Dicas para comerciantes no Facebook

Em nosso artigo de hoje trazemos algumas dicas para comerciantes no Facebook, que irão ajudar bastante no processo de divulgação do seu negócio e aumento de vendas.

Com as pessoas passando cada vez mais tempo no Facebook, as marcas estão cada vez mais cientes da importância de estar presente na maior rede social do mundo, e de interagir ainda mais com o público.

Mas como os comerciantes podem aproveitar melhor esta presença? Devem focar em entretenimento e produtos, ou usar a rede como um canal de serviço ao cliente?

Cinco dicas para comerciante no Facebook

Pensando nesta dificuldade em tornar uma presença na rede social mais eficiente para as estratégias de marketing nas mídias sociais, o site Mashable preparou cinco dicas bem interessantes para te ajudar. Segue abaixo um resumo.

1 – Foque em engajamento, não em vendas

Mesmo com a possibilidade de vendas pelo Facebook já ser uma realidade para quem desenvolveu uma estrutura visando este tipo de ação, como algumas lojas virtuais, por exemplo, sabemos que este não é o forte desta rede.

O mercado ainda prefere usar o Facebook como uma ferramenta de relacionamento com clientes, gerando engajamento, com estratégias focadas em conteúdo.

2 – Desenvolva uma estratégia voltada para os produtos

Uma boa forma de trabalhar é oferecer informações sobre os produtos que os clientes não vão achar na loja, seja real ou virtual.

Vale desenvolver conteúdo visualmente atrativo, que permita aos clientes aprender mais sobre design e desenvolvimento do produto, o designer que o criou, e outras informações de bastidores.

3 – Permita o diálogo

Além de produzir um conteúdo interessante para o cliente, é muito importante gerar engajamento a partir deste conteúdo, e ouvir as respostas dos clientes.

Tradicionalmente as empresas brasileiras são muito “protetoras” de suas marcas e imagens, mantendo certa distância dos consumidores.

Em alguns casos os usuários são convidados a iniciar um relacionamento com a marca, mas percebem que a marca não está realmente preocupada com o que eles dizem.

Pode ser interessante realizar pesquisas, e é imperativo responder aos comentários dos fãs. Comece então a produzir conteúdo baseado neste feedback.

4 – Construa uma boa base de fãs

Enquanto uma boa estratégia de conteúdo e entretenimento pode fazer a sua base crescer organicamente, muitas marcas estão alavancando este número anunciando nos links patrocinados do Facebook, e desenvolvendo campanhas associadas a outras mídias.

Ações que envolvem a entrega de algum prêmio ou brinde, além de promoções de todo o tipo também são extremamente eficientes para aumentar sua base de fãs.

Todavia, lembre-se sempre que as mudanças acontecem de forma rápida na internet, e que no médio prazo, está página pode ser convertida em uma plataforma de vendas.

Por isso, evite inflar artificialmente sua base com ações que não sejam bem direcionadas para consumidores em potencial.

5 – Permita que sua estratégia evolua

Evite se prender a fórmulas. Mantenha seu conteúdo sempre atualizado, deixando as ações  sempre alinhadas às comunicações em outras mídias sociais. Experimente, seja ousado nas estratégias, e verdadeiro com os valores da sua marca.

Você não precisa ser engraçado para ter sucesso nas redes sociais, basta cultivar seus princípios e manter uma conversação honesta e aberta com seus fãs, que eles vão te indicar o caminho para o sucesso.

Para complementar as informações apresentadas neste artigo, sugerimos que você também leia a matéria publicada aqui sob o título Como Divulgar Um Negócio no Facebook.

Entender o funcionamento do Facebook e suas ferramentas é fundamental para quem deseja divulgar seu negócio nesta rede. Por isso sugerimos que você visite a nossa seção de artigos sobre Facebook para se informar ainda mais.

Agora que você já viu nossas dicas para comerciantes no Facebook, o que acha de implementar algumas destas dicas em sua presença nesta rede? Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

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