Ícone do site Guia do Marketing

Como Otimizar o Google Meu Negócio da Sua Empresa

Como otimizar o Google Meu Negócio

Como otimizar o Google Meu Negócio

Como otimizar o Google Meu Negócio da sua empresa

Saber com o otimizar o Google Meu Negócio da sua empresa é um dos passos mais importantes para quem trabalha com essa ferramenta gratuita para anunciar no Google.

Cada vez mais empresas utilizam o Google Meu Negócio como ferramenta de marketing digital. E não é para menos.

Afinal de contas, que não gostaria de conseguir uma posição de extremo destaque nas páginas de resultados de busca do maior buscador do planeta, gratuitamente?

O melhor é que a coisa não para por aí. Ao cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio, você também ganhará exposição gratuita em outras áreas do buscador, como o Google Maps.

O problema é que não basta saber como cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio, é preciso também saber otimizar essa presença online, para que o Google a julgue realmente relevante, e assim, a exiba para o maior número possível de pessoas.

O processo de otimização do Google Meu Negócio é o que podemos chamar de “o pulo do gato” para conseguir esta relevância.

Como não é cobrado nada para cadastrar uma empresa nesta ferramenta, o Google se vale de indicadores técnicos e comportamentais, para avaliar quem é quem entre as milhares de empresas cadastradas, em um processo bem parecido com o de SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca.

Estar presente nesta ferramenta por si só já é uma grande vantagem em termos de marketing digital, mas além disso, essa presença também ajuda em outras dimensões do marketing online, como por exemplo o SEO local e outras mais diretamente direcionadas ao marketing de busca.

O passo a passo para otimizar o Google Meu Negócio da sua empresa

Confira abaixo o passo a passo para otimizar o Google Meu Negócio da sua empresa e fazer com que ele trabalhe de forma eficiente na divulgação online de seus produtos e serviços.

1 – Cadastramento da empresa no Google Meu Negócio

Seja em que situação for, o Google Meu Negócio é uma ferramenta fundamental para o marketing digital de uma empresa física nos dias de hoje. No que diz respeito ao marketing de busca, dá para se dizer que é imprescindível.

Ao ter sua empresa cadastrada e otimizada no Google Meu Negócio, você estará levando, de forma indireta, relevância para o seu site, e isso vai fazer com que suas páginas tenham maiores chances de ocupar posições de destaque nas páginas de respostas das pesquisas realizadas no Google.

Por isso, o primeiro passo é criar e confirmar seu cadastro no Google Meu Negócio. Para começar agora o seu cadastramento basta clicar aqui para acessar a página inicial da ferramenta, mas aconselhamos que você leia este artigo até o final antes de fazer o cadastro, justamente para saber como otimizar o Google Meu Negócio da sua empresa.

2 – Preenchimento dos dados da empresa

Se você me perguntasse como otimizar o Google Meu Negócio da sua empresa e eu tivesse que responder em uma única frase, minha resposta seria: Preencha todos os dados solicitados com o máximo de detalhes possível.

Isso não é válido apenas para as empresas que estão se cadastrando agora. Para quem tem uma presença no Google Meu Negócio, é interessante acessar a sua conta e fazer essa verificação para otimizar os seus dados.

Depois que você criar e verificar a sua conta, é hora de fornecer estes dados que envolvem em um primeiro momento:

Faça um trabalho completo e adicione fotos e tudo o que é possível para atrair seus potenciais clientes.

Algumas outras informações serão solicitadas, e de tempos em tempos é bom verificar sua conta, pois as novidades no Google Meu Negócio são lançadas a toda hora.

Tenha sempre em mente que quanto mais informações e quanto mais precisas elas forem, maior serão as suas chances de se destacar.

3 – Configurando a abrangência do seu negócio

Uma outra informação importante para quem deseja saber como otimizar o Google Meu negócio da sua empresa, diz respeito à sua área de abrangência, ou seja, o raio de ação da sua empresa.

Essa informação é importante porque terá impacto direto sobre o seu SEO local, uma vez que o Google usará estes dados para definir a geolocalização da sua empresa e usar esta informação em seus resultados.

É preciso prestar muita atenção nesta etapa, porque se você não preencher adequadamente os dados, o Google não exibirá a localização da sua empresa no Google Maps.

4 – Confirmação e cadastro no Google+

Nesta etapa o processo já está praticamente concluído, mas você ainda terá que fazer alguns ajustes no seu processo de otimização do Google Meu Negócio. Uma delas é conectar o seu perfil à sua conta no Google.

Embora o Google tenha anunciado que irá fechar o Google+ em agosto de 2019, o fato é que até lá ele continua sendo válido e uma ferramenta importante para o seu Google Marketing, portanto não pule esta etapa.

Faça a configuração da sua conta no Google+ para aumentar as suas chances do seu negócio ser apresentado no pacote local do Google.

Clique na aba “Info” na parte superior da sua página do Google+ para indicar ao buscador atributos como:

É nessa etapa também que você irá definir a validação finas do seu cadastro, essa sim, a etapa final do seu cadastro na ferramenta.

Passo 6

Verificada a conta, é hora de selecionar a opção “send postcard”. Este cartão-postal será enviado pelo Google e chega até cinco depois da solicitação. O documento possui três passo de verificação para a sua empresa.

Após receber seu cartão-postal, valide as informações para inserir o código de verificação.

7 – Gere interação em seu perfil no Google Meu Negócio

A última dica para quem está querendo saber como otimizar o Google Meu Negócio da sua empresa é a geração de engajamento em seu perfil nesta ferramenta.

Convide as pessoas para visitarem o seu perfil e deixarem avaliações sobre a sua empresa, produtos ou serviços. Outro ponto extremamente importante é ser participativo, respondendo aos comentários e interagindo sempre que possível.

Se você queria saber como otimizar o Google Meu Negócio para conseguir maior exposição, o passo a passo está aí. É apenas uma questão de colocar a mão na massa. Mantenha-se informado sobre o Google Meu Negócio e tudo mais que diz respeito ao marketing digital, assinando a nossa Newsletter.

Sair da versão mobile