Marcas europeias partem para marketing digital próprio

Um estudo feito pela Bannerflow com mais de duzentas marcas europeias mostra que 91% delas passaram a desenvolver pelo menos parte de suas ações de marketing digital internamente.

A eficiência de custos, maior controle e transparência aumentada estão entre as maiores razões para estas empresas passarem a fazer o seu próprio marketing digital ao invés de contratarem agências para executarem o trabalho.

O estudo foi encomendado pela plataforma de publicidade Bannerflow, em conjunto com a Digiday.

As descobertas do estudo baseiam-se nas respostas de 200 tomadores de decisões de marketing seniores de marcas, departamentos de marketing digital internos de algumas empresas e também consultorias na Europa.

Os resultados do estudo revelam como a tendência desenvolvimento de ações de marketing digital pelas próprias empresas está mudando a cara da publicidade online.

Aqui estão algumas outras descobertas importantes do estudo.

Marketing digital desenvolvido pela própria empresa em 2019

Mais empresas estão se voltando para o marketing digital interno, citando razões financeiras como o principal motivador.

  • 58% das marcas estão confiantes de que podem administrar uma equipe de marketing interna sozinha.
  • 96% acreditam que a disponibilidade de tecnologia de publicidade e outras ferramentas permitiu que mais profissionais de marketing realizassem operações de marketing internamente.
  • 63% acham que o marketing interno é uma tendência passageira.

Também foi dito que a transparência é uma razão importante para a mudança do marketing executado por agências para o marketing executado por equipes próprias.

Dos entrevistados, 87% dos tomadores de decisão disseram estar preocupados com o nível de transparência oferecido pelas agências de mídia.

Quando se trata de mover as operações de marketing digital internamente, 56% dos entrevistados dizem que a falta de talentos e habilidades existentes para construir uma equipe interna competente no maior obstáculo.

Este também é um dos principais problemas em termos de marketing digital para pequenas empresas aqui no brasil, pois a falta de profissionais realmente qualificados, dificulta esta migração.

Também se diz que é uma preocupação que o marketing digital feito pela própria empresa possa ser um impedimento para a criatividade, com os objetivos estratégicos de longo prazo sendo priorizados sobre as metas de ROI de curto prazo.

A conclusão é de que cada vez mais chega-se a conclusão que a melhor agência de marketing digital está na própria empresa, uma tendência sobre a qual estamos falando já há algum tempo aqui no Guia do Marketing.

Para mais informações, o relatório completo pode ser baixado aqui e pare se manter atualizado com as principais notícias sobre marketing digital no Brasil e no mundo, assine a nossa Newsletter.

Com informações de Matt Southern no Search Engine Journal

Marcas europeias partem para marketing digital próprio
5 (100%) 2 votos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here