fbpx

HomeMarketing DigitalMarketing Digital - Investimento ou Gasto?

Marketing Digital – Investimento ou Gasto?

O seu marketing digital é um investimento ou um gasto? Veja neste artigo a grande diferença entre fazer um marketing online estruturado, que traz resultados reais para a sua empresa e simplesmente gastar dinheiro em ações que não irão trazer qualquer benefício para a sua empresa.

Seu marketing digital é um investimento ou gasto?

O marketing digital tem como principal vantagem sobre o marketing convencional, a capacidade de mensurar detalhadamente o retorno apresentado por cada campanha. Podemos saber exatamente o quanto obtivemos de retorno real em cada ação que desenvolvemos na Internet.

Dai vem a pergunta: Seu marketing digital é um investimento ou gasto?

Faço essa pergunta porque tenho visto muita gente por ai achando que está investindo em marketing digital, mas na verdade está apenas gastando dinheiro com o marketing online.

Vamos então ver a diferença entre uma coisa e outra.

A capacidade de mensuração de resultados no mundo online

Como dito anteriormente, qualquer campanha de marketing digital, seja ela e-mail marketing, links patrocinados no Google, Facebook ou LinkedIn, otimização para ferramentas de busca – SEO ou qualquer outra ação online pode ter seus resultados analisados nos mínimos detalhes.

Ferramentas como o Google Analytics e os próprios painéis de gerenciamento de anúncios das diversas plataformas, podem nos fornecer o valor investido na campanha e seu retorno em termos de conversões em vendas.

Posso dizer, com o respaldo técnico de mais de quinze anos de experiência como consultor de marketing digital, que não existe campanha que não possa ter seus resultados explicados matematicamente.

Tecnologia para isso existe, o que pode acontecer é alguém não saber usar, o que é outra história que pode acabar trazendo muito prejuízo.

Curso de Marketing Digital

De posse desses dados, o empreendedor poderá avaliar de forma fundamentada e correta, se vale a pena ou não investir em um determinado tipo de ação em marketing digital ou até mesmo decidir qual delas terá prioridade sobre as outras.

Uma questão básica para o gerenciamento e alocação de recursos em qualquer empresa.

Você está investindo ou gastando dinheiro em marketing digital?

Diante de toda essa tecnologia, podemos avaliar de forma clara e fria o resultado de qualquer valor alocado para uma campanha de marketing digital.

O cálculo é simples. Quanto coloquei de dinheiro na campanha? Quanto ela gerou em vendas? Qual foi o resultado de vendas, menos custo do produto ou serviço mais o valor investido na campanha? Tive lucro ou prejuízo? Pronto, simples assim.

Se o valor total de vendas menos o custo do produto ou serviço foi superior ao valor investido na sua ação de marketing digital, você terá feito um ótimo INVESTIMENTO.

Por outro lado, se o resultado em termos de venda, for inferior ou igual ao valor que você investiu em sua campanha online, isso não foi investimento, foi simplesmente GASTO.

Seu investimento em marketing digital está realmente trazendo retorno?

Marketing digital é ROI

Marketing digital é ROI – Return of Investment. Só isso, retorno sobre o investimento feito nas campanhas online. Se esse retorno não for positivo, você não está no caminho certo ou com a equipe certa.

Marketing digital não é veiculação. Colocar um anúncio qualquer no Google Ads, os anúncios pagos do Google ou então no Facebook Ads, a versão do Facebook, é fácil. O difícil é trabalhar com anúncios bem estruturados, planejados e de alta conversão.

Quando você contrata uma agência digital ou um profissional de marketing, o objetivo é trazer o que chamamos de conversão, ou seja, a venda de um produto ou serviço, pedido de orçamento, assinatura de um boletim informativo e outras opções.

É esse o resultado que precisa ser entregue, não apenas a veiculação dos anúncios ou número de postagens nas redes sociais.

Exija sempre seus relatórios

Durante os cursos de marketing digital que ministro na Academia do Marketing, é comum receber participantes que logo no início do treinamento, reclamam de estar investindo muito dinheiro em marketing digital e não conseguem ver o retorno.

A primeira coisa que eu pergunto é se a empresa, ou profissional que está encarregado de estruturar e veicular as campanhas fornece relatórios de desempenho, com métricas e dados sobre conversões. Espantosamente na grande maioria das vezes, a resposta é não.

Hora, se você não tem relatórios de desempenho, você simplesmente não sabe em que este dinheiro está sendo empregado, em Investimento em marketing digital ou em Gasto com mídias digitais.

Nesses casos, minha recomendação é simples, exija estes relatórios ou então cancele o contrato.

Sem poder avaliar a eficácia do capital empregado nas ações de marketing online, não faz o mínimo sentido você continuar trabalhando com essa empresa ou profissional.

Quando ao final do treinamento esses empresários descobrem o que podemos ter em termos de informações sobre as campanhas, muita gente acaba recebendo uma ligação para marcar uma reunião urgente sobre geração de relatórios.

E na sua empresa atualmente? Seu marketing digital é investimento ou gasto? Deixe o seu comentário e mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

 Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

8 Comentários

  1. Eita até que fim achei o que estava procurando na internet. A internet é excelente, mas as vezes achar o que precisa pode demorar muito. Excelente artigo sobre o investimento em marketing digital e vou compartilhar agora.

  2. Infelizmente em 2020 com a pandemia o mundo parou e
    mudou a vida financeira da população e muitos fechando
    os seus negócios ou migrando 100% para o mundo digital.
    Estou compartilhando esse artigo no meu facebook.
    Obrigado pela informação.

  3. Passando para fazer uma visita no blog. Este artigo sobre se o marketing digital é considerado um investimento ou gasto ficou muito bom. Adorei a abordagem.

    • Olá Dhanilo

      Ficamos satisfeitos em saber que saber que o nosso artigo sobre a questão do marketing digital ser considerado um investimento ou um gasto, foi útil para você.

      Um grande abraço e sucesso!

      Equipe Guia do Marketing

  4. Gostei muito do artigo sobre o investimento em marketing digital publicado em seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!

  5. Gosto muito do artigo do seu site confrontando esta questão do marketing digital ser tratado como investimento ou gasto. Estarei acompanhando sempre. Grata!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas em Marketing Digital

O Poder de Vendas do Instagram – Estratégias Efetivas No mundo atual, dominado pela era digital, as redes sociais se tornaram ferramentas poderosas para as empresas se conectarem com seu público-alvo e impulsionarem as vendas. Entre essas plataformas, o Instagram se...

Mais Lidas Nesta Seção

Últimas Publicações