Como criar um canal de sucesso no YouTube

Nosso artigo de hoje é sobre como criar um canal de sucesso no YouTube, o sonho de toda mundo que decide utilizar a maior plataforma de vídeos do mundo.

Seja para ganhar dinheiro com o YouTube, ou para divulgar uma marca através de vídeos, sabemos muito bem que não é pelo simples fato de você fazer o upload de alguns vídeos que o seu canal irá se transformar em um sucesso de uma hora para outra.

Para facilitar a apresentação dessas dicas, dividimos este artigo nos seguintes tópicos:

  • Planejamento de um canal de sucesso no YouTube
  • A importância de se ter paixão pelo assunto
  • Pesquisa de mercado para lançar o seu canal
  • Definição do estilo do seu canal no YouTube
  • Escolha do nome para o canal
  • Definição da identidade visual do seu canal
  • Desenvolvimento de conteúdo
  • Divulgação do seu canal no YouTube
  • Otimização de vídeos para ferramentas de busca
  • Parcerias com outros canais
  • Busca por capacitação técnica em produção

O passo a passo de como criar um canal de sucesso no YouTube

Confira abaixo o passo a passo de como criar um canal de sucesso no YouTube e você verá que com planejamento e técnica, você também poderá ocupar uma posição de destaque entre os YouTubers famosos.

1 – Planeje muito antes de criar o seu canal

Não adianta sair por aí criando o seu Canal no YouTube e carregando um caminhão de vídeos sem qualquer planejamento prévio, pois essa maneira nada técnica de trabalhar, não tem a menor chance de leva-lo ao sucesso.

Como tudo em termos de negócios online, um canal no YouTube precisa de planejamento inicial, como você verá nos tópicos que abordamos abaixo. Sei que parece meio burocrático, mas não há outra maneira.

Com o tempo você perceberá que todo o planejamento que você fez antes de criar o canal em si, será regiamente recompensado pelo sucesso que ele irá conquistar.

2 – Crie um canal no YouTube sobre o que você tem paixão

A nossa segunda dica é a mais fundamental dica para quem quer saber como criar um canal de sucesso no YouTube. Faça o que você ama e você já estará na metade do caminho de um canal de sucesso.

Criando vídeos sobre o que você é apaixonado, o conteúdo fluirá de maneira bem mais fácil na sua cabeça e você poderá criar roteiros interessantes e envolventes, um dos principais fatores para o sucesso de um canal.

É muito fácil para quem assiste a um vídeo no YouTube, perceber quando a pessoa fala com entusiasmo e conhecimento de causa. Isso gera uma autoridade para o seu canal e deixa os visitantes mais confiantes no conteúdo que você está apresentando.

3 – Pesquise o seu mercado

O terceiro passo que qualquer pessoa em busca de saber como criar um canal de sucesso no YouTube precisa dar é fazer uma análise do público que deseja impactar, e também da sua concorrência.

Faça uma pesquisa sobre quais são os temas de maior interesse do seu público. Decidir quais são os assuntos para um canal no YouTube é um dos segredos deste negócio, pois o conteúdo é fundamental para o sucesso de um canal.

É claro que, como dito anteriormente, você precisa falar sobre coisas sobre as quais você entende e tem uma verdadeira paixão, mas estes temas precisam estar alinhados com os interesses do seu público, caso contrário a coisa não funciona.

Como criar um canal de sucesso no YouTube? Simples, pergunte aos seus concorrentes. Selecione alguns canais de maior relevância no tema que você pretende atuar e veja quais são os vídeos de maior sucesso! Não para cópia é clara, mas para inspiração.

4 – Defina o estilo do seu canal

Definido o conteúdo do seu Canal no YouTube, é hora então de definir o estilo que você irá adotar. Um canal mais formal ou mais descolado? Uma linguagem mais cotidiana ou você precisará adotar uma linguagem mais técnica?

A resposta para esta pergunta virá diretamente da Persona de Marketing que você deverá criar na hora que fizer a sua pesquisa de mercado. O estilo do canal precisará estar alinhado ao seu público, para que você consiga falar diretamente com os inscritos em seu canal.

O sucesso de um canal no YouTube está diretamente relacionado ao nível de empatia que você cria com o seu público. Por isso, adote um estilo que fale direta e objetivamente com a sua plateia.

5 – Escolhendo o nome para seu canal no YouTube

Mudando do planejamento estratégico para a parte prática, em primeiro lugar você precisará definir uma lista de nomes para um canal no YouTube, para selecionar aquele que mais se adequa ao seu caso.

Você precisará em primeiro lugar encontrar um nome que seja ao mesmo tempo chamativo, de fácil memorização e que esteja diretamente relacionado ao seu público e tema que você aborda. Mais ainda, este nome precisa estar disponível no YouTube.

Além disso, é interessante que você defina uma palavra-chave pela qual gostaria que o seu canal fosse encontrado quando as pessoas fazem pesquisas tanto no YouTube quanto no Google. Você verá mais adiante que isso será importante para o marketing do seu canal.

Calma, isso é bem mais fácil do que você imagina. Siga os seguintes passos:

  1. Elabore uma lista com os nomes que você gostaria de adotar em seu canal;
  2. Faça uma pesquisa entre as pessoas que você conhece, para ver qual destes nomes as pessoas preferem;
  3. Pesquise no YouTube, para ver se o nome escolhido está disponível para cadastramento.

Se encontrar um nome disponível, cadastre-se logo de uma vez para garantir este nome. Se você deixar para depois, você poderá descobrir que alguém já se antecipou e registrou o nome que você queria.

Se você ainda não saber como realizar este cadastramento, não tem problema, clique aqui e confira o passo a passo para criar um canal no YouTube.

Dicas para criar um canal de sucesso no YouTube

6 – Crie uma identidade visual para o seu Canal no YouTube

Outra dica importante para quem quer saber como criar um canal de sucesso no YouTube é caprichar na identidade visual, ou seja, todos os elementos gráficos que envolvem a interface do seu canal, como a foto de perfil, a logo, imagem de capa, as thumbnails dos vídeos e tudo mais.

Nesta etapa é bom também você se preocupar com a organização dos vídeos, organizando-os por temas ou séries. Para passar uma imagem profissional, é preciso que você mantenha sempre o ambiente organizado e bem apresentado.

Outro ponto importante, diz respeito ao vídeo de apresentação do canal. Ele precisa ser impecável, pois ele é o seu cartão de visitas para as pessoas que acessam o seu canal pela primeira vez. É preciso passar muita confiança nesta hora.

7 – Desenvolva um ótimo conteúdo

O que um YouTuber faz que o torna tão diferente dos outros? Simples, ele produz um conteúdo de altíssima qualidade e com isso fideliza o seu público.

Por isso, se você quer saber como criar um canal de sucesso no YouTube, nossa dica fica por conta do conteúdo. É ele que fará com que você se destaque de outros milhares de canais.

Crie um planejamento de publicação, faça roteiros bem organizados, capriche nas técnicas de filmagem, busque os melhores aplicativos para YouTube e ouça o feedback das pessoas inscritas em seu canal.

Para conseguir mais inscritos mais inscritos em seu canal no YouTube, um dos principais objetivos de um YouTuber de sucesso, a fórmula é simplesmente trabalhar à exaustão em termos de qualidade de seus vídeos.

8 – Trabalhe o marketing digital do seu Canal no YouTube

Essa é uma das dicas mais importantes para quem quer saber como criar um canal de sucesso no YouTube. Você precisa encará-lo como um verdadeiro negócio, principalmente se o seu objetivo é ganhar dinheiro com um canal no YouTube.

De nada adiantará você ter um ótimo canal, muito bem apresentado, com um layout chamativo e cuidadosamente trabalhado, um conteúdo de ótima qualidade, se as pessoas não conhecerem você.

Por isso é importante que você além de se concentrar na produção de um ótimo conteúdo, se dedicar também à divulgação do seu canal no ambiente online através de uma estratégia de marketing bem estruturada.

As opções são muitas, passando por divulgação nas redes sociais, divulgação em blogs especializados e até mesmo na aplicação de técnicas de SEO para conseguir maior exposição para os seus vídeos.

9 – Otimize os seus vídeos para ferramentas de busca

Como dissemos anteriormente, uma das chaves do sucesso para um canal no YouTube é justamente ser encontrada, e nesse quesito, ninguém melhor do que o próprio Google para ajudá-lo a promover o seu canal.

Por isso, como apresentamos em nosso artigo Como Otimizar Um Vídeo Para o YouTube, submeta as suas publicações às técnicas de SEO – Search Engine Optimization, para que os seus vídeos possam ser facilmente encontrados tanto nas buscas internas do YouTube quanto no próprio Google.

Esse é um detalhe técnico que fará toda a diferença em termos de geração de tráfego para o canal, principalmente no início. Será um diferencial para o seu canal, pois a maioria de seus concorrentes simplesmente ignoram essa questão.

10 – Busque por capacitação técnica

Nossa última dica sobre como criar um canal de sucesso no YouTube diz respeito a capacitação técnica na área de produção. Afinal de contas, quando falamos em conteúdo de qualidade, estamos também nos referindo ao vídeo em si.

Nesta área temos duas recomendações, e ambas gratuitas. A primeira é o YouTube Creators, um programa do Google voltado para ensinar as principais técnicas de produção de vídeos. Lá você encontra uma série de cursos e artigos muito interessantes sobre produção.

A segunda dica, é o YouTube Space, um espaço criado pelo Google em diversas cidades do mundo para reunir YouTubers em cursos e workshops gratuitos para discutir o processo de criação. No Brasil este espaço fica no Rio de Janeiro.

11 – Faça parcerias com outros canais

Uma boa dica de divulgação que poderá ajudar bastante a quem está interessado em como criar um canal de sucesso no YouTube é aumentar a sua divulgação através de parcerias com outros canais.

A coisa é simples. Entre em contato com os produtores de outros canais, que possam acrescentar algo ao seu conteúdo, e convide-os para uma participação em seus vídeos. Muitos YouTubers famosos adotam esta prática. É o que se chama de transferência de autoridade.

Agora que você já sabe como criar um canal de sucesso no YouTube, o que acha de começar a fazer seu planejamento e encarar este desafio. Mantenha-se atualizado sobre técnicas e ferramentas para o YouTube e tudo mais que acontece no universo do marketing digital assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Como criar um canal de sucesso no YouTube
5 (100%) 4 voto[s]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here