Como otimizar o Google Meu Negócio da sua empresa

Saber com o otimizar o Google Meu Negócio da sua empresa é um dos passos mais importantes para quem trabalha com essa ferramenta gratuita para anunciar no Google.

Cada vez mais empresas utilizam o Google Meu Negócio como ferramenta de marketing digital. E não é para menos.

Afinal de contas, que não gostaria de conseguir uma posição de extremo destaque nas páginas de resultados de busca do maior buscador do planeta, gratuitamente?

O melhor é que a coisa não para por aí. Ao cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio, você também ganhará exposição gratuita em outras áreas do buscador, como o Google Maps.

O problema é que não basta saber como cadastrar uma empresa no Google Meu Negócio, é preciso também saber otimizar essa presença online, para que o Google a julgue realmente relevante, e assim, a exiba para o maior número possível de pessoas.

O processo de otimização do Google Meu Negócio é o que podemos chamar de “o pulo do gato” para conseguir esta relevância.

Como não é cobrado nada para cadastrar uma empresa nesta ferramenta, o Google se vale de indicadores técnicos e comportamentais, para avaliar quem é quem entre as milhares de empresas cadastradas, em um processo bem parecido com o de SEO – Otimização de Sites Para Ferramentas de Busca.

Estar presente nesta ferramenta por si só já é uma grande vantagem em termos de marketing digital, mas além disso, essa presença também ajuda em outras dimensões do marketing online, como por exemplo o SEO local e outras mais diretamente direcionadas ao marketing de busca.

O passo a passo para otimizar o Google Meu Negócio da sua empresa

Confira abaixo o passo a passo para otimizar o Google Meu Negócio da sua empresa e fazer com que ele trabalhe de forma eficiente na divulgação online de seus produtos e serviços.

1 – Cadastramento da empresa no Google Meu Negócio

Seja em que situação for, o Google Meu Negócio é uma ferramenta fundamental para o marketing digital de uma empresa física nos dias de hoje. No que diz respeito ao marketing de busca, dá para se dizer que é imprescindível.

Ao ter sua empresa cadastrada e otimizada no Google Meu Negócio, você estará levando, de forma indireta, relevância para o seu site, e isso vai fazer com que suas páginas tenham maiores chances de ocupar posições de destaque nas páginas de respostas das pesquisas realizadas no Google.

Por isso, o primeiro passo é criar e confirmar seu cadastro no Google Meu Negócio. Para começar agora o seu cadastramento basta clicar aqui para acessar a página inicial da ferramenta, mas aconselhamos que você leia este artigo até o final antes de fazer o cadastro, justamente para saber como otimizar o Google Meu Negócio da sua empresa.

2 – Preenchimento dos dados da empresa

Se você me perguntasse como otimizar o Google Meu Negócio da sua empresa e eu tivesse que responder em uma única frase, minha resposta seria: Preencha todos os dados solicitados com o máximo de detalhes possível.

Isso não é válido apenas para as empresas que estão se cadastrando agora. Para quem tem uma presença no Google Meu Negócio, é interessante acessar a sua conta e fazer essa verificação para otimizar os seus dados.

Depois que você criar e verificar a sua conta, é hora de fornecer estes dados que envolvem em um primeiro momento:

  • Nome da empresa
  • País e Região
  • Endereço da empresa
  • Cidade
  • Estado
  • Código Postal
  • Número de telefone comercial
  • Categoria de nicho de mercado

Faça um trabalho completo e adicione fotos e tudo o que é possível para atrair seus potenciais clientes.

Algumas outras informações serão solicitadas, e de tempos em tempos é bom verificar sua conta, pois as novidades no Google Meu Negócio são lançadas a toda hora.

Tenha sempre em mente que quanto mais informações e quanto mais precisas elas forem, maior serão as suas chances de se destacar.

3 – Configurando a abrangência do seu negócio

Uma outra informação importante para quem deseja saber como otimizar o Google Meu negócio da sua empresa, diz respeito à sua área de abrangência, ou seja, o raio de ação da sua empresa.

Essa informação é importante porque terá impacto direto sobre o seu SEO local, uma vez que o Google usará estes dados para definir a geolocalização da sua empresa e usar esta informação em seus resultados.

É preciso prestar muita atenção nesta etapa, porque se você não preencher adequadamente os dados, o Google não exibirá a localização da sua empresa no Google Maps.

Otimização do Google Meu Negócio

4 – Confirmação e cadastro no Google+

Nesta etapa o processo já está praticamente concluído, mas você ainda terá que fazer alguns ajustes no seu processo de otimização do Google Meu Negócio. Uma delas é conectar o seu perfil à sua conta no Google+.

Embora o Google tenha anunciado que irá fechar o Google+ em agosto de 2019, o fato é que até lá ele continua sendo válido e uma ferramenta importante para o seu Google Marketing, portanto não pule esta etapa.

Faça a configuração da sua conta no Google+ para aumentar as suas chances do seu negócio ser apresentado no pacote local do Google.

Clique na aba “Info” na parte superior da sua página do Google+ para indicar ao buscador atributos como:

  • Tipo de Negócio
  • Localização
  • Endereço
  • Horário de funcionamento
  • Telefone
  • Avaliações

É nessa etapa também que você irá definir a validação finas do seu cadastro, essa sim, a etapa final do seu cadastro na ferramenta.

Passo 6

Verificada a conta, é hora de selecionar a opção “send postcard”. Este cartão-postal será enviado pelo Google e chega até cinco depois da solicitação. O documento possui três passo de verificação para a sua empresa.

Após receber seu cartão-postal, valide as informações para inserir o código de verificação.

7 – Gere interação em seu perfil no Google Meu Negócio

A última dica para quem está querendo saber como otimizar o Google Meu Negócio da sua empresa é a geração de engajamento em seu perfil nesta ferramenta.

Convide as pessoas para visitarem o seu perfil e deixarem avaliações sobre a sua empresa, produtos ou serviços. Outro ponto extremamente importante é ser participativo, respondendo aos comentários e interagindo sempre que possível.

Se você queria saber como otimizar o Google Meu Negócio para conseguir maior exposição, o passo a passo está aí. É apenas uma questão de colocar a mão na massa. Mantenha-se informado sobre o Google Meu Negócio e tudo mais que diz respeito ao marketing digital, assinando a nossa Newsletter.

4.9
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8 Comentários

  1. Fiquei muito satisfeito com as dicas sobre como otimizar o Google Meu Negócio para a minha empresa. Muito obrigado.

    • Olá Lourival

      Ficamos muito satisfeitos em saber que as nossas dicas de otimização do Google Meu Negócio lhe foram úteis.

  2. Bom dia adorei o artigo me tira uma duvida como faço para colocar palavras chaves? para minha empresa aparecer na pesquisa do google? ou no google meu negócio não tem essa opção? outra duvida as foto que faço postagem também ajuda a posição de pesquisa?

    muito obrigado pela atenção.

    • Olá César

      No processo de otimização de sites para ferramentas de busca – SEO, não lidamos mais com listas de palavras-chave, conhecida como Meta Tag Keyword. Hoje em dia, o próprio Google identifica estas palavras no conteúdo apresentado. No caso de otimização do Google Meu Negócio, é recomendável que você insira as suas palavras-chave no conteúdo da sua páginas, como na descrição do negócio, por exemplo.

  3. Valeu pelas dicas de otimização para o Google Meu Negócio pessoal. Estou tentando cadastrar a minha empresa na ferramenta e alguns itens estavam meio confusos. Vou rever o meu cadastro depois dessas informações.

    • Olá Lucimar

      Ficamos bastante satisfeitos em saber que a nossa matéria sobre a otimização de um perfil no Google Meu Negócio fois de seus agrado.

    • Olá Laureano

      Ficamos satisfeitos em saber que o nosso artigo sobre a otimização do Google Meu Negócio estimulou você a executar este processo em seu perfil É muito diferente ter um perfil otimizado para o Google Meu Negócio e ter um perfil “apenas preenchido”.

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