O que é SEO Off Page e como funciona esta técnica

Se você ainda não sabe o que é SEO Off Page não tem problema. Neste artigo vamos mostrar tudo que você precisa saber sobre esta importante dimensão do processo de otimização de sites para ferramentas de busca.

O SEO Off Page é um conjunto de estratégias de Search Engine Optimization desenvolvidas fora do ambiente do site, tendo como objetivo a geração de backlinks para o site, para colocá-lo em posições de destaque nas páginas de respostas dos grandes buscadores, como o Google, Bing e outros.

O trabalho de SEO é composto por um conjunto de técnicas e estratégias que são aplicadas às diversas dimensões do site, blog ou loja virtual que buscamos otimizar.

No caso do SEO Off Page, contamos com uma série de estratégias que visam criar links de qualidade apontando para o site, dentro de uma rotina que chamamos de Link Building, onde buscamos aumentar a relevância do site através do impulsionamento da popularidade online através da criação de backlinks.

Entender o que é SEO Off Page e sua importância para o conjunto de técnicas que compõem o trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca é fundamental para que você tenha sucesso nesta área.

Neste artigo vamos mostrar a você o que é SEO Off Page, qual a sua importância para o processo de SEO como um todo e os principais elementos que são abordados nesta etapa do processo de otimização de sites.

Qual a importância do SEO Off Page?

O SEO Off Page é atualmente uma das etapas mais críticas do processo de otimização de sites para ferramentas de busca, uma vez que o Google busca cada vez mais sinais externos de relevância, para confirmar a classificação feita pelo seu algoritmo.

A importância do SEO Off Page fica evidente quando indicadores de relevância de um site, como a Autoridade do Domínio, calculado pela Moz, por exemplo, atribuem a ele um peso elevado no cálculo da importância de um site.

SEO Off Page no contexto das quatro dimensões do SEO

Para que você possa entender melhor o que é SEO Off Page, e contextualizá-lo no processo de otimização de sites, é importante mostrar as diferentes dimensões do SEO.

O trabalho de SEO é desenvolvido em quatro etapas distintas, cada uma sendo responsável por um dos aspectos do processo de otimização de sites para ferramentas de busca:

  • SEO Estrutural – Técnicas de SEO aplicadas à estrutura de um site, blog ou loja virtual visando destaca-lo nas páginas de respostas dos mecanismos de busca – veja detalhes;
  • SEO On Page – Técnicas de SEO aplicadas individualmente a cada uma das páginas o site para posicioná-las nos primeiros lugares das páginas de respostas dos buscadores – veja detalhes;
  • SEO Off Page – Estratégias de SEO que visam gerar backlinks para as páginas de um site e com isso destaca-las nas páginas de respostas dos motores de busca;
  • SEO On SERP – Técnicas de SEO que visam destacar a listagem de suas páginas nas SERPs do Google, através de snippets especiais de maior atratividade e visibilidade – veja detalhes.

No caso do SEO Off Page, vamos focar nossos esforços no sentido de conseguir backlinks, ou seja, links que apontam para o seu site, que possuam relevância e autoridade, para melhorar o posicionamento das suas páginas e do site como um todo.

Como fazer o trabalho se SEO Off Page em seu site

Agora que você já sabe o que é SEO Off Page e seus fundamentos básicos, vamos partir então para parte prática e ver como criar uma estratégia de SEO Off Page em seu site para reforçar o seu marketing digital.

Como dissemos anteriormente, a estratégia de SEO Off Page consiste na criação de links, com origem em sites de alta relevância e elevada Autoridade de Domínio, que tenham como tema central de seu conteúdo, um tema altamente relacionado ao abordado no seu site.

O que é SEO Off Page

Vamos ver então como fazer SEO Off Page em seu site, quais são as principais questões técnicas envolvidas e estratégias a serem adotadas neste caso.

1 – Crie uma estratégia de SEO Off Page

Como qualquer outra etapa de SEO, é necessário que você faça um planejamento inicial do seu processo de Link Building, como também é chamada esta estratégia de construção de links para o seu site.

Não faz sentido você sair criando centenas de links de uma hora para outra, pois o Google quer na verdade o que ele chama de links naturais, ou seja, se eles forem criados de forma visivelmente induzida, serão ignorados.

2 – Contextualização

Ao buscarmos sites para a geração de links, é necessário que estes links sejam contextualizados, ou seja, eles devem fazer parte do campo semântico e temática do site de destino.

Se você está otimizando um site que fala sobre automobilismo, o ideal é que consiga links em sites que abordem o mesmo tema. Não faz sentido algum, por exemplo, conseguir um link em um site de receitas.

3 – Sites relevantes

Além de buscar esta contextualização, você precisa também focar a sua busca em sites que sejam considerados relevantes em sua área, ou seja, como foi dito anteriormente, sites e páginas com uma elevada Autoridade técnica.

O tráfego orgânico tem origem na sua relevância e por isso, buscar links externos em sites de referência, através de guest posts e redes sociais é importante para reforçar a sua autoridade. O que é SEO Off page se não o reconhecimento da qualidade do seu conteúdo, não concorda?

O importante é uma estratégia de SEO Off Page, não é a quantidade de links que o seu site recebe, mas sim, a qualidade destes links. Por isso a preocupação com o que chamamos de backlinks tóxicos, aquele vindos de site de baixa qualidade.

4 – Diversidade de domínios

Outro fator importante para o trabalho de SEO Off Page é a diversidade de domínios. De nada adianta você criar centenas de links, vindos de um único site, pois não terá o impacto desejado em termos de relevância.

O Google mede a popularidade de um site em função da quantidade e qualidade dos links apontando para ele, e por isso é importante criar backlinks em diversos domínios diferentes.

5 – Texto âncora

Chamamos de texto âncora, o texto sobre o qual é criado um link. É importante que este texto seja composto pela palavra-chave em foco da página para a qual ele remete o usuário, mas aí também devemos tomar alguns cuidados.

Se você usar o mesmo texto em todos os links, o Google interpretará isso como uma forma de tentativa de manipulação do algoritmo. É importante neste caso, variar o texto âncora usado na sua estratégia de Link Building.

Perguntas frequentes sobre SEO Off Page

Veja abaixo algumas das perguntas mais frequentes sobre o que é SEO Off Page e como aplicar uma estratégia de link building para aumentar a popularidade do seu site, e consequentemente melhorar o posicionamento nas ferramentas de busca.

Fazer SEO Off Page é fundamental para ser listado no Google?

Sim. Atualmente você dificilmente conseguirá uma boa posição nas páginas de respostas do Google se não fizer um bom trabalho de SEO off page. O SEO On Page e SEO Off Page são complementares, assim como a base no SEO Estrutural e também o SEO On SERP. Está tudo integrado.

A criação de links pode ocorrer naturalmente?

Sim, afinal de contas, um bom conteúdo tende a ser citado em outras fontes na web, mas existem métodos, como alguns que expusemos acima, que aceleram este processo. O importante é que você produza conteúdos de qualidade.

SEO Off Page pode ser feito em qualquer tipo de site?

Não. O SEO Off Page deve ser feito em sites que estejam alinhados com o seu conteúdo e que sejam relevantes. Este é um dos pilares do link building. Você deve linkar para outras páginas que estejam diretamente relacionadas à sua.

Caso você tenha alguma outra dúvida sobre o que é SEO off page, suas técnicas e aplicações, deixe sua pergunta em nossa área de comentários.

SEO Off Page no curso de SEO da Academia do Marketing

Em nosso curso de SEO, temos um módulo inteiro dedicado ao SEO Off Page, onde apresentamos estratégias de link building, desde as mais clássicas, até estratégias avançadas para gerar backlinks de qualidade para o seu site. Para saber mais detalhes, clique aqui.

Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que é SEO Off Page, faça uma análise da sua estratégia de link building para conseguir mais backlinks de qualidade e conquistar posições de destaque nos resultados orgânicos das pesquisas.

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Por Alberto Valle, no blog da Academia do Marketing

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