Dicas para um e-mail marketing de sucesso

Reunimos neste artigo algumas dicas para um e-mail marketing de sucesso que quando aplicadas às suas campanhas, certamente vão fazer uma grande diferença em termos de resultados.

Todos nós sabemos que as campanhas de e-mail marketing são elementos essenciais de qualquer estratégia de marketing digital hoje em dia.

E-mail marketing é se comunicar e construir relacionamentos com clientes potenciais, coletando dados importantes que ajudam a melhorar o Retorno sobre o Investimento – ROI do marketing digital.

Mesmo que estas campanhas sejam importantes para todo mundo que possui uma presença online, muitos erram o alvo e continuam obtendo pouco retorno delas.

Para construir, executar e manter uma estratégia de e-mail marketing eficaz, você precisa prestar muita atenção em seu público e na mensagem, além de evitar a armadilha comum de simplesmente enviar e-mails de autopromoção.

Isso só leva os destinatários a apertar o botão de excluir muito mais do que o de abrir a sua mensagem.

10 dicas para um e-mail marketing de sucesso

Para ajudar você a encontrar o caminho das campanhas de e-mail marketing que realmente produzem resultados, listamos abaixo dez dicas para um e-mail marketing de sucesso que certamente irão alavancar os seus negócios.

1 – Trate as suas campanhas de e-mail como um diálogo

Muitos comerciantes seguem o método do “lote e explosão” nas campanhas de e-mail. Isso atinge o objetivo de enviar e-mail, mas muitas vezes não inicia um diálogo com o seu público.

Procure estender a conversa, ouvindo, agregando valor relevante e perspectivas de se envolver com uma comunicação significativa através de campanhas de e-mail marketing.

Incentive a sua participação e sempre inclua botões de compartilhamentos para incentivar o público a continuar a conversa em canais sociais.

2 – Analise taxas e não somente cliques

Um padrão de métricas é importante, mas evolua para além de apenas estatísticas, explorando todas as informações disponíveis.

É importante que você preste atenção a comportamentos como taxa de abertura de e-mails, número de visitas ao site, frequência de visitas, compartilhamento nas redes sociais e como você pode segmentá-los com base em seus comportamentos.

Você precisa ter uma abordagem de mensuração de engajamento do público com as suas mensagens e não se limitar simplesmente às métricas de e-mail marketing tradicionais.

3 – Crie critérios de segmentação

Crie listas de e-mails combinando critérios padrão de segmentação com dados comportamentais para criar estratégias de segmentação mais complexas.

Olhe para os dados, incluindo: quem abriu o e-mail, se a oferta foi baixada, o período de tempo que eles gastaram no site e o que baixaram enquanto estavam no site.

Uma vez que você tem uma ideia melhor do que os seus diferentes segmentos acham interessante, você pode ter certeza de que suas ofertas estão mais personalizadas para atender as suas necessidades.

4 – Foque na mensagem

Lembre-se de que campanhas de e-mail enviam mais do que uma comunicação – elas enviam uma mensagem. Use estas campanhas para adequar suas mensagens de acordo com prováveis perfis, interesses e ações.

Considere o envio de diferentes e-mails para os diferentes segmentos da sua lista quando for o caso.

Além disso, certificando-se de que você está incluindo conteúdos acrescidos de valor, os leitores estarão mais propensos a se envolver com seus e-mails.

Um dos principais erros em e-mail marketing é não dar o verdadeiro valor ao conteúdo, achando que o mais importante é simplesmente o disparo. O que importa mesmo para os seus cliente é o conteúdo.

5 – Automatize suas campanhas de disparo

Ao automatizar suas campanhas de e-mail marketing, você tem mais tempo para gastar em desenvolvimento de estratégia e criatividade.

Utilize sua solução de automação de marketing para automatizar campanhas com base em eventos e gatilhos comportamentais, tendo mais tempo para construir relacionamentos com clientes potenciais.

E-mail marketing de sucesso

6 – Crie um mix de estilos e métodos

Para evitar que suas campanhas de e-mail não atinjam os resultados pretendidos, considere misturar estilos e métodos de campanha.

Quando você testar diferentes componentes de e-mail, tais como dias de entrega, abordagem de conteúdo, pesquisas e setores de atendimento, vai aprender a identificar ao que os seus clientes estão respondendo.

Por sempre conservar o conteúdo e a metodologia atualizados, você terá uma melhor chance de manter seus leitores interessados​​.

7 – Capacidade de entrega

Mesmo a melhor campanha de e-mail marketing irá falhar se a mensagem não chegar à caixa de entrada do seu destinatário.

Teste suas mensagens de antemão e identifique eventuais problemas que podem impedir que ela chegue à caixa de entrada de seu possível cliente.

Evite adicionar palavras comuns de spam, como “grátis”, “desconto”, “oferta” e “clique aqui” para evitar que seus e-mails sejam direcionados para a caixa de spam dos destinatários.

8 – Realize testes A/B

Para alcançar os melhores resultados de suas campanhas, realizar testes é uma exigência para ter sucesso nesta área. O teste A/B no e-mail marketing é uma excelente ferramenta para isso.

Considere testar linhas de assunto, juntamente com o teste A/B padrão, para garantir que a mensagem certa vai chegar à caixa de entrada dos seus clientes potenciais.

Você também pode testar outros elementos, incluindo: imagens, mudança na cópia ou outras revisões pequenas.

Certifique-se também de testar a capacidade de entrega de seu e-mail com um pequeno grupo interno antes do envio e confira se todos os seus links vão para as páginas certas.

9 – Crie interações nas redes sociais

Outra de nossas dicas para um e-mail marketing de sucesso diz respeito a integração com as redes sociais. Com a inclusão de botões de ações sociais em seus e-mails, você está incentivando seus leitores a continuar a conversa com os colegas.

Quer se trate de um pedaço de conteúdo ou um convite para evento, você terá mais oportunidades para espalhar sua palavra se incluir uma funcionalidade fácil para seus leitores evangelizarem sua mensagem.

10 – Mensure e analise seus resultados

A última das nossas dicas para um e-mail marketing de sucesso diz respeito à coleta e mensuração de dados das suas campanhas. A avaliação de desempenho de uma campanha de e-mail marketing é uma etapa fundamental para melhorar seus resultados.

Relatórios de campanhas de e-mail marketing não requerem grandes volumes de dados despejados em Excel ou horas de processamento de números.

Aproveite os relatórios do painel em sua plataforma de disparo de e-mail marketing para obter os detalhes em um formato legível para todos.

Use essas informações para compreender a interação perspectiva e melhorar campanhas futuras enquanto aumenta o ROI do e-mail marketing.

Aplicando estas dicas para um e-mail marketing de sucesso, suas campanhas renderão um retorno bem melhor. Mantenha-se atualizado sobre as técnicas de e-mail marketing e tudo relacionado ao marketing digital, assinando a Newsletter do Guia do Marketing.

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