Como ganhar dinheiro no YouTube em seu canal de vídeos

Muita gente ainda não sabe como ganhar dinheiro no YouTube, e com isso pode estar perdendo uma ótima chance de ganhar dinheiro monetizando seus vídeos e com isso criar uma ótima fonte de renda que já vem garantindo a vida de muitos empreendedores digitais que descobriram esta verdadeira mina de ouro.

A publicação de vídeos no YouTube, que começou de forma despretensiosa, como uma verdadeira brincadeira de uma geração que descobria a facilidade de geração e edição de vídeos com ferramentas digitais, acabou se tornando uma verdadeira indústria que movimenta milhões de dólares no mundo inteiro.

Para quem ainda não tem a mínima ideia de como ganhar dinheiro no YouTube em uma atividade que pode ser prazerosa e ao mesmo tempo extremamente lucrativa, elaboramos este roteiro mostrando o passo a passo para você começar o quanto antes a ganhar dinheiro com o seu canal no YouTube.

De que forma você pode ganhar dinheiro no YouTube

A ideia inicial do YouTube, fundado por Chad Hurley e Steve Chen, era a de ser uma rede social onde as pessoas pudessem publicar seus vídeos e compartilhá-los com os outros usuários, nada muito além disso.

A ideia deu certo e em pouco tempo essa rede se transformou em uma das mais acessadas no mundo inteiro, ao ponto de chamar a atenção do Google, que acabou por comprá-la em 9 de outubro de 2006.

Para custear o serviço, o Google passou a inserir comerciais entre esses vídeos e em outras diversas ações na ferramenta através do seu programa de links patrocinados, o Google AdWords, um dos mais usados em termos de marketing digital no mundo inteiro.

Com isso, criou-se a oportunidade para que os participantes do seu programa de afiliados conhecido como Google AdSense também pudessem ganhar dinheiro com vídeos.

Com a inserção de anúncios do AdSense em vídeos, cada vez que o anúncio desses é clicado, o anunciante paga um determinado valor para o Google, através do programa de links patrocinados AdWords.

Se o clique no anúncio for na sua página do seu canal no YouTube, você recebe uma parcela desse pagamento, se você for participante do programa Google AdSense.

Para saber mais sobre esta opção de monetização de canais no YouTube, sugerimos que você leia o artigo Como Ganhar Dinheiro com o Google AdSense.

Quer se tornar sócio do Google?

O grande problema do Google para exibição de anúncios que ele vende no AdWords é a questão da qualidade destes vídeos, e por isso mesmo ele remunera os bons vídeos com um percentual do que é pago ao Google para inserção desses anúncios nos seus filmes.

Para você que está querendo saber como ganhar dinheiro no YouTube, eu posso garantir que essa é a forma mais fácil e rentável de se ganhar dinheiro com o Google, desde que você consiga criar vídeos que despertem o interesse do público de alguma forma.

A primeira vista, essa história de ganhar dinheiro no YouTube é só ter um canal por lá e pronto, o dinheiro vais entrar sem parar. Não é nada disso. Você terá que gerar vídeos próprios e conseguir com que as pessoas acessem o seu Canal para assistir aos seus vídeos publicados, e consequentemente serem expostas aos seus anúncios.

Os primeiros passos para você ganhar dinheiro com YouTube

Agora que você já compreendeu qual o potencial de ganhos no YouTube, vamos ver o que será necessário para você transformá-lo em uma verdadeira máquina de geração de renda. A primeira coisa é criar uma conta no YouTube para das início ao seu canal.

Uma vez criada a sua conta conta você irá precisar criar e configurar o seu Canal no YouTube, um ambiente especial onde você irá publicar os seus vídeos e exibir os seus anúncios do AdSense. Esse Canal no YouTube é extremamente customizável, portanto, aconselhamos que você estude as opções e extraia o máximo da ferramenta.

Depois de criado o seu Canal, você precisará inscrever este canal no Programa Parceiro YouTube, e para isso precisa ter mais de 18 anos, ter vídeos originais publicados em seu canal e estar de acordo com todos os termos do programa.

1 – Produza bons vídeos e fature com eles no YouTube

Um Canal no YouTube que dá dinheiro mesmo parte de três pontos básicos:

  • Conteúdo de qualidade
  • Uma boa estratégia de divulgação
  • Quantidade de assinantes

Com esse trio bem afinado, suas chances de ganhar dinheiro com o YouTube estão praticamente garantidas, e o retorno só dependerá dos seus esforços.

Da mesma forma que para ganhar dinheiro no Facebook você, entre outras coisas precisa produzir conteúdo de qualidade, no YouTube para que seu site possa receber acessos.

Seus vídeos precisam chamar atenção e terem qualidade para que as pessoas compartilhem esse vídeo e assinem o seu canal.

Agora quando te perguntarem como ganhar dinheiro no YouTube você já terá uma boa resposta: Gere visualizações. Isso mesmo, a rentabilidade do seu canal está diretamente relacionada ao número de visualizações que o seus vídeos tem e por isso é preciso divulgar bastante.

2 – Faça a divulgação do seu canal no YouTube

Quanto mais o seu canal for acessado e os vídeos visualizados maiores serão os seus ganhos, portanto, o negócio é atrair tráfego para o canal.

Você deve montar uma boa estratégia de divulgação nas redes sociais principalmente, como Facebook e Instagram, para que um número cada vez maior de pessoas fique sabendo cada vez que você publicar um vídeo novo em seu canal.

Outra coisa que você deve fazer é otimizar os seus vídeos para ferramentas de busca utilizando técnicas de SEO – Otimização de sites para ferramentas de busca. O conceito tem o mesmo foco que o SEO feito em sites, mas com algumas técnicas específicas para vídeos.

3 – Otimize seu vídeo com técnicas de SEO

Outra dica importante para quem deseja saber como ganhar dinheiro no YouTube é aplicar as técnicas de SEO em seus vídeos.

Para conseguir visualizações e consequentemente cliques em seus anúncios, é preciso ser encontrado, e para isso, o primeiro passo é submeter o seu vídeo a um processo de otimização para ferramentas de busca.

Existem diversas ações e medidas que você pode aplicar em seus vídeos que fazem com que eles se destaquem nas buscas, tanto internas do YouTube quanto externas, como no Google, por exemplo.

O SEO em AdSense é uma ferramenta fundamental para que você ganhe dinheiro de verdade nesta área. Aqui mesmo em nosso site temos um excelente artigo sobre este assunto sob o título Como Otimizar um Vídeo no YouTube.

Como ganhar dinheiro com um canal no YouTube

4 – Transforme seu blog em um aliado na divulgação dos vídeos

Se você tiver um blog, uma outra forma de ganhar dinheiro na Internet bastante viável, você pode inserir o vídeo em suas postagens e com isso dar mais exposição ainda a seus vídeos.

Você poderá acompanhar a evolução dos acessos ao seu canal e o número de visualizações utilizando o YouTube Analytics, e se for o caso promover as alterações que forem necessárias para aumentar sua visibilidade e desempenho dos anúncios.

Por fim, foque também na criação de uma boa base de Assinantes do Canal. Uma das coisas que todo blogueiro sabe é que os assinantes do seu boletim informativo são os visitantes que mais clicam nos anúncios do site, por isso, são um grupo muito valioso para o seu negócio.

6 – Ganhe dinheiro no YouTube como influenciador digital

O Marketing de Influência é uma das principais tendências do marketing digital nos dias de hoje, por isso, para quem está interessado em saber como ganhar dinheiro no YouTube, uma das recomendações mais quentes no momento é atuar como influenciador digital.

Conteúdo é importante pois gera uma autoridade em sua área de atuação que é uma das principais moedas do marketing digital hoje em dia. Quer dizer, uma coisa leva a outra e para começar a ganhar dinheiro como influenciador digital no YouTube é necessário, como dito anteriormente, gerar um conteúdo de qualidade.

7 – Busque qualificação técnica

Trabalhar com roteiro, iluminação, enquadramento, gerenciador de vídeo e toda a parafernália para a produção de um vídeo de qualidade não é tarefa fácil. Por isso, é fundamental que você busque qualificação técnica.

Duas excelentes opções, e melhor de tudo, gratuitas são o YouTube Creators e o YouTube Space. O primeiro é um programa do próprio YouTube com uma série de cursos sobre produção de vídeos. O segundo é um espaço físico de treinamentos localizado no Rio de Janeiro.

Como você pode ver, existem diversas maneiras de ganhar dinheiro no YouTube, mas nenhuma delas no entanto vai ser fácil ou sem muito trabalho suado. A bem da verdade, um dos grandes mitos sobre negócios online é o de que existe alguma forma de ganhar dinheiro fácil na Internet.

Aqui mesmo no site já falamos sobre algumas mentiras sobre ganhar dinheiro na Internet, e uma das maiores é que é fácil ganhar dinheiro na Web.

Agora que você já conhece as principais diretrizes sobre como ganhar dinheiro no YouTube, é apenas uma questão de se planejar e colocar a mão na massa. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Como ganhar dinheiro no YouTube
5 (100%) 11 votos

6 Comentários

  1. Amei seu artigo sobre como ganhar dinheiro no youtube. É uma ótima ferramenta o mundo todo tem acesso a ele eu gostaria muito de usa-lo
    mas as poucos acredito que vou aprender a usar essa ferramenta ao meu favor,pois a gente vê tantas pessoas transformando suas vidas através do youtube.
    Obrigada pelo seu artigo.

    • Olá Kelly

      Ficamos muito satisfeitos em saber que o nosso artigo com as oportunidades para se ganhar dinheiro no YouTube foi de seu agrado!

  2. Olá pessoal

    Achei ótimo o artigo sobre as oportunidades para ganhar dinheiro no YouTube! Que dá trabalho e leva tempo eu concordo, mas vale a pena no final. O lucro com AdSense no início chega a ser desanimador, mas com perseverança vai melhorando.

    • Olá Luciana

      Ficamos satisfeiros em saber que o nosso artigo sobre como ganhar dinheiro no YouTube foi de seu agrado. Realmente, no início não dá pára viver só dos anúncios do ASdSense, mas como você mesma disse, com muito trabalho, técnica e uma boa estratégia de divulgação do canal, a coisa funciona de verdade. Gostaríamos de sugerir, para complementar a matéria, que você leia também o nosso artigo sobre a criação de um canal de sucesso no YouTube, no link https://www.guiadomarketing.com.br/como-criar-um-canal-de-sucesso-no-youtube/

      Um grande abraço e suce$$o

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here