Investir em marketing digital é alternativa para se consolidar

Diante da instável economia brasileira e dos desafios de conquistar e fidelizar clientes frente à enorme concorrência causada pela expansão do empreendedorismo no Brasil o investimento em marketing digital é fundamental.

Em 2017, quase 50 milhões de brasileiros já empreendiam ou realizaram alguma ação com o objetivo de criar um negócio em um futuro próximo, segundo a Pesquisa Global Entrepreneurship Monitor.

O marketing digital se tornou o principal ativo das empresas para conquistar espaço, se consolidar no mercado e vender mais.

Uma recente pesquisa da IAB Brasil – Interactive Advertising Bureau mostrou que o marketing digital cresceu 25,4% em 2017 se comparado com 2016, movimentando mais de 14,8 bilhões. Parte desse crescimento se deu, justamente, na busca por novas formas de divulgação.

O avanço do marketing online segue o comportamento do consumidor que, com o boom dos smartphones e avanços das novas tecnologias, está cada vez mais conectado.

Segundo a pesquisa online da Kantar Ibope Media, 73% dos internautas afirmam recorrer à internet para se informar antes de comprar algo.

Ainda nessa pesquisa, 71% concordam que a internet oferece informações sobre marcas ou produtos que não estão disponíveis em outro lugar.

Não é à toa que esse mercado expandiu tanto nos últimos anos. O marketing digital é um canal extremamente efetivo quando o assunto é aumentar as vendas por um baixo custo.

A melhor parte é que ele funciona para qualquer tipo de empresa, seja ele física ou virtual, e consegue atender a diversos objetivos: expansão global da marca, criação de autoridade, geração de leads e aumento das vendas propriamente ditas.

E as vantagens não param por aí! O principal motivo para investir no marketing digital é sua capacidade analítica. Em todas as ações de marketing online é possível acompanhar o ROI – Return On Investment, métrica que permite comparar diferentes ações e identificar qual delas é mais eficiente e lucrativa – gerando insights sobre qual área é melhor investir.

Nesse cenário, o empreendedor precisa ficar atento às tendências e ferramentas de marketing digital que desempenham papéis importantes na promoção das marcas e/ou produtos.

Foco maior para o investimento em redes sociais

A pesquisa Social Media Trends 2018, realizada pela agência Rock Content, mostrou que 94,4% das empresas estão presentes nas redes sociais. Destas, 62% avaliam que as redes têm um papel importante no desenvolvimento dos seus negócios.

Essa mesma pesquisa, dessa vez realizada em 2017, apontou que os principais benefícios das redes sociais são:

  • Divulgação da marca – 77,4%
  • Engajamento com a audiência – 63,2%
  • Aumento de tráfego no site, loja virtual ou blog – 50,3%
  • Ampliação de vendas e número de clientes – 48,5%

Segundo a eMarketer, os gastos com anúncios digitais vão superar os gastos com anúncios de pesquisa nos EUA. O motivo disso é a adoção dos usuários às plataformas de mídias digitais. Agora, os anúncios nativos e de mídias sociais serão responsáveis por 47,9% do total gasto com anúncios.

Seguindo o caminho da automação de marketing

Automação de marketing é a prática de utilizar softwares para escalar as atividades repetitivas de uma empresa de forma a otimizar os resultados. Por meio dessa técnica é possível organizar e automatizar ações personalizadas para melhorar o relacionamento com os clientes e aumentar as vendas.

De acordo com uma pesquisa da Nucleus Research, a automação de marketing gera um aumento de 14,5% na produtividade de vendas da empresa, enquanto reduz os custos de 12,2% nas despesas da área.

Para se ter uma ideia, o relatório sobre A Situação da Automação de Marketing B2B, realizado em colaboração com a Econsultancy, apontou que 98% dos respondentes concordaram que a efetiva automação de marketing é crítica para o sucesso das empresas no longo prazo.

Business Intelligence em alta

Business Intelligence, ou Inteligência de Negócios, se tornou um termo muito comum nos últimos anos. São processos, técnicas e ferramentas que armazenam e compilam dados, de forma a apresentar para o gestor informações relevantes para a tomada de decisão.

A enorme quantidade de dados obtidos através das interações com usuários nos processos de marketing e vendas pode gerar insights poderosos para criar estratégias mais efetivas, como melhorar a geração de leads, controlar melhor o funil de vendas e até mesmo otimizar os gastos com as campanhas de marketing.

Mantenha-se atualizado com notícias e tendências do marketing digital e tudo mais que se relaciona ao universo dos negócios digitais, assinando a nossa Newsletter.

Fonte: Tangerin

Investir em marketing digital é alternativa para se consolidar
5 (100%) 3 voto[s]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here