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Coisas que as pessoas odeiam em e-mail marketing

Veja neste artigo dez coisas que as pessoas odeiam em e-mail marketing e se estiver utilizando alguma destas práticas, pare imediatamente para evitar o desgaste de imagem da sua marca.

Coisas que as pessoas odeiam em e-mail marketing

Existem algumas coisas que as pessoas odeiam em e-mail marketing, e conhecê-las é uma boa forma de se precaver de práticas que podem desgatar a imagem do seu negócio.

Usadas por oito em cada dez empresas, as ações de e-mail marketing tornam-se cada vez mais cruciais para a receita dos varejistas.

Porém, quando mal direcionada, a campanha pode gerar desconforto no consumidor e ser considerado lixo ou spam.

Por isso, antes de montar o planejamento e a estratégia para sua empresa, conheça algumas situações indesejadas no e-mail marketing.

A 10 coisas que as pessoas odeiam em e-mail marketing

Confira abaixo as dez coisas que as pessoas mais odeiam em e-mail marketing, e se estiver fazendo alguma delas, exclua imediatamente para evitar danos a sua imagem.

1 – Envio sem o devido Opt-in

Enviar e-mail sem consentimento é perda de tempo, tanto para a empresa quanto para quem recebe.

No e-mail marketing é preciso ser assertivo, mas impor um produto não é a melhor solução para aumentar as vendas. Por isso, fique atento às regras de opt-in.

2 – Não respeitar o Opt-out

Ter dificuldade para pedir cancelamento de recebimento dos e-mails é outra situação desagradável.

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Dê liberdade para seus clientes, colocando mecanismos pelos quais eles possam optar por parar de receber as mensagens.

3 – E-mail de resposta inválido

Enviar um conteúdo com a sugestão de resposta para um e-mail que não existe é outro erro inaceitável.

É preciso estar atento e conferir as ferramentas e soluções que dão suporte ao cliente.

4 – Remetente e destinatário

Enviar mensagens com o endereço de e-mail desconhecido ou oculto estraga a qualidade do relacionamento com o destinatário.

Como as boas práticas dizem que os destinatários só devem receber mensagens solicitadas, ou seja, por meio do opt-in ou soft opt-in, o nome e o endereço do remetente devem estar disponíveis para visualização.

Assim, a pessoa que receber a mensagem irá saber a procedência do e-mail e porque o está sendo recebido.

5 – Linguagem utilizada no texto

Fidelização ao público é a chave para um conteúdo de sucesso. Aliado ao tipo de produto ou serviço oferecido, a linguagem utilizada para compor a peça deve estar diretamente relaciona com o perfil da base que irá receber a ação.

É preciso elaborar textos que falem o que ao público-alvo quer ouvir e que envolvam e aproximem o consumidor da marca.

6 – Relevância de conteúdo

Receber conteúdo sem relevância pode tirar a paciência do cliente e jogar por água abaixo qualquer chance de conversão de meta.

Segmentação de base e personalização das informações são cruciais para um bom desempenho da campanha.

7 – Frequência de recebimento

Ter a caixa de e-mail “bombardeada” por promoções e novidades não colabora muito para o desempenho da marca e pode provocar efeito contrário. Este é um dos 4 Ps do e-mail marketing que temos sempre que observar em nossas campanhas.

Além disso, o conteúdo corre o risco de ser considerado spam, fazendo a empresa perder todas as oportunidades. Nesse caso, planeje e programe as campanhas de e-mail marketing em intervalos que façam sentido.

8 – Template

Um conteúdo bem apresentado é um dos segredos de um e-mail marketing de sucesso, por isso, utilizar uma boa template, com um design agradável, clean e objetivo é fundamental.

Template com quebras, distorcido e mal formatado empobrece o material e tira as expectativas de quem recebe.

9 – Interação

Esperar interatividade do cliente sem sugeri-la é um dos erros mais comuns em e-mail marketing, que você não pode se dar ao luxo de cometer. Não saber o que fazer com o e-mail recebido é reflexo da falta de um call to action claro.

Se você espera algo de quem recebeu o e-mail, peça, evidencie e engaje usando técnicas de interação.

10 – Desatenção

Enviar e-mail contendo promoção de um produto que já foi comprado é uma das formas de demonstrar a falta de atenção com o cliente.

Acompanhe relatórios e aproveite para oferecer um produto complementar, em uma operação de cross selling.

Agora que você já sabe quais são as coisas que as pessoas mais odeiam em e-mail marketing, dá para fazer uma boa revisão em sua estratégia e se encontrar alguma dessas práticas, corrigir imediatamente. Mantenha-se atualizado assinando a nossa Newsletter.

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1 Comentário

  1. Realmente umas das coisas que deixam as pessoas furiosas com e-mail marketing é receber um e-mail sem jamais ter solicitado. É o cúmulo!

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