10 Leis do Marketing nas Mídias Sociais

As Leis do Marketing nas Mídias Sociais são como regras ocultas mas que no final das contas regem diversas questões nesta área.

Como trabalhar sua marca nas mídias sociais? Para os pequenos empresários pode parecer um desafio muito grande entrar neste universo e trabalhar com ferramentas tão dinâmicas e novas.

Se por um lado tudo parece assustador, por outro a quantidade de informações e cases podem ajudá-lo a montar uma estratégia e começar a vislumbrar sua empresa nas redes sociais.

O guia divulgado no portal Entrepreneur pela especialista Susan Gunelius é um exemplo, ela é presidente da Creative KeySplash Inc.

Para ela, os empreendedores devem aproveitar as redes sociais para criar um buzz em torno de sua marca, para isso é preciso investir em conteúdo de qualidade.

Susan preparou um guia com as 10 leis do marketing em mídias sociais, confira:

1 – A Lei de Escutar

O sucesso em mídia social e marketing de conteúdo depende mais de ouvir do que de falar. Leia o conteúdo do seu público-alvo e participe de discussões para saber o que é importante para eles.

Só então você poderá criar conteúdos e conversas que agreguem valor aos seus clientes e prospects, criando laças de relacionamento com o seu público.

2 – A Lei do Foco

É melhor se especializar do que ser “pau para toda a obra”. Uma mídia social altamente focada e uma estratégia de marketing de conteúdo destinam-se a construir uma marca forte.

Elas terão mais chance de sucesso do que uma estratégia global que tenta ser tudo para todas as pessoas. Esse, inclusive, é um dos grande erros de marketing nas redes sociais.

3 – A Lei da Qualidade

Qualidade triunfa sobre a quantidade em qualquer rede social. É melhor ter mil contatos on-line que leem, compartilham e falam sobre o seu conteúdo que 10 mil conexões que desaparecem depois de se conectar com você apenas uma vez.

Entre as leia do marketing nas mídias sociais, está a de respeito aos algoritmos, como o EdgeRank do Facebook, e o engajamento da base de seguidores é um fator de peso nester algoritmos.

4 – A Lei da Paciência

Resultados em mídias sociais e marketing de conteúdo não acontecem da noite para o dia. Da elaboração do plano de marketing nas redes sociais, aos resultados, existe um prazo de maturação.

Embora seja possível fazer ações relâmpago, é muito mais provável que você precisa comprometer-se a longo prazo para alcançar resultados.

5 – A Lei da Composição

Se você publicar conteúdo de qualidade e trabalhar para construir a sua audiência online, seus seguidores irão compartilhar seu conteúdo com seus amigos no Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, seus próprios blogs e muito mais.

Este compartilhamento e discussão sobre seu conteúdo abrem novos pontos de entrada para os motores de busca. Assim seu conteúdo estará acessível a um número cada vez maior de pessoas.

6 – A Lei da Influência

Dedique tempo para os influenciadores online em seu mercado, que têm um público de qualidade e podem estar interessados em seus produtos, serviços e negócios. Faça contato com as pessoas e trabalhe para construir relacionamentos com eles.

Estes contatos podem compartilhar seu conteúdo com seus próprios seguidores, o que poderia colocar você e sua empresa na frente de um público novo enorme. Lembre-se: para isso a informação deve ser útil.

7 – A Lei do Valor

Se você gastar todo seu tempo nas mídias sociais falando sobre seus produtos e serviços, as pessoas vão parar de ouvir. Você deve adicionar valor à conversa.

Para isso, você deverá se concentrar menos em conversões e muito mais na criação de conteúdo surpreendente e desenvolver relacionamentos com pessoas influentes online.

8 – A Lei de Reconhecimento

Você não iria ignorar alguém que o aborda pessoalmente, por isso você não deve ignorá-los online. Construção de relacionamentos é uma das peças mais importantes do sucesso em mídias sociais, por isso sempre reconheça e converse com cada pessoa que chega a você.

9 – A Lei de Acessibilidade

Não publique o seu conteúdo e depois desapareça. Esteja disponível ao público. Isso significa que você precisa publicar conteúdo de forma consistente e participar das conversas.

Se você não estiver disponível seu público não hesitará em abandoná-lo e todo o trabalho de marketing digital nas mídias sociais terá ido por água abaixo.

10 – A Lei da Reciprocidade

Você não pode esperar que os outros compartilhem o seu conteúdo e falem sobre você se você não fizer o mesmo por eles. Assim, uma parte do tempo que você gasta em mídias sociais deve ser focado em compartilhar e falar sobre o conteúdo publicado por outros.

Conhecendo esta 10 leis do Marketing nas Mídias Sociais, suas ações podem ficar muito mais eficientes e converterem muito mais. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

Por Camila Zanqueta no Pensando Grande

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