Facebook fundamental para quem deseja ter...

Clique aqui para conhecer detalhes do Curso de Marketing Digital

Mais Lidos em Facebook

Buscar no Site

Últimas Publicações