Vão faltar profissionais de marketing digital

Pelo andar da carruagem vão faltar profissionais de marketing digital no Brasil em muito pouco tempo, principalmente para suprir a demanda das agências de marketing online.

Já há algum tempo sabemos que encontrar bons profissionais de marketing digital é um dos principais desafios para as empresas que desejam divulgar seus produtos e serviços na Internet.

Nas agências o cenário não é diferente. Vagas passam meses em aberto porque não se consegue encontrar profissionais de marketing digital realmente qualificados para preenche-las.

Mas, como diz o ditado, não existe nada que esteja ruim que não possa piorar.

Com a recuperação esperada da economia brasileira, um número cada vez maior de empresas buscará os canais digitais para a divulgação de seus produtos e serviços. Isso irá gerar uma pressão muito grande sobre o mercado.

O resultado disso é que as agências terão uma sobrecarga gigantesca e certamente serão forçadas a contratar mais gente. Mas como? Se para a demanda atual não se consegue preencher as vagas ociosas, como conseguir profissionais para estas novas vagas?

Por isso, acredito que vão faltar profissionais de marketing digital no Brasil em muito pouco tempo.

Onde foram parar os profissionais de marketing digital?

Durante a recessão, muitas agências demitiram seus profissionais por não conseguirem manter a folha de pagamento em um cenário de retração de negócios. Até aí, tudo bem, já que não se pode manter o que não se pode pagar.

O problema é que estes profissionais de marketing digital não foram simplesmente “deletados” do mercado de trabalho. A grande maioria deles foi trabalhar como freelancer, já que essa é uma profissão onde não se precisa estar em uma estrutura formal de trabalho.

Atualmente, montar uma agência de marketing digital em casa não é nada difícil e nem custa caro. Com o investimento em uma boa estrutura de home office e ferramentas de marketing adequadas, está tudo resolvido.

Clientes? Isso é o que não falta. Se você tiver um bom portfolio e se cadastrar em sites para freelancers, conseguir bons jobs é bem simples. Afinal de contas, diversas empresas estão indo no caminho de desenvolver seu marketing digital próprio.

O resultado final dessa história é que esse pessoal que investiu em uma agência de marketing digital em home office, acabou gostando da experiência, e hoje em dia estão ganhando muito mais do que ganhariam caso fossem empregados de uma agência formal.

Por que eu digo que vão faltar profissionais de marketing digital? Simples! Você acha que essa turma que encontrou seu caminho próprio, e está ganhando muito bem com isso, vai querer voltar a trabalhar com uma carteira assinada? Nem a pau Juvenal!

A oferta é inferior a demanda

Talvez você esteja pensando: Se estes profissionais não vão voltar para as agências, não tem problema, pois novos profissionais estarão entrando no mercado de trabalho.

Você não deixa de ter alguma razão. O mercado de trabalho é dinâmico e a cada dia novos profissionais vão surgindo. Só que existem dois problemas que estragam esta lógica.

O primeiro deles é que a oferta é bem menor do que a demanda. Com o reaquecimento da economia, toda a demanda reprimida durante os últimos anos vai ser liberada e o mercado não irá conseguir colocar tantos profissionais qualificados à disposição.

O segundo problema é que um profissional de marketing digital não surge da noite para o dia. As faculdades preparam profissionais na área de comunicação que precisam depois passar por uma etapa de adaptação às mídias online.

O processo de aprendizado de marketing digital é longo e envolve muita prática, principalmente pelo fato de que as ferramentas estarem cada vez mais complexas e interligadas. Isso faz com que estes profissionais não estejam imediatamente disponíveis para o mercado.

Quando digo que vão faltar profissionais de marketing digital qualificados em pouco tempo é porque uma lei básica da economia não conseguirá ser obedecida, a boa e velha lei da oferta e procura.

O resultado disso será a elevação da remuneração destes profissionais, em função da verdadeira guerra que será travada entre as agências, para conseguirem os melhores profissionais para os seus quadros.

Qual a solução para o problema

O principal prejudicado nesse verdadeiro “apagão de profissionais de marketing digital” será o pequeno e médio empresário. O marketing digital para pequenas empresas é um dos grandes tomadores deste tipo de serviço hoje em dia e será o setor que vais exercer maior pressão nos próximos anos.

A solução será a capacitação de profissionais nas próprias empresas, pois como já disse anteriormente em um artigo publicado aqui no Guia do Marketing, as marcas estão descobrindo que a melhor agência de marketing digital está justamente na própria empresa.

Essa não é apenas uma opinião minha. Uma pesquisa publicada recentemente, mostra que na Europa, é grande o número de empresas que já buscam desenvolver sua própria equipe de marketing digital. A dificuldade de encontrar bons profissionais não é só aqui.

A solução passa justamente pela qualificação interna de profissionais de marketing por parte das empresas, para evitarem a dependência de serviços externos.

Sabendo que vão faltar profissionais de marketing digital no mercado, a única alternativa é passar a investir desde já na formação da sua própria equipe, para não “ficar na chuva” quando a coisa apertar.

Mantenha-se atualizado sobre o mercado de marketing digital no Brasil e no mundo assinando a nossa Newsletter.

Por Alberto Valle, diretor e instrutor da Academia do Marketing

Avalie esta página

2 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here